Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O líder carismático

O líder carismático

03/10/2018 Eduardo Shinyashiki

O líder carismático reconhece e respeita as suas próprias convicções e as dos outros.

Provavelmente, você já conheceu uma pessoa fascinante, que tinha algo a mais, especial, difícil de decifrar. Alguém com uma capacidade inexplicável de deixar as pessoas melhor, de tocá-las com o próprio brilho e que ainda possuem uma força diferente que te faz perguntar: de onde vem esse fascínio?

Isso tem nome e se chama carisma, uma característica importante para o trabalho em equipe e que era predominante em grandes líderes da história como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e Betinho, que eram inspiradores, guias de multidões e que tinham a força do carisma agindo cada vez mais no interesse do grupo e transmitindo de forma inequívoca valores e ideais. Outro grande exemplo é o atual Papa Francisco, que já ganhou a simpatia dos fiéis e simpatizantes graças à sua figura carismática.

Olhando por eles, então, podemos identificar algumas qualidades que caracterizam suas ações. O elemento principal presente em quem tem carisma é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e ao interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros, independentemente do cargo, que torna um líder magnético e carismático. É isso que faz com que sejamos atraídos por ele e que desperta o nosso interesse mesmo sem palavras, com a simples presença.

O líder carismático reconhece e respeita as suas próprias convicções e as dos outros, criando uma relação de reciprocidade e não de imposição, mantendo uma postura honesta e verdadeira. Ele também é um indivíduo centrado, presente e a empatia está em sua veia. Ele se coloca no lugar do próximo para compreendê-lo melhor, identificar as suas vontades, opiniões e motivações para assim poder flexibilizar os próprios comportamentos e atitudes.

Quem possui carisma faz elogios sinceros. Quando estamos verdadeiramente interessados e atentos aos outros e às suas qualidades, os elogios são sinceros e criam um relacionamento interpessoal positivo, necessário para construir confiança e fortalecer a autoestima nos interlocutores. Lembrando que não é a quantidade dos elogios que faz a diferença, mas a qualidade e intensidade.

É importante ressaltar que o carisma não é uma qualidade que alguns têm e outros não, mas é uma potencialidade que todos podem desenvolver para se tornarem inesquecíveis e encantadores, pois está fortemente ligada à força e ao poder da presença da pessoa. Ou seja, você também pode ser um líder carismático!

* Eduardo Shinyashiki é mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal e autor do livro “O Poder do Carisma – conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo”.

Fonte: Agência Nina



PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky