Startup de impacto social é reconhecida por mudar a forma de fazer doações no Brasil
Startup de impacto social é reconhecida por mudar a forma de fazer doações no Brasil
Ao abordar doações não mais como um privilégio mas sim como um mercado acessível de alto impacto, a startup Ribon chama a atenção da mídia e do mercado internacional.
Criada em Brasília (DF) em 2016, a Ribon emplacou importantes rankings no primeiro mês deste ano como uma das “100 Ideias de Negócios para 2020” da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e teve seu CEO, Rafael Rodeiro, listado como um dos líderes brasileiros mais promissores com menos 30 anos pela Revista Forbes Brasil. Além disso, a Ribon foi a única socialtech da América Latina selecionada para fase mundial do Seedstars na Suíça que acontecerá em junho deste ano.
Tudo isso mostra que as socialtechs (startups focadas em impacto social) encontraram um terreno fértil em países com grandes problemas sociais como o Brasil. Trabalhos como o da Ribon conseguiram fazer com que a tecnologia transformasse práticas informais de caridade em um organizado e rentável mercado, visto que doações movimentam cerca de US$ 3tri pelo mundo todo ano.
Millenials em foco
Todo esse reconhecimento do mercado tem despertado o interesse de empresários e marcas, sobretudo pelo engajamento da Ribon junto aos millenials (pessoas entre 20 e 39 anos). De acordo com dados da pesquisa “Millennials - Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil", feita pelo Itaú BBA, esse público representa 50% da força de trabalho e já são maioria da população brasileira.
Só na base de usuários da Ribon, são 50 mil usuários ativos (89% millenials), os quais geram 3 milhões de impressões por mês e 7.600 doações por dia. O objetivo da startup é canalizar todo esse potencial de consumo usando tecnologia e propósito para quadruplicar o tamanho da sua base no ano de 2020.
O aplicativo de doações
Ao baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a histórias selecionadas pela curadoria da Ribon. O foco é compartilhar apenas notícias positivas e atitudes que podem melhorar o mundo. Cada texto acessado vem acompanhado de um pacote gratuito de 100 “ribons”, moeda utilizada dentro do app para que os usuários façam suas doações para as causas disponíveis na plataforma. Qualquer pessoa pode doar desde que haja um saldo de ribons acumulados na sua conta nesta estratégia de gamificação.
Fonte: Nobre Press