Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

20/02/2020 Júlia Roscoe

Consulado Canadense explica como o sistema Express Entry funciona e como você pode melhorar sua pontuação.

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

O Consulado Canadense realizou uma palestra ontem (18) em Belo Horizonte para os interessados em imigrar para o Canadá. O país recebe mais de 250 mil imigrantes por ano e pretende aumentar este número para um milhão nos próximos três anos.

O Canadá ficou em segundo lugar como melhor país para se viver na pesquisa realizada este ano pelo USNews em parceria com a Universidade da Pensilvânia e a Y&R Bav. Apesar de ser o segundo maior país do mundo em extensão territorial, o Canadá tem apenas 36 milhões de habitantes. Com isso, o governo canadense tem feito esforços para incentivar a imigração.

O sistema Express Entry é uma das formas mais utilizadas para obter o visto de residência canadense. A pessoa pode imigrar pelos estudos ou pelo trabalho. “É uma ferramenta que gerencia os programas de imigração”, explica Edna Matsuka, oficial de vistos do Consulado do Canadá de São Paulo. O Express Entry contempla os seguintes programas de imigração: Canadian Experience Class (CEC), Federal Skilled Trades Program (FSTP), Federal Skilled Worker Program (FSWP) e Provincial Candidates (exceto a Província de Quebec que tem seu próprio sistema, o PEQ).

Por um sistema de pontuação, o Express Entry avalia em qual programa o candidato melhor se enquadra. São avaliados e pontuados os seguintes critérios: idade, família, idiomas (Inglês e/ou Francês, que são as línguas oficiais do país), educação, experiência de trabalho e propostas de trabalho.

São necessários 67 pontos no mínimo para entrar no pool, explica Edna, mas, dentro do pool, os que tiverem a melhor pontuação são chamados para começar o processo de imigração. A pontuação máxima é 1200, mas as últimas chamadas tiveram uma média de 467 pontos mínimos. Por exemplo, na do dia 22 de Janeiro deste ano, quem obteve 471 pôde iniciar a imigração. Já no dia 20 de Agosto de 2019, a pontuação mínima era menor, de 457 pontos. Os resultados saem a cada duas semanas, o perfil do candidato fica ativo durante um ano e pode ser atualizado durante esse tempo e renovado após o prazo expiratório.

Oficial de vistos do consulado em SP, Edna Matsuka.

COMO MELHORAR SUA PONTUAÇÃO

No site do Governo Canadense, há uma ferramenta de teste (https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp) em que o candidato pode simular sua pontuação antes que crie seu perfil no Express Entry. Assim, é possível avaliar onde é necessário aumentar os pontos para ter uma melhor chance, indica Edna Matsuka. A oficial de vistos explicou que os únicos critérios que não podem ser zerados são: proficiência no idioma (Inglês ou Francês) e experiência mínima de um ano de trabalho, seja no Brasil ou no exterior.

É importante ter em mente que a profissão deve ser regulamentada no Canadá, portanto, profissionais das áreas de saúde, direito e engenharia talvez encontrei dificuldade para conseguir a licença profissional. Além disso, o governo classifica as profissões em O, A, B, C e D. Apenas as que estão nos níveis 0, A e B são elegíveis para imigração. Confira a lista aqui: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/eligibility/find-national-occupation-code.html

Quanto ao critério de idade, recebe o total de 12 pontos aqueles que tiverem de 18 a 35 anos. Até 46 anos a pontuação diminui proporcionalmente e, a partir de 47 ou menor de 18 anos, o candidato não ganha pontos por idade. No entanto, ainda é possível ser elegido para a imigração. Edna sugere que o candidato compense os pontos em outros critérios, como educação, experiência de trabalho ou idioma. Ela também indica que, quem vai imigrar com o parceiro ou a parceira, faça dois perfis para ver quem tem a melhor pontuação.

 “Pesquise, faça uma viagem de prospecção, converse com as pessoas”, aconselha a oficial de vistos para quem está na dúvida sobre como começar seu processo de imigração para o Canadá e quer escolher a melhor província e cidade para morar.

Fonte: Júlia Demolin Roscoe - Jornalista



Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

Feche os olhos por um minuto e tente lembrar de um momento em que foi acolhida na infância ou adolescência.

Autor: Vanessa Nascimento

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?