Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sem essa de copo meio vazio: pessoas são copo inteiro!

Sem essa de copo meio vazio: pessoas são copo inteiro!

25/01/2021 Claudia Elisa Soares

Você certamente já ouviu a metáfora do copo meio cheio ou meio vazio.

Sem essa de copo meio vazio: pessoas são copo inteiro!

Ou quem sabe aquela sobre os óculos com lentes cor-de-rosa. O que não faltam são figuras ilustrativas para nos ensinar que a forma como decidimos enxergar o mundo faz mesmo diferença em como vivemos, trabalhamos, planejamos e lideramos.

Mas, embora saibamos disso, é comum esquecermos desse princípio quando lidamos com pessoas, o que inclui nós mesmos. Diante de um cenário complexo passamos a enxergar principalmente os limites que temos, assim como as deficiências daqueles que estão perto de nós ou que formam nossa equipe.

Fazemos isso com boas intenções para mapear debilidades, antever riscos e turbulências e nos preparar para o pior cenário. Mas esquecemos que pessoas também são um copo inteiro, com valores preciosos que às vezes passam despercebidos. O problema não está em ser cauteloso. Bons líderes não fazem vista grossa para as ameaças e planejam muito bem. A armadilha é supervalorizar a escassez nas pessoas e menosprezar suas virtudes. 

Virtudes essas que são chamadas de “forças de caráter” na psicologia positiva. Essa corrente de estudo afirma que todos nós temos 24 dessas forças dentro de nós, mas há pelo menos 5 predominantes em cada ser humano. Elas são virtudes ligadas à nossa humanidade, à coragem, à sabedoria, à justiça, à temperança e à transcendentalidade. No VIA Institute on Character é possível fazer um inventário gratuito de suas forças de caráter. 

Mais do que um teste de autoconhecimento, essa ideia de identificar e reforçar suas virtudes pode mudar a forma como você trabalha. Isso porque, ao treinar sua mente para olhar para suas próprias forças, você passa a usá-las de forma eficiente na resolução dos problemas. O mesmo acontece se você lidera pessoas e passa a enxergar seus valores.  As ameaças continuam no contexto ou no ambiente, mas ao saber mais sobre suas forças de caráter, você tem as ferramentas para enfrentá-las. 

É claro que há o perigo clássico da dose, em que o remédio pode se tornar veneno. Uma força de caráter usada de maneira ostensiva e sem equilíbrio pode, por fim, se transformar em uma fraqueza. É o caso do “humor”, que é uma força ligada à transcendentalidade e que pode ser muito eficaz no exercício profissional ou um fiasco se mal executada.

O que vai ser determinante entre um cenário e outro é justamente a forma como você decide enxergar e valorizar suas próprias forças e a dos outros. Na medida em que as pessoas consolidam o conhecimento de suas virtudes, passam a zelar por elas, usando-as como ferramenta e se posicionando de forma eficiente diante dos problemas. Não é enxergar apenas o copo meio cheio, nem a realidade contagiada por uma lente cor-de-rosa. É se permitir questionar o que é limitação e dar espaço para o que é potência.

Para adquirir produtos para Casa, Jardim e Limpeza clique aqui...

Fonte: M.Clair



Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação