Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Educação com propósito para o novo mundo do trabalho

Educação com propósito para o novo mundo do trabalho

10/03/2022 Ana Kuller

A maior crise sanitária de nosso tempo, aprofundou, antecipou e inverteu uma série de lógicas e tendências sociais, econômicas e ambientais que impactaram a vida de todos.

Educação com propósito para o novo mundo do trabalho

No Brasil, um dos principais reflexos foi a veloz precarização do trabalho e aumento da informalidade, que atualmente está em 40,6%, atingindo 38,6 milhões de trabalhadores, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, de janeiro deste ano, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na outra ponta deste panorama, setores como a indústria apontam a escassez de mão de obra qualificada como um dos impeditivos para seguir inovando e crescendo, conforme aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esse cenário também atingiu a educação em todos os níveis, mas com a perda de renda das famílias, adolescentes passaram a trabalhar de forma precoce e sem o preparo adequado, além de abandonarem os estudos - realidade de cerca de 240 mil crianças entre 6 e 14 anos segundo relatório da organização Todos Pela Educação, um acréscimo de 171% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Diante desses e vários outros números que aqui poderiam ser elencados, a educação assume um papel muito importante para contribuir com a reversão do quadro de vulnerabilidade da população e com a retomada e crescimento da economia, especialmente a educação profissional de qualidade, que considere a também a cidadania e a atitude empreendedora. Num mundo imprevisível e em constante transformação, a força trabalhadora precisa ser capaz de identificar e resolver problemas e desafios, questionar verdades absolutas e antecipar ações, de maneira a contribuir com a promoção de mudanças na sociedade.

A escola pode e deve ser o lugar para despertar esse senso crítico, comprometendo-se não apenas com a transmissão de informações, conteúdos e procedimentos, mas desenvolvendo competências para a vida e para o trabalho, que permita que os estudantes atuem no mundo complexo com autonomia, assumindo compromisso com a transformação de realidades.

Parece que estamos falando de ESG, né? É isso mesmo!

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) -- ou Ambiental, Social e Governança, em português --, cada vez mais popular no âmbito corporativo trata parâmetros para avaliação das empresas em relação a práticas comprometidas com o desenvolvimento sustentável de modo a explicitar seu compromisso social. Acontece que essa sigla congrega conceitos que sempre estiveram presentes no universo educacional.

Para além dos parâmetros e práticas de gestão, que têm assumido diferentes configurações nos últimos tempos, o campo educacional sempre assumiu o compromisso social e com o desenvolvimento sustentável como parte fundamental.

A formação de profissionais que atendam a demanda de qualificação atual, mas também antecipe as tendências do mercado de trabalho e prepare as pessoas para a incerteza e complexidade que ainda não podemos prever é o desafio das instituições da educação profissional atual.

Na educação e formação para o trabalho, as práticas relacionadas ao ESG podem inspirar uma gestão alinhada a estes princípios, pautando-se neles para definição de questões como os critérios de seleção de funcionários, a relação com os resíduos gerados, por exemplo; e incorporando de modo intencional e explícito estes temas no processo formativo de maneira transversal, de modo que os futuros profissionais acessem o mundo do trabalho comprometidos com esses valores.

E como preparar profissionais para o futuro do trabalho que ainda não chegou?

Voltando à questão da aceleração de tendências por conta da pandemia, o processo de automatização disparou nos últimos dois anos. Dados compilados pela Association for Advancing Automation (Associação para Automação Avançada) revelam que na América do Norte as empresas bateram o recorde em investimentos em robôs. O aporte total é de mais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,5 bilhões) em aproximadamente 40 mil robôs no ano passado. Trata-se de um aumento de 28% sobre 2020, uma vez que as companhias se viram forçadas a antecipar suas automações para lidar com a demanda recorde, em contraponto à escassez de mão de obra impactada pela doença.

Processos que levariam anos para se sedimentar se apresentam, por conta da automatização, se apresentam de modo mais imediato e tem havido uma intensa reconfiguração dos postos de trabalho, com desaparecimento, criação e transformação dos que permanecem, exigindo que novas capacidades e fortalecendo a importância da qualificação e requalificação constantes.

Vivemos em um tempo de intensa transformação social, onde a velocidade das mudanças e avanços tecnológicos afetam intensamente todos os aspectos de nossas vidas, com especial destaque para a natureza do trabalho. Isso exige que as instituições educativas reflitam constantemente sobre sua proposta educacional, de modo a continuar realizando sua função social, formando profissionais e cidadãos, e apoiando a construção de projetos de vida e o desenvolvimento produtivo e econômico.

Torna-se fundamental assim, preparar, reciclar ou profissionalizar cidadãos que ocuparão postos que ainda serão criados, prontos para resolver novas demandas e desafios impostos pelo mundo e com carreiras mais sustentáveis, independentemente das crises e reconfigurações que se apresentarem adiante.

* Ana Kuller é especialista em educação do Senac São Paulo.

Para mais informações sobre Educação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: InPress Porter Novelli



Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

Feche os olhos por um minuto e tente lembrar de um momento em que foi acolhida na infância ou adolescência.

Autor: Vanessa Nascimento

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?