Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para escolher as melhores panelas

5 dicas para escolher as melhores panelas

04/02/2022 Divulgação

As panelas são os itens que mais usamos em nossa vida diária.

5 dicas para escolher as melhores panelas

É por isso que você precisa saber como escolher as melhores panelas para cozinha.

Quer você tenha decidido se dedicar a um hobby culinário, quer tenha embarcado em um estilo de vida mais saudável ou simplesmente decidido viver por conta própria, é possível que em algum momento você venha a preparar sua própria comida.

As Melhores Panelas, quais são os tipos?

Cada tipo de material de panelas tem seus prós e contras. O cobre é o melhor condutor de calor, porém é caro e difícil de limpar.

A próxima melhor alternativa em termos de desempenho é o alumínio, mas como o metal pode causar a aderência de alimentos, ele é quase sempre revestido com um revestimento antiaderente, ou feito de alumínio anodizado.

O aço inoxidável é um pobre condutor de calor, mas bastante durável e chamativo. Entretanto, tende a manchar facilmente e essas manchas só saem com muito esforço.

Dica 1: Conheça os materiais para as melhores panelas de cozinha

Você pode usar qualquer um dos materiais listados abaixo para escolher os melhores utensílios de cozinha para integrar ao seu armário de cozinha. Entretanto, é essencial conhecer os prós e os contras de todos eles. Confira-os.

As Melhores Panelas Antiaderente

O primeiro componente a ser cuidado ao comprar panelas anti-aderentes é o tipo de revestimento que possui. Ao contrário do que você possa pensar, não é tudo Teflon.

De fato, o teflon é apenas um tipo de revestimento entre vários outros disponíveis, como sugerido abaixo:

Teflon

Nome comercial do revestimento em PTFE (politetrafluoroetileno). É o mais comum no mercado, mas tem menos durabilidade em comparação com outros tipos de revestimentos antiaderentes.

O uso de teflon contendo PFOA (ácido perfluorooctanóico, agora proibido) também representa riscos para a saúde humana e o meio ambiente.

Revestimento cerâmico

As frigideiras de cerâmica anti-aderentes são comparativamente mais saudáveis do que a escolha anterior, pois não possuem PFOA e PTFE em sua estrutura.

As panelas com este revestimento não aderem aos alimentos, são fáceis de limpar e distribuem o calor uniformemente.

Alumínio anodizado duro

O alumínio é endurecido por processos eletromagnéticos e a anodização do exterior cria um revestimento antiaderente que resiste muito bem às altas temperaturas e aos riscos.

Ao contrário de outros processos, que adicionam uma camada extra à panela, a panela de alumínio anodizado duro não tem camadas, ela é uma peça única.

Panela de alumínio

Possivelmente as mais onipresentes em todas as casas no Brasil, as panelas de alumínio são baratas, leves, aquecem imediatamente e são simples de manusear.

A principal desvantagem deste tipo de panela é a liberação de metais pesados nos alimentos. Isto acontece especialmente quando preparamos alimentos ácidos, tais como tomates, ou alimentos ricos em enxofre, tais como espinafres.

Além disso, embora aqueçam imediatamente, as panelas de alumínio também esfriam imediatamente, e não são adequadas para manter os alimentos quentes.

Panelas de vidro

Uma vez que vamos comercializar um conjunto de frigideiras de vidro, é essencial lembrar que este item deve tolerar temperaturas diferentes, por isso é essencial escolher modelos e marcas já populares, e é constantemente essencial lembrar que este tipo de frigideira não pode ser reciclada, afinal de contas é uma frigideira de vidro temperado.

Uma dica elementar para escolher um conjunto de panelas de vidro é optar por um conjunto de panelas com vidro mais grosso, pois é uma panela de vidro temperado mais resistente e, se usada da maneira correta, durará vários anos.

Panelas de cerâmica

Apesar de serem caras, as panelas de cerâmica são antiaderentes, simples de limpar, fáceis de manusear e retêm o calor. Entretanto, este tipo de panela é frágil e pode quebrar facilmente.

Além disso, é preciso tomar cuidado ao usá-los, pois os alimentos têm a possibilidade de queimar imediatamente, assim como as panelas de vidro.

Um ponto que requer atenção especial é a certificação da cerâmica, pois as panelas feitas nos anos 80 ou desenvolvidas à mão têm a possibilidade de liberar chumbo e cádmio no alimento.

Panelas de aço inox

Belas e drasticamente duráveis, as frigideiras de aço inoxidável vêm ganhando preferência nas cozinhas brasileiras, principalmente por causa da excelência de marcas como a Tramontina.

Apesar de seus custos sutilmente mais altos, as frigideiras de aço inoxidável distribuem o calor uniformemente, aquecem rapidamente e retêm o calor razoavelmente bem.

Dica 2: Comparar O Custo Com Benefício

Ao comprar seu conjunto de panelas, não procure apenas a economia. Pense em custo-benefício, dando preferência a produtos de boas marcas, feitos com materiais de qualidade, que tenham um design de bom gosto e inovador, assim como uma aparência amigável e propriedades favoráveis à cozinha, entre outros atributos que realmente fazem a diferença na cozinha.

Dica 3: Optar Por Panelas De Qualidade

Mais do que apenas o prazer da refeição, é a saúde de toda a sua família que está em jogo quando se trata de cozinhar.

Portanto, é essencial escolher panelas de qualidade, de marcas confiáveis, com bom acabamento, boa reputação no mercado e matérias-primas de alta qualidade.

Dica 4: Pense Em Tamanhos E Porções

Outra dica fundamental para aqueles que querem comprar o conjunto ideal de frigideiras é prestar muita atenção aos tamanhos e porções.

Se você vive sozinho e quase não tem visitantes, por exemplo, não faz sentido conseguir uma frigideira grande, não é mesmo?

A escolha sobre o tamanho e a proporção de tachos e panelas deve ser baseada na rotina do lar, levando em conta o tipo de alimento e o número de residentes.

Dica 5: Decoração Do Ambiente

Quem não gosta de ter belas frigideiras equipando e decorando a cozinha? O prazer de cozinhar com eles aumenta ainda mais, você não concorda? Por estas razões, ao escolher as frigideiras, é importante olhar para a estética do produto.

Examine não apenas sua forma e tamanho, mas também as cores, o design do cabo, os detalhes da tampa, e assim por diante.

É importante verificar se o acabamento é fosco ou brilhante, se o estilo de decoração é novo ou clássico, se a frigideira combina com sua cozinha e outros utensílios, e assim por diante. Todos estes pontos devem influenciar sua escolha.

Antes de comprar panelas

- Tipo de fogão

Sim, o tipo de fogão que você tem em casa tem uma influência direta sobre o tipo de panelas que você deve comprar. Por exemplo, se você tiver uma placa, as panelas de fundo plano são ideais.

Na verdade, as panelas de aço inoxidável (de preferência magnéticas) são os modelos mais adequados, pois aderem bem ao fogão. No entanto, para outros tipos de cozimento, basicamente qualquer modelo serve.

- Posso comprar um conjunto de Panelas?

Os conjuntos são muito econômicos, mas somente se as peças individuais forem necessárias.

Em resumo, se você já tem algumas panelas em sua casa, considere a probabilidade de comprar apenas as que você não tem, separadamente. Se você estiver pensando em modificar cada uma de suas panelas, os conjuntos são excelentes possibilidades.

- Forno e fogão

Se você estiver pensando em usar suas panelas adicionalmente no forno, é essencial verificar o material do qual o cabo e a tampa permanecem feitos.

Já que, mesmo que o corpo humano da frigideira consiga ir ao forno, você precisa da tampa e do cabo para conseguir adicionalmente.

Conclusão

Por esse motivo, antes de comercializar uma frigideira, verifique as revisões de outros clientes, analise os diferenciais do modelo desejado e procure informações consistentes sobre a durabilidade e resistência do produto.

Você gostou de nossas próprias dicas para escolher as melhores panelas de cozinha? Você tem alguma pergunta? Deixe isso nos comentários.



8 alimentos para incluir na dieta se você tem dores crônicas

Nutricionista fala sobre o poder dos alimentos para a nossa saúde.

8 alimentos para incluir na dieta se você tem dores crônicas

Descubra os 4 erros mais comuns na cozinha e que são prejudiciais à saúde

Medidas inadequadas podem ser origem para doenças transmitidas por alimentos como a intoxicação alimentar.

Descubra os 4 erros mais comuns na cozinha e que são prejudiciais à saúde

Cacau e chocolate: desigualdade no universo alimentar

Pesquisador da Strong School analisa produção de chocolates em países pobres e ricos.

Cacau e chocolate: desigualdade no universo alimentar

Frutas cítricas em alta, mas exportação pode melhorar

Os produtores de frutas cítricas do Norte de Minas estão sentindo um cheirinho de mercado em alta.

Frutas cítricas em alta, mas exportação pode melhorar

Aprenda a fazer ovos de Páscoa diferentes e para toda a família

Em série de vídeos, marca de laticínios ensina a fazer ovos de acordo com estilo de cada membro da família, como um ovo trufado com caipirinha e em formato do brinquedo Pop It

Aprenda a fazer ovos de Páscoa diferentes e para toda a família

Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá

Contribuíram com receitas 120 pessoas, entre apreciadores de butiá, professores e alunos de cursos de gastronomia e chefs de cozinha.

Embrapa lança livro com mais de 140 receitas com o butiá

Receita de Escondidinho de “Frango Vegetal”

Preparar um prato à base de vegetais é contemplar paladares diversos.

Receita de Escondidinho de “Frango Vegetal”

Chocolateria artesanal projeta crescimento nas vendas de Páscoa

D’Fuhrmann está otimista e espera faturar entre 20 e 25% a mais em relação ao ano passado.

Chocolateria artesanal projeta crescimento nas vendas de Páscoa

Brigadeiro de Banoffe Zero Açúcar

Feito com Adoçante Culinário Lowçucar e Biscoito Maisena Lowçucar Zero Adição de Açúcares produtos práticos e saudáveis.

Brigadeiro de Banoffe Zero Açúcar

Ovos de Páscoa estão até 40% mais caros em 2022

Pesquisa foi feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Ovos de Páscoa estão até 40% mais caros em 2022

Coca-Cola inicia comercialização da cerveja Therezópolis em Minas Gerais

Ação promocional, realizada até o dia 6 de abril, vai distribuir brindes aos consumidores em pontos de venda mineiros.

Coca-Cola inicia comercialização da cerveja Therezópolis em Minas Gerais

Páscoa com barrinhas crocantes

A Castelo Alimentos criou uma receita mais saudável e deliciosa, com apenas 130 calorias por unidade.

Páscoa com barrinhas crocantes