68% dos pequenos negócios mineiros vendem pela internet
68% dos pequenos negócios mineiros vendem pela internet
Empreendedores têm se adaptado ao mercado digital e alguns até descobriram novas oportunidades de negócio.
A crise econômica desencadeada pela pandemia segue empurrando os empreendedores para o mundo digital. Diante das restrições e medidas de isolamento social, 68% dos pequenos negócios mineiros vendem por canais digitais como redes sociais, aplicativos e internet em geral. Os dados são da 10ª edição da pesquisa “Impactos do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. A pesquisa ouviu 497 mineiros em todo o estado.
Comparado ao mês de julho do ano passado, quando foi realizada a 6ª edição da pesquisa, houve um aumento de 5% no percentual de empreendedores mineiros que vendem pela internet. “O ambiente digital se tornou a melhor maneira para os pequenos negócios venderem e se relacionarem com os clientes. Se antes os canais digitais eram considerados apenas um complemento da estratégia, hoje com certeza eles são os maiores aliados e, para muitos, é o que tem garantido a sobrevivência do negócio”, comenta a analista do Sebrae Minas, Carla Gobb.
A analista destaca que neste momento de pandemia, quem não se adaptar para o ambiente digital estará um passo atrás da concorrência. “É um caminho sem volta, a pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas e mudou os hábitos de consumo. É preciso ir até onde o cliente está, e ele está na internet”, ressalta. “O Sebrae oferece uma gama de soluções e produtos ao empreendedor, para auxiliá-lo tanto na parte mais estratégica do negócio, quanto nos desafios operacionais do dia a dia”, acrescenta.
Para mais informações sobre comércio eletrônico clique aqui.
Fonte: Sebrae Minas