Portal O Debate
Grupo WhatsApp

TJMG e instituições de ensino se unem para reduzir litígios

TJMG e instituições de ensino se unem para reduzir litígios

02/03/2021 Divulgação

Universitários vão realizar projetos para promover pacificação de conflitos.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebrou nesta segunda-feira (1/3) acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário Una e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) para a elaboração, em conjunto, de pesquisas e projetos de políticas públicas voltadas para a prevenção ou desjudicialização de litígios.

O acordo busca dar efetividade a algumas das Metas Nacionais do Poder Judiciário, definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialmente àquela que tem relação direta com a presente parceria, a Meta 9: “realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030”.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou a importância da parceria, que irá aprofundar metodologias de aprendizagem voltadas para solucionar conflitos.

“Muitas faculdades ensinam os universitários a litigar, a buscar o confronto entre as partes. É fundamental que os novos profissionais que ingressarem no mercado de trabalho passem a atuar também como mediadores de litígios.”

“O acordo tem finalidade acadêmica e busca proporcionar aos alunos conhecimento prático e experiência com a realidade do mercado de trabalho por meio de atividades relacionadas às formações. Trata-se de um complemento ao conhecimento teórico adquirido na universidade, além de contribuir para o cumprimento da Meta 9 do CNJ”, destacou o presidente Gilson Soares Lemes.

O Centro Universitário Una e Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), mantidos pelo Grupo Ânima, possuem unidades na capital mineira, em Betim, Contagem, Pouso Alegre, Divinópolis e Bom Despacho.

O reitor do Grupo Ânima, Rafael Ciccarini, reafirmou a necessidade de os universitários confrontarem o conhecimento teórico com a prática. “Daí a importância da aproximação da academia com a sociedade, via Poder Judiciário”, disse.

Projetos

As pesquisas podem se desdobrar em trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos para publicação em revistas e periódicos, livros, projetos de pesquisa.

Possibilitam ainda a experiência dos discentes no ambiente profissional do TJMG através do currículo das disciplinas.

Acompanharam a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto; o desembargador Ramon Tácio; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras; a assessora especial do TJMG Tatiana Camarão; o reitor do Grupo Ânima, Rafael Ciccarini; o diretor jurídico do Grupo Ânima, João Batista Pacheco; a coordenadora de Ciências Jurídicas e vice-presidente acadêmica, Alessandra Mara de Freitas Silva; o diretor da Unidade Aimorés do Centro Universitário UNA, Vinícius Vieira Costa; a diretora das unidades Betim, Barreiro e Contagem, Tatiane Franco Puiate; o diretor do UniBH, Eduardo Oliveira França; e o advogado Thales Catta Preta.

Para adquirir LIVROS clique aqui…

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom



O perigo da pejotização para as startups

Os recentes conflitos envolvendo a Uber e a justiça trabalhista em ações que reivindicam o vínculo de emprego de motoristas junto à empresa ganhou a atenção da sociedade e até do Palácio do Planalto.

Autor: Ricardo Grossi


Uma boa dose de bom senso em favor do trabalhador gaúcho!

O bom senso precisa falar mais alto, de tal maneira que ninguém saia ainda mais prejudicado nesta tragédia.

Autor: Sofia Martins Martorelli


Crise no setor de saúde e a suspensão de venda de planos da Prevent Sênior

A suspensão de venda de planos de saúde familiares e individuais por uma operadora, como no caso da Prevent Senior, geralmente ocorre sob a égide da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é o órgão regulador do setor.

Autor: Natália Soriani


Recuperação extrajudicial do grupo Casas Bahia

Entenda algumas vantagens desse modelo para reestruturação da sociedade.

Autor: João Pedro Gonçalves de Sousa


Trabalhador pode se opor a pagar contribuições assistenciais feita ao sindicato

“A manifestação coletiva, em assembleia, é a forma e o momento mais adequados para se exprimir a vontade dos empregados”.

Autor: Divulgação


Correção de rumos no STF: pejotização é fraude trabalhista

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem recebido nos últimos meses uma quantidade expressiva de reclamações constitucionais para cassar decisões da Justiça do Trabalho relativas a contratos fraudulentos de prestação de serviços.

Autor: Cíntia Fernandes


Novas regras para notificação de inadimplência e exclusão de planos de saúde

O próximo dia 1º de setembro será marcado por uma importante mudança na relação entre consumidores e operadoras de planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


O cancelamento unilateral dos planos de saúde é legalmente possível?

Apesar de possível, Jurista do CEUB considera a rescisão unilateral e sem motivo como abusiva, já que configura a potencial violação do princípio constitucional de proteção à vida.

Autor: Divulgação


O embate Twitter Files Brasil: que legado queremos deixar?

Elon Musk está usando sua plataforma X (ex-Twitter) para um duelo digital com o presidente do STF, Alexandre de Moraes.

Autor: Patrícia Peck


Justiça e inclusão: as leis para pessoas com TEA

Por muito tempo, os comportamentos típicos de crianças que tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram tratados como “frescura”, “pirraça” ou “falta de surra”.

Autor: Matheus Bessa e Priscila Perdigão


Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani