Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A educação básica precisa da Filosofia no currículo

A educação básica precisa da Filosofia no currículo

04/08/2023 Fábio Antônio Gabriel

"Ser um cidadão crítico não é ter uma posição X ou Y, mas valer-se de argumentos objetivos e bem fundamentados na defesa dos próprios posicionamentos."

A educação básica precisa da Filosofia no currículo

A presença da filosofia no currículo escolar é tão importante quanto as demais disciplinas, pois integra-se às outras; é essa soma das disciplinas que possibilita uma possível formação integral do estudante. E levanto este debate em momento oportuno, pois segue em andamento o processo de reavaliação do Novo Ensino Médio pelo Governo Federal. Rever esse modelo de ensino é essencial, afinal é importante pensar em novas disciplinas para o currículo, desde que não se despreze as que estão constituídas na história da humanidade, principalmente a Arte, Filosofia e Sociologia.

De forma mais aprofundada, a filosofia contribui no processo de ensino-aprendizagem por meio da problematização filosófica, pois soma-se a outras disciplinas para a formação crítica dos estudantes. E ser um cidadão crítico não é ter uma posição X ou Y, mas valer-se de argumentos objetivos e bem fundamentados na defesa dos próprios posicionamentos.

Outro aspecto, em relação à importância desta disciplina, é a emancipação da razão, do “ousa pensar por si mesmo”. Trata-se da autonomia de pensamento. Os estudantes são convidados a exercitarem o pensamento, a cada qual pensar por si próprio, sem a influência do professor ou de outrem, que os obrigue a pensar de determinada forma ou meio. É preciso questionar, debater, esta é a provocação filosófica.

Por fim, outra contribuição específica refere-se à capacidade de convivência com a pluralidade de ideias e pensamentos. A filosofia (como a conhecemos hoje) nasceu na Grécia e era praticada em praças públicas, no Ágora, local em que se debatiam assuntos a respeito do povo. Nesse ambiente, é importante saber expor opiniões, mas entender que, da mesma forma que se tem o direito de defender as próprias ideias, há a obrigação de respeitar o direito do outro que pode ter opiniões divergentes. A todo direito corresponde um dever. É assim que se exerce a verdadeira democracia.

Na realidade, todos nós pensamos de modo diferente e precisamos ser respeitados. Respeitar o outro não quer dizer concordar; mas sim, garantir o direito da livre expressão democrática em uma sociedade pluralista.

Em minhas publicações de artigos e livros, tenho defendido uma compreensão do ensino de filosofia como experiência filosófica. E isso quer dizer que não se trata de um ensino fixo, rígido e enciclopédico (que transmite apenas conteúdos), mas, sim, que consiste em experiência do pensamento conceitual. Enfim, o professor de Filosofia apresenta temas e a história da filosofia para ajudar o aluno a posicionar-se diante do mundo cotidiano, a partir de uma experiência do filosofar (que não é dogmática), capaz de possibilitar o filosofar questionando aquilo que parece óbvio.

* Fábio Antônio Gabriel é licenciado em Filosofia e Pedagogia, Mestre e doutor em Educação. É professor da educação básica há mais de 16 anos e autor do livro “O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica”.

Para mais informações sobre ensino clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Livro mostra método científico para a alfabetização eficiente

Segundo dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas.


Inclusão escolar: quais são os direitos?

Nenhuma instituição de ensino pode negar a inscrição de pessoa com deficiência em razão de sua condição.

Inclusão escolar: quais são os direitos?

Ensino Básico é o caminho para melhorar a empregabilidade

A escola de Ensino Básico é o espaço privilegiado no qual crianças e jovens conseguem desenvolver habilidades e competências fundamentais para suas vidas.

Ensino Básico é o caminho para melhorar a empregabilidade

Educação Enlatada

No supermercado, ele não custa mais que R$10, dependendo do modelo escolhido.


Poder transformador da educação financeira no currículo escolar

A inclusão da economia financeira como matéria escolar é de suma importância para a formação dos estudantes.

Poder transformador da educação financeira no currículo escolar

Novo podcast mergulha na mundo da educação conectada

Com 10 episódios em sua primeira temporada, o Pod Aprender Conectado entrevistou especialistas das mais diversas áreas.

Novo podcast mergulha na mundo da educação conectada

O falso dilema da violência nas escolas

O Brasil tem assistido repetidamente a ações violentas em escolas, como a que ocorreu recentemente em Poços de Caldas-MG.

O falso dilema da violência nas escolas

Dicas para incentivar uma vida digital mais positiva para as crianças

Especialista em educação e tecnologia aponta ideias para famílias e educadores melhorarem o tempo gasto pelos pequenos no mundo online.

Dicas para incentivar uma vida digital mais positiva para as crianças

Enem: dicas para ir bem na prova

Como nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro.

Enem: dicas para ir bem na prova

Aqui, vários cursos livres e gratuitos em diversas áreas

Com carga horária entre 30 e 80 horas e 100% online.


LEGO e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica

Inscrições gratuitas abertas até 10 de novembro para Associações de Pais e Mestres (APM) em todo o Brasil.

LEGO e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica

Erros que atrasam a inclusão escolar

A inclusão escolar é uma grande conquista para a educação, pelo reconhecimento e aceitação da diversidade nas escolas.

Erros que atrasam a inclusão escolar