Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Desvendando a defasagem na aprendizagem

29/02/2024 Divulgação

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Dados do estudo “Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia de Covid-19” apontam que durante a pandemia, crianças que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2020 de maneira remota tiveram perda de seis a sete meses de aprendizagem em Linguagem e Matemática, em um comparativo com as que vivenciaram o mesmo período da pré-escola em 2019, com ensino presencial.

Os números, apurados pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), demonstram que houve grande defasagem de aprendizagem durante o período pandêmico no Brasil, o que pode causar reflexos a longo prazo. “Para minimizar os impactos desse déficit na aprendizagem, é necessário que as instituições de ensino saibam diagnosticar esse problema de maneira rápida para que ele possa ser trabalhado”, comenta Mayana Teixeira, assessora pedagógica da plataforma Amplia, sistema de ensino que oferece suporte para as escolas elevarem a aprendizagem dos alunos.

Em vista deste cenário, a especialista traz algumas dicas de iniciativas que podem auxiliar escolas e docentes a promoverem uma melhoria no nível de aprendizagem dos estudantes:

1 - Avaliações Diagnósticas

Implementar avaliações diagnósticas regulares para avaliar o progresso acadêmico dos alunos em áreas-chave, como Língua Portuguesa e Matemática, e outras disciplinas que podem ajudar a identificar em quais áreas os alunos estão enfrentando dificuldades.

2- Monitoramento em sala de aula

Durante a aula, os professores podem monitorar o desempenho dos alunos e identificar sinais de dificuldade de aprendizagem. Esses sinais podem se manifestar por meio da falta de participação nas atividades, dificuldades na compreensão dos materiais e de acompanhar o ritmo da sala.

3 - Acompanhamento do progresso ao longo do tempo

Acompanhar o desempenho dos alunos ao longo do tempo é essencial, pois permite a identificação de tendências e padrões que indicam possíveis dificuldades na aprendizagem do aluno.

4 - Feedback dos pais e responsáveis

Essa interação pode fornecer informações importantes sobre o desempenho dos alunos em casa e seu envolvimento na escola. Conversar com os pais e responsáveis sobre as preocupações com desempenho acadêmico de um aluno pode ajudar a identificar defasagens na aprendizagem e colaborar na busca por soluções.

De acordo com Mayana, essa identificação requer uma abordagem multifacetada que combine diferentes métodos de avaliação e monitoramento. Ao empregar uma variedade de estratégias, as escolas podem identificar de forma eficaz as defasagens e oferecer o suporte necessário para garantir o sucesso acadêmico de todos os alunos.

Segundo ela, devido a esse contexto, desde 2021, o material da plataforma Amplia, que antes apresentava uma quantidade considerável de exercícios discursivos, passou por uma grande revisão, incorporando uma variedade de exercícios com opções objetivas, de múltipla escolha. Essa mudança busca proporcionar às crianças uma compreensão mais sólida dos temas abordados, ao mesmo tempo em que resgata conceitos importantes”, comenta a assessora pedagógica.

5 - Mapas de Foco

Os Mapas de Foco, desenvolvidos em parceria com o Itaú Social Instituto Reúna, se destacam como uma ferramenta valiosa para enfrentar o a defasagem escolar. São um material constituído especificamente para auxiliar gestores e educadores nas redes públicas a minimizar os impactos das escolas e do ensino à distância. Fornecem orientações claras e práticas, ajudando a direcionar os esforços no sentido de identificar e abordar as lacunas de aprendizagem dos alunos. Auxiliam também na elaboração de estratégias para a flexibilização curricular e para o acompanhamento eficaz da progressão educacional dos estudantes.

Esses estudos feitos sobre defasagem escolar no período pós-pandemia destacam não apenas os desafios enfrentados, mas também as soluções e recursos disponíveis para diminuir esses impactos. “Os Mapas de Foco, em particular, representam uma iniciativa positiva que contribui para o fortalecimento do sistema educacional e para o apoio aos alunos durante esse período desafiador.”, diz Mayana.

Para mais informações sobre aprendizagem clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Mira Comunicação



Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Milhares de crianças e adolescentes estão de volta às salas de aula.

Autor: Divulgação

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Educação para autistas: se não agora, quando?

Nos últimos 10 anos muitas foram as conquistas alcançadas pelas pessoas com autismo, fruto de suas lutas e de suas famílias.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação para autistas: se não agora, quando?

Readaptação das crianças ao ambiente escolar na volta às aulas

O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas, o período de volta às aulas é um momento de novos desafios e oportunidades.

Autor: Divulgação

Readaptação das crianças ao ambiente escolar na volta às aulas