Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Entenda mais sobre concurso militar

Entenda mais sobre concurso militar

18/03/2021 Leonardo Chucrute

Para muitos estudantes, passar em concurso militar é um sonho.

Entenda mais sobre concurso militar

Outras pessoas pouco conhecem as vantagens que seguir a carreira militar pode implicar. Mas é importante, antes de tudo, ter foco, determinação e ficar atento em qual é a idade mínima e máxima para cada exame.

Por exemplo, quando for realizar a matrícula, você deve fazer a prova com a idade, até um ano a menos, para ter a idade máxima e mínima. O Exército e Aeronáutica usam como referência a data de 31 de dezembro, na marinha é 1º de janeiro.  

Quem tem como objetivo seguir carreira na aeronáutica, uma ótima opção é a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). Nesse caso, o candidato deve ter, no ano da matrícula, no mínimo, 14 anos e, no máximo, 18. A Academia da Força Aérea (AFA) o mínimo no ano da matrícula é de 17 anos e máximo é 22. Já a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) o mínimo no ano da matrícula é de 17 anos e máximo é 24.  

Para quem se prepara de olho no Exército, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) tem como idade mínima 17 e máxima 22. Na Escola de Sargento das Armas (ESA) é preciso ter entre 17 e 24 ao realizar a matrícula.  Na ESA-Música e Enfermagem, o candidato deve estar entre 17 e 26 anos.

Para quem quer integrar o quadro da marinha, o Colégio Naval tem como idade mínima 15 anos e máxima de 17. Já a Escola naval é entre 18 e 22. Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), de 18 a 24. No Colégio de Aplicação da Marinha, de 19 até 26 anos. E Aprendiz de Marinheiro (FAM ou FUZ) de 19 a 22 anos. 

Para garantir um bom desempenho, é essencial conhecer bem o edital. A prova militar é famosa por ser “conteudista”. Por exemplo, para oficiais, cobra-se muito matemática, português, física e inglês, como são os casos da Academia da Força Aérea (AFA) e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) também cobra essas disciplinas, além de história, geografia, química e literatura. No caso dos sargentos, tem a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EAAR), que são conhecidas por ter um conteúdo bem abrangente. 

Lembre-se que não adianta ficar focando em vários concursos. No máximo, faça um ou dois que tenham a mesma característica. Foque no seu concurso, no seu desejo, prepare-se com antecedência e seja muito feliz seguindo o seu sonho de carreira. 

* Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos. 

Para mais informações sobre Concursos clique aqui...

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?