Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O multiverso, a educação e o trabalho

O multiverso, a educação e o trabalho

25/06/2022 Acedriana Vicente Vogel

A atividade da escola não pode estar divorciada do mundo do trabalho.

O multiverso, a educação e o trabalho

É perfeitamente possível, para a ciência, que, em um conjunto hipotético de universos possíveis, tenhamos vidas completamente diferentes desta que levamos nesta intersecção específica do espaço-tempo. O chamado multiverso é uma possibilidade teórica real, ainda não completamente provada, mas que já foi celebrada em livros, filmes, séries e músicas por todo o mundo. Também pode ser uma forma de explicar como algumas áreas da vida humana – como a educação e o mundo do trabalho – caminham em tão impressionante descompasso.

Em uma recente pesquisa envolvendo gestores das melhores universidades dos Estados Unidos, constatou-se que mais de 90% deles acreditam que seus alunos são muito bem preparados para os desafios que encontrarão nas empresas. Esses profissionais da educação, preparados por anos, às vezes décadas de vivência acadêmica, estão seguros de que o ensino oferecido em suas instituições é o suficiente para formar os trabalhadores do amanhã.

Do outro lado do balcão, a opinião parece ser muito divergente. Essa mesma pesquisa apontou que mais de 80% dos executivos das principais empresas dos mesmos Estados Unidos relatam exatamente o contrário. Para eles, os egressos das universidades chegam muito mal preparados para situações básicas da vida profissional. Assim como na teoria do multiverso, gestores educacionais e executivos vivem em mundos completamente distintos um do outro. Eles não falam sequer o mesmo idioma. E o pior é o risco da tradução, que acaba por perder nuances importantes das duas culturas e comprometer de forma significativa o sentido do texto.   

Mas não importa o tamanho ou a infinitude das galáxias, constelações ou rios que separam esses dois universos, não podemos deixar que eles continuem caminhando de maneira tão descasada. A atividade da escola não pode estar divorciada do mundo do trabalho. Por outro lado, também não se pode permitir que o futuro da escola como instituição seja decidido sem a sua participação lúcida e ativa. O retorno ao trabalho presencial, após a reclusão pandêmica, não deixa margem para dúvidas: a escola é um espaço formal privilegiado para o desenvolvimento humano.

Não há como avançar nesse alinhamento de expectativas sobre as entregas da educação sem responder à pergunta: o que cabe à escola? E mais: do que abriremos mão em nossos currículos para que possamos fazer uma entrega pedagógica honesta? Somente com esse olhar cuidadoso para o universo do ensino poderemos construir uma formação que esteja mais de acordo com o que o universo do mercado precisa. E, entretanto, também é esse olhar que vai permitir promover esse casamento sem, contudo, deixar de lado conteúdos acadêmicos que têm muito valor, ainda que esse valor não possa ser monetizado. 

Parar, sentar e pensar juntos, profissionais da educação, executivos das empresas, governo, famílias e estudantes – sem tradutores - é um luxo necessário que demanda tempo, exige velocidade e requer escolhas. Todos somos relevantes nesse debate para dar sentido ao nosso pedaço do multiverso: um mundo real repleto de desafios que exigem pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. Temos a responsabilidade de oferecer um horizonte para uma geração ávida por pertencer a uma escola que fale a sua língua. E que essa língua seja compreendida e valorizada no mundo do trabalho. Não podemos permitir que “na briga entre o mar e a pedra, quem apanhe seja o caranguejo”.

* Acedriana Vicente Vogel é diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.

Para mais informações sobre a Educação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Milhares de crianças e adolescentes estão de volta às salas de aula.

Autor: Divulgação

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Educação para autistas: se não agora, quando?

Nos últimos 10 anos muitas foram as conquistas alcançadas pelas pessoas com autismo, fruto de suas lutas e de suas famílias.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação para autistas: se não agora, quando?

Readaptação das crianças ao ambiente escolar na volta às aulas

O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas, o período de volta às aulas é um momento de novos desafios e oportunidades.

Autor: Divulgação

Readaptação das crianças ao ambiente escolar na volta às aulas

O direito de estudar também vale para pessoas com autismo

Pautado na perspectiva de um direito humano e fartamente fundamentado nas legislações, o parecer orientador fura a bolha da invisibilidade.

Autor: Lucelmo Lacerda

O direito de estudar também vale para pessoas com autismo

Precisamos ajudar os jovens na conquista de uma autonomia saudável

Criar autonomia não significa agir sem orientação, e é nesse contexto que destaco a importância de auxiliar os jovens em suas escolhas.

Autor: Rafaelle Benevides

Precisamos ajudar os jovens na conquista de uma autonomia saudável

Inovação na educação: o impacto transformador das telas interativas

As telas interativas têm emergido como catalisadoras de mudanças significativas no cenário educacional.

Autor: Severino Sanches

Inovação na educação: o impacto transformador das telas interativas

Revolução educacional e estudantes com autismo: o impacto do CNE

A cada 36 crianças, uma é diagnosticada com autismo. E a garantia do direito à educação desses estudantes se apresenta como tema de interesse público nacional.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Revolução educacional e estudantes com autismo: o impacto do CNE