Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino

O legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino

20/10/2022 Emerson Francisco

A tecnologia também é capaz de enriquecer o repertório dos estudantes e influenciá-los positivamente a absorver novos conhecimentos.

O legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino

Pensando que a definição de tecnologia está relacionada ao conjunto de instrumentos, métodos e técnicas utilizadas para um determinado fim, o uso da tecnologia na educação vêm evoluindo nos últimos tempos. Ferramentas tradicionais como o quadro, o giz, a régua e o apagador ainda hoje fazem parte da realidade de grande parte das instituições de ensino.

No entanto, a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, estimulou o setor educacional a se adaptar e passar a olhar com mais atenção ao processo de Transformação Digital. Agora, a utilização da tecnologia nas escolas tornou-se aliada de uma mudança de paradigma do setor, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem.

A internet, atualmente, é a estrada onde transitam as principais oportunidades educacionais: visita a museus, vídeo conferências, simuladores e aplicativos só podem ser utilizados com acesso à internet e, a sua falta, desmotiva os estudantes. Como consequência, torna-se um elemento a mais para a defasagem cognitiva e a evasão escolar.

Assim, as instituições têm percebido cada vez mais a obrigação de incorporar recursos tecnológicos, já que saber utilizar, produzir e entender seus processos de forma crítica e ética possibilitarão formar cidadãos capazes de prosperar neste mundo e no que ainda está por vir.

Benefícios da tecnologia na educação

Para além da melhoria e otimização do ensino, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) possibilitam a construção colaborativa e autônoma do conhecimento, uma vez que a nova geração tem em suas mãos recursos para se tornar criadora de tecnologias que resolvam problemas da sociedade de forma sustentável.

A tecnologia também é capaz de enriquecer o repertório dos estudantes e influenciá-los positivamente a absorver novos conhecimentos. Uma tendência nas escolas são os projetos de gamificação, que utilizam jogos para aumentar o interesse dos alunos por determinada disciplina e ainda fazem a conexão com outros conteúdos relevantes para o aprendizado. Com isso, os estudantes desenvolvem habilidades socioemocionais como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, cultura digital, empatia e cooperação.

Outros dois grandes ganhos dos recursos tecnológicos que corroboram para o aprimoramento do setor educacional incluem a análise de dados e a produção de evidências pedagógicas para subsidiar a comunidade educativa; e a instrumentalização dos docentes e alunos, possibilitando a personalização do ensino e a gestão da aprendizagem. Além disso, também favorece o desenvolvimento de uma cultura digital, importantíssima para situar a prática e a ética do estudante na utilização desses recursos e do ambiente virtual.

Desafios da implementação da tecnologia na educação

Diante das diversas vantagens da adoção massiva da tecnologia nas instituições educacionais, o desafio atual está no alinhamento das escolas com esse novo panorama. Embora já existam diversas ferramentas voltadas para a aprendizagem, ainda é necessário um processo pedagógico desenvolvido pela comunidade educativa que integre o currículo tecnológico ao disciplinar. Isso porque, as instituições de ensino saíram de uma mudança repentina do modelo presencial para o virtual.

De fato, as escolas estão vivendo uma mudança sistêmica, principalmente nas escolas particulares, que passaram a contar com o poder da tecnologia como interface de aprendizagem para possibilitar aos estudantes vivenciarem contextos e experiências que antes não eram possíveis. Dentro dessa visão, a tecnologia passa a ser um diferencial ao auxiliar, de fato, na construção de um conhecimento alinhado ao mundo em que vivemos.

Com a retomada das aulas presenciais, já é possível perceber que o uso dos recursos tecnológicos se tornou mais fluido por parte de estudantes e professores, embora o processo de criação de uma cultura realmente digital ainda esteja em desenvolvimento. As atividades pedagógicas, portanto, tendem a cada vez mais trabalhar o pensamento computacional, a cultura digital, e a criação e o uso de tecnologias voltadas para solução de problemas na sociedade. O objetivo é termos estudantes protagonistas, críticos e atuantes na sociedade do futuro.

* Emerson Francisco é Coordenador de TI da rede de colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição à uma proposta educacional disruptiva e alinhada às principais tendências do mercado de educação.

Para mais informações sobre tecnologia na educação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: EPR Comunicação



A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem