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Economia de Energia Elétrica em Fazendas Leiteiras (3/4)

Economia de Energia Elétrica em Fazendas Leiteiras (3/4)

24/06/2010 Eduardo Carvalhaes Nobre

Agora vamos analisar alguns fatores importantes que também podem contribuir significativamente na fatura de energia elétrica. Se você não leu o artigo anterior sugerimos que o faça antes de seguir em frente. Caso contrario, siga nossos passos...

Construa um bom ramal de alimentação

O ramal de alimentação são os condutores que ligam o motor ao ponto da rede elétrica que o alimenta. Deve ser dimensionado em função da carga a ser ligada, da sua distância em relação ao padrão de entrada e a corrente elétrica solicitada por esta carga.

Para dimensionar os condutores de alimentação de um motor é necessário:

1) Conhecer o tipo e potência do motor a ser ligado. Esta potência é normalmente fornecida pelo fabricante do motor em CV e vem informada na placa do motor ou em catálogo. Em motores antigos considerar 1 HP = 1 CV quando vier na placa do motor em HP;

2) Conhecer a tensão de alimentação do motor, que também é informada na placa do motor ou em catálogos;

3) Avaliar a distância entre o ponto onde inicia a alimentação elétrica do motor e o ponto onde será instalado o motor.

Com estes valores, consultar um profissional de sua confiança para dimensionar este ramal de alimentação para que não ocorra perdas elétricas e outros problemas mais graves.

Quando o ramal de alimentação do motor derivar direto da rede, deve haver uma proteção do ramal na derivação, que é feita através de disjuntor ou chave fusível que serão vistos no próximo item.

Cuidados com o dimensionamento da proteção

A partida de motores elétricos pode ser feita através de ligação direta ou utilizando dispositivos especiais que reduzem a corrente de partida, corrente essa que atinge valores até 8 vezes a corrente nominal.

Se a ligação for direta o motor parte ligado diretamente da rede. A CEMIG (e outras concessionárias) permite esse método de partida para motores trifásicos abaixo de 50 cv e monofásicos até 10 cv (consumidores com transformador exclusivo, caso contrário a partida deve ser com dispositivos especiais). Esses dispositivos são mais usados em motores trifásicos, sendo sempre utilizados em motores monofásicos acima de 10 cv. Os dispositivos de partida mais comuns são: chave estrela triângulo, chave compensadora e chave série paralelo.

Diga não as gambiarras! Uma boa proteção elétrica é fundamental para os equipamentos e operadores das máquinas (foto).

Existem várias maneiras para proteger os motores elétricos de defeitos. Geralmente, os meios utilizados para proteção são usados também para a partida e parada do motor. Dependendo do grau de proteção a ser dado ao motor, utiliza-se um ou mais dispositivos

As chaves de partida e proteção devem ser instaladas o mais próximo possível dos motores e localizados de tal forma que a pessoa que estiver operando a máquina agrícola possa, sem nenhum empecilho, ligar e desligar esta chave. Deve-se evitar principalmente, que as correias da máquina fiquem entre o operador e a chave

Todos os dispositivos e partes energizadas devem ficar protegidos em caixas, a fim de evitar acidentes.

Que tipo de motor eu preciso?

 Para uso em fazendas leiteiras existem 2 tipos de motores elétricos: monofásico ou trifásico. O monofásico é um motor elétrico desenvolvido com o objetivo de atender a pequenas e médias cargas nas tensões monofásicas. Esses motores equivalem aos seus correspondentes trifásicos, quer na potência útil no eixo, quer no consumo de energia.

A diferença do motor monofásico em relação ao motor trifásico está na partida e no limite de potência que é de 12,5 CV.

Os motores são os equipamentos elétricos que mais consomem energia em uma fazenda leiteira (foto).

Esses motores possuem um enrolamento principal, necessário ao seu funcionamento e um dispositivo que possibilita a partida (arranque), constituído de um enrolamento auxiliar, condensador e um interruptor centrífugo.

O motor elétrico trifásico é apropriado para propriedades atendidas por transformador trifásico, cujas cargas normalmente se constituem de grandes conjuntos de irrigação ou máquinas de grande  potência. Uma das vantagens do motor trifásico é a maior disponibilidade de potência.

Antes de adquirir este motor o proprietário deve considerar alguns pontos:

 1) A potência do motor deve ser adequada à potência solicitada pela máquina. A potência é dada em CV ou HP. A equivalência é a seguinte: 1 CV = 0,736 kW e 1 HP = 0,746 kW.   Na prática pode-se considerar que: 1 CV = 1 HP = 0,87 kVA

2) A tensão da rede, em Minas Gerias o proprietário rural dispõe das tensões de 120 e 240 Volts e só pode ligar motores monofásicos. Na tensão de 120 Volts só é permitida a ligação de motor até 2 CV, no entanto recomenda-se que todos os motores, independentemente da potência, sejam ligados na tensão de 240 Volts, pois seus condutores de alimentação serão mais finos, proporcionando economia na instalação.

3) O número de rotação por minuto (rpm) dado pelo motor deverá estar em concordância com o número de rotação da máquina a ser acionada. Para isto, pode ser necessária a instalação de polias nos eixos da máquina e do motor.

Continua...

* Eduardo Carvalhaes Nobre – Engº Eletricista diretor de O Debate



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