Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Benefícios da osteopatia na gravidez

Benefícios da osteopatia na gravidez

30/06/2022 Luis Henrique Zafalon

Todo o processo focará na extinção e prevenção de qualquer tipo de dores e inflamações oriundas das alterações corporais.

Benefícios da osteopatia na gravidez

As mulheres passam por constantes transformações durante o período gestacional de nove meses, que podem vir acompanhadas de algumas dores e sintomas nada confortáveis proporcionadas pela sobrecarga que várias partes do corpo passam a sofrer, como lombar, quadril, joelho, coluna, entre outras.

Com o objetivo de promover harmonia e equilíbrio entre todas as partes do corpo, a osteopatia é uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para mulheres que buscam, sem a utilização de medicamentos, o alívio e melhora dos desconfortos presentes na gestação.

Utilizando-se de técnicas específicas para cada fase da gravidez, o profissional osteopata, além de auxiliar na melhora da mobilidade, dores e circulação sanguínea da mãe, possibilita benefícios para o bebê, que se desenvolverá melhor no útero e prepara a mulher para o parto normal.

Todo o processo focará na extinção e prevenção de qualquer tipo de dores e inflamações oriundas dessas alterações corporais, trabalhando de forma completa e uniforme, em todas as partes do organismo, desde a nuca, barriga, coluna, até as pernas e pés.

A eficácia no tratamento é tão alta que o SUS (Serviço Único de Saúde) oferece de forma gratuita a osteopatia desde 2017, dentro de seus serviços de terapias complementares, as chamadas PICs (Práticas Integrativas Complementares).

Indicada para mulheres que estão a partir do terceiro mês de gravidez, nada impede que a consulta e início da osteopatia se inicie antes, desde que autorizado pelo médico obstetra que fará o pré-natal.

Nesse estágio inicial, o acompanhamento do profissional visa conhecer de forma mais aprofundada todo o histórico da paciente para depois começar a identificar e trabalhar os pontos necessários que possam apresentar maiores riscos de desconfortos da mesma.

Além das alterações hormonais e físicas que o organismo de uma pessoa grávida enfrenta, existe a necessidade de cuidados específicos e particulares nessa fase, de modo que o osteopata agirá na origem do problema para propiciar o bem-estar e bom funcionamento do corpo feminino conforme as reações e transformações ocorridas nas semanas seguintes.

Entre o quarto e o sexto mês de gravidez é o momento que requer mais cuidado com a mulher, aumentando a probabilidade e a incidência de dores e incômodos, como náuseas e distúrbios de sono. Nesse período é onde se definirá a frequência do tratamento, de acordo com cada caso.

O osteopata ajudará no relaxamento, melhora na circulação e sistemas constituídos do corpo humano. Além do progresso benéfico para a mãe, a técnica servirá para que a criança se desenvolva e cresça melhor dentro do útero.

No último trimestre, na reta final da gestação, quando o bebê está mais pesado, redobra-se o cuidado e o profissional dará especial atenção a trabalhos específicos na região da bacia e períneo. O resultado visa evitar possíveis lesões no cóccix e ajudar no conforto, relaxamento e elasticidade dos músculos e tecidos, para facilitar a saída do neném.

Após o nascimento, é importante o acompanhamento pós-parto (puerpério), pois é comum o surgimento de dores devido ao esforço usado na hora de dar à luz. Em caso do parto ter sido por cesárea, a osteopatia também trabalhará as cicatrizes remanescentes, evitando problemas posteriores que possam surgir.

* Luis Henrique Zafalon é fisioterapeuta especialista em osteopatia, professor e palestrante.

Para mais informações sobre Gravidez clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Mulher negra e os desafios no mercado de trabalho

A representatividade das mulheres no mercado de trabalho é uma questão cada vez mais presente na agenda de diversidade das empresas.

Mulher negra e os desafios no mercado de trabalho

Gravidez é benção, não tormento

O destino das gestantes brasileiras está nas mãos do governo federal.


Mulheres têm destaque social e econômico no campo

No mês Internacional da Mulher Rural, Brasil comemora o aumento da participação feminina nas fazendas.

Mulheres têm destaque social e econômico no campo

O Nobel de Economia, as mulheres, o mercado de trabalho e a maternidade

A professora de Harvard Cláudia Goldin acaba de ganhar o prêmio Nobel de economia.


Assédio contra a mulher no trabalho: empresas assumem novo papel nesta luta

Desde o dia 20 de março deste 2023, as empresas com CIPA têm uma nova responsabilidade: proteger a mulher contra o assédio sexual e moral no trabalho.


Câncer de Mama: novas tecnologias aplicadas ao tratamento e cura

O câncer de mama é a condição oncológica mais prevalente entre as mulheres no Brasil.

Câncer de Mama: novas tecnologias aplicadas ao tratamento e cura

Mulheres na tecnologia: quais os cenários e desafios?

Aumentar a representatividade feminina na área tech e investir em vieses que começam na contratação estão entre as melhores formas para exercer a inclusão no setor.

Mulheres na tecnologia: quais os cenários e desafios?

Por que as mulheres ainda enfrentam antigos desafios em pleno 2023?

Nos últimos anos, a mulher conseguiu grandes feitos, independência financeira, direito de trabalhar, votar e outros, mesmo assim o machismo e preconceito ainda persistem.


Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no país

A enfermidade é a mais comum entre as mulheres, nela, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no país

A descriminalização do aborto e a voz ativa da mulher

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nos últimos dias uma discussão que desperta polêmica nas áreas jurídica, médica, religiosa, política e legislativa: a descriminalização do aborto.


Por mais lideranças femininas na tecnologia

Nos últimos anos, a área da tecnologia testemunhou um movimento crescente em direção à inclusão e à diversidade de gênero.

Por mais lideranças femininas na tecnologia

A calvície é genética? Entenda a relação entre os genes e a perda de cabelo

Teste de DNA indica se você tem chance de perda capilar.

A calvície é genética? Entenda a relação entre os genes e a perda de cabelo