Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafios da mulher negra para ascensão no mercado de trabalho

Desafios da mulher negra para ascensão no mercado de trabalho

12/08/2023 Natany Luiz

Sabemos da luta histórica das mulheres negras por sobrevivência, em uma sociedade estruturalmente racista.

Desafios da mulher negra para ascensão no mercado de trabalho

De acordo com dados divulgados, em 2022, pela Gestão Kairós – consultoria de sustentabilidade e diversidade –, entre 900 líderes entrevistados, 25% são mulheres e, entre elas, apenas 3% são negras. A partir disso, podemos refletir sobre a realidade e desafios que enfrentamos em relação ao capital, recursos e ferramentas para desenvolvimento profissional.

Trazendo um pouco da minha vivência enquanto mulher preta, desde a minha graduação em Relações Internacionais, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – e também na pós-formação –, senti a grande diferença de experiências em relação aos meus colegas de curso. A maioria já possuía uma rede de relacionamento e familiares que tiveram acesso às universidades e organizações, o que consequentemente ajudava a abrir portas. Neste mesmo período, observei fatores de exclusão que não são explícitos, mas que acontecem todos os dias, justamente por conta das vivências e realidades completamente opostas.

Hoje, percebo o quanto essa disparidade se refletiu, principalmente, no momento da busca de oportunidades de estágio e trainee em escritórios. Eu não tinha uma rede de contatos estabelecida ou sequer um direcionamento, como no caso dos meus colegas. Então, após a formação, meu primeiro emprego foi como recepcionista bilíngue, onde percebi rapidamente que o cargo não oferecia espaço para progressão.

Demitida no pós-licença maternidade, logo no início da pandemia, busquei encarar o desafio como uma nova oportunidade e não me anulei como profissional. Fui atrás de novos caminhos e resolvi estudar marketing digital, em um curso oferecido pela B2Mamy, iniciativa que apoiou mães periféricas. Neste lugar, encontrei uma rede de apoio com outras pessoas de vivências semelhantes, além de fazer conexões incríveis que me abriram portas para hoje poder gerenciar projetos. Neste período, busquei referências inspiradoras – pretas intelectuais e líderes – como Anielle e Marielle Franco e Lélia Gonzalez, o que foi de um impacto extremamente positivo em minhas aspirações e confiança. Essas figuras abriram meus olhos e me mostraram que é possível galgar novas possibilidades e caminhos.

Não há dúvidas que existem inúmeras barreiras políticas, sociais e culturais que precisam ser superadas para o avanço das mulheres negras nas organizações. Por isso, é importante olhar para esses corpos, reconhecer potencial intelectual e identificar a capacidade de contribuição, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento, ao invés de optar por excluí-las por não possuir qualificações técnicas específicas.

Pensando em promover igualdade, diversidade e inclusão, bem como combater o racismo e o sexismo nas organizações, é necessário adotar políticas específicas, como a criação de vagas exclusivas para pessoas pretas e outras minorias. Além disso, é fundamental criar programas de permanência, desenvolvimento e apoio psicológico, compreendendo as barreiras que impedem o avanço e os suportes adequados. Realizar um letramento voltado às diversas realidades de vida também é crucial para uma inclusão real. Por fim, a redistribuição do poder e a promoção da diversidade não apenas trazem benefícios para uma sociedade sustentável, mas também se mostram rentáveis para as organizações.

Ter mulheres negras ocupando cargos de liderança nas empresas traz diversos benefícios e vantagens, já que a vivência faz com que as mesmas possuam diversas ferramentas de disrupção, com capacidade analítica e de acolhimento aos desafios pessoais de colegas e times. A liderança não se trata apenas de gerenciar projetos, mas principalmente de lidar com o ser-humano e, neste sentido, a diversidade de perspectivas é essencial para a tomada de decisões e o sucesso organizacional. Ao acolher olhares diversos, promove-se uma experiência mais completa e genuína, gerando pertencimento e resultados positivos para a sociedade e organizações como um todo.
 
* Natany Luiz é Relações Institucionais da Scooto.

Para mais informações sobre mulheres negras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Oliver Press



Como doar leite materno?

Médico explica a importância do aleitamento materno e o passo a passo para fazer a coleta e armazenamento corretos.

Autor: Divulgação

Como doar leite materno?

Toda mãe merece (e precisa) conciliar maternidade com bem-estar

A dedicação aos filhos é importante, mas ela precisa ser acompanhada de hábitos que auxiliem uma mãe a permanecer emocionalmente saudável.

Autor: Celso di Lascio

Toda mãe merece (e precisa) conciliar maternidade com bem-estar

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia.

Autor: Divulgação

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

MRV promove qualificação para mulheres atuarem na construção civil

A iniciativa faz parte do projeto ‘Elas Transformam a Construção’ e conta com o apoio do Alicerce Educação e do Instituto da Quebrada.

Autor: Divulgação


O dom da maternidade

Maternidade é uma palavra doce que exala o perfume do amor, mas que também traz impregnado nessa doce missão outros atributos como entrega, doação e santidade.

Autor: Rogéria Moreira

O dom da maternidade

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para a próxima turma de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

Só podia ser mulher…

Levanta a mão a mulher que nunca ouviu essa frase. Bem, não aconselho esperar muito para ver essa tal mão surgir estendida, muito menos se você estiver de pé.

Autor: Jéssica Chagas Lydes

Só podia ser mulher…

Seja mais otimista

Você sabia que ser otimista pode influenciar positivamente no seu desempenho? Algumas pesquisas já comprovaram isso.

Autor: Juliana Brito

Seja mais otimista

Silicone atrapalha a amamentação?

Médico tira dúvidas que podem surgir ao realizar uma mamoplastia de aumento.

Autor: Divulgação

Silicone atrapalha a amamentação?

A Justiça Restaurativa em defesa das mulheres

O Brasil ainda está muito longe de ser um exemplo de sociedade que respeita e protege suas mulheres.

Autor: Jéssica Gonçalves

A Justiça Restaurativa em defesa das mulheres

A luta feminina também é contra o câncer de colo de útero

As mulheres devem ter em mente é que a prevenção precisa ser tratada com prioridade.

Autor: Celso di Lascio

A luta feminina também é contra o câncer de colo de útero

A intuição feminina

A intuição pode ser, por vezes, confundida com o que algumas pessoas costumam chamar de “sexto sentido”, porém a intuição é muito mais profunda e palpável.

Autor: Camila Carvalho Duarte