Mulheres ocupam lugar de destaque no empreendedorismo
Mulheres ocupam lugar de destaque no empreendedorismo
No mês da Mulher, dados revelam que elas estão cada vez mais à frente dos negócios, mas ainda enfrentam desafios.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o empreendedorismo feminino ganha destaque. Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneuriship Monitor), em 2018, dos 52 milhões de empreendedores no Brasil, 24 milhões eram mulheres, número praticamente equivalente ao de homens na mesma condição.
Em 49 países que participaram da GEM 2018, o Brasil teve a 7ª maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais, ou seja, aqueles que tinha negócios com negócios com até 3,5 anos de existência.
Quando falamos dos Microempreendedoras Individuais (MEI), as mulheres ocupam lugar expressivo. Pesquisa do Sebrae revela que, em 2020, as mulheres representam 47% do total de empreendedores formalizados nesta categoria no Brasil. A maior parte delas está envolvida com atividades nos setores de alimentação, moda e beleza, e trabalham predominantemente em casa (55%).
Os desafios, no entanto, ainda são muitos. Dados apontam que as mulheres empreendem mais por necessidade do que por oportunidade, e têm negócios menos longevos do que os dos homens.
“As mulheres, em geral, possuem negócios pouco diversificados, em segmentos de baixo valor agregado e menor capacidade de internacionalização. Apesar de serem mais adimplentes que os homens, pagam taxas de juros mais altas”, explica a analista do Sebrae, Rachel Dornelas.
Fonte: Sebrae