Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A sabedoria do realismo

A sabedoria do realismo

29/06/2018 Oscar D'Ambrosio

Dirigido por John Carroll Lynch, "Lucky" é um filme para fortes.

Última filmagem do ator Harry Dean Stanton, célebre, entre outros pela sua atuação, não menos que excepcional, em "Paris Texas", de Wim Wenders, a obra centra as atenções num protagonista que, embora fume feito uma chaminé, tem excelente saúde, mas, numa manhã, tem um desmaio repentino.

O médico alerta que a máquina de seu físico deu um primeiro sinal de que pode falhar a qualquer momento. O que poderia ser o primeiro passo de uma tragédia interior para muitos; torna-se, para Lucky, apenas mais um motor para a existência, que inclui uma disciplinada rotina e algumas reflexões existenciais não menos do que polêmicas.

É preciso ter serenidade e estômago para ouvir as falas do protagonista sobre o significado do realismo, como começo, meio e fim de tudo sem espaço para a existência de alma ou algo semelhante; e ainda para acompanhar o entendimento da realidade de Lucky como uma construção mental de quem a enuncia, ou seja, só existe aquilo que eu acredito que existe. E, nesse aspecto, alguns diálogos do filme são autobiográficos do ator, como o depoimento feito pelo personagem sobre a sua participação como marinheiro/cozinheiro numa embarcação durante a Segunda Guerra Mundial.

Dessa maneira, viver/morrer ou interpretar o mundo se dá dentro de parâmetros muito pessoais. Um dos amigos do protagonista, por exemplo, tem uma tartaruga que foge e o sofrimento dele termina quando ele se convence de que ela não abandonou, mas apenas foi buscar algo melhor. E pode voltar a qualquer hora... Quanta sabedoria!

* Oscar D"Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 



Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Autor: Pamela Gail Johnson

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Obra da PAULUS aponta caminhos e atualizações para a Educação Católica

Escrita de forma simples e clara, a obra é dirigida a todos os que atuam no ministério da educação católica.

Autor: Divulgação


Quatro princípios práticos para quem busca a felicidade

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes, Pamela Gail Johnson publica livro que estimula leitor a perceber a alegria em meio às adversidades da vida.

Autor: Divulgação