Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cemig lança livro que traz registro inédito de quilombolas de todo o estado

Cemig lança livro que traz registro inédito de quilombolas de todo o estado

01/06/2022 Henri Navesuh

Publicação é fruto de trabalho para orientação das comunidades sobre o uso eficiente e seguro da energia: o projeto Cemig no Campo.

Um trabalho inédito de documentação em texto e fotos das comunidades remanescentes quilombos de Minas Gerais será lançado no Sempre um Papo nesta quinta-feira (2/6), no auditório da Cemig.

O livro “Quilombolas” é resultante do projeto Cemig no Campo, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da companhia, regulado pela Aneel, com o objetivo de levar energia e conhecimento para famílias que vivem em comunidades quilombolas e indígenas em todo o estado.

Durante o lançamento, o jornalista Afonso Borges, idealizador do projeto Sempre Um Papo, vai entrevistar duas pessoas que tiveram participação direta no Cemig no Campo, a educadora Tayná Rodrigues do Rosário, nascida e criada em uma comunidade quilombola do município de São Francisco, no Norte de Minas, e Cássio Adriano Garcia, que atualmente também integra o Comitê de Diversidade da companhia.

Comunidades tradicionais, como os quilombolas, são responsáveis pela preservação de saberes culturais ligados à terra e às tradições desses povos dos quais são remanescentes. Porém, essas famílias dependem dos recursos tecnológicos, como a energia elétrica, para sua sobrevivência, na educação e nas atividades econômicas. Para isso, o projeto Cemig no Campo visitou as comunidades, orientando os moradores quanto ao uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Além disso, foram substituídas lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED e foram realizadas trocas de chuveiros e geladeiras e palestras que abordaram as temáticas de eficiência energética, produção e agricultura familiar e saneamento no ambiente rural.

Para mais informações sobre Cemig clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agência Minas



Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Autor: Pamela Gail Johnson

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Obra da PAULUS aponta caminhos e atualizações para a Educação Católica

Escrita de forma simples e clara, a obra é dirigida a todos os que atuam no ministério da educação católica.

Autor: Divulgação


Quatro princípios práticos para quem busca a felicidade

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes, Pamela Gail Johnson publica livro que estimula leitor a perceber a alegria em meio às adversidades da vida.

Autor: Divulgação