Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cinema nacional é ruim? Não sei, só sei que foi assim…

Cinema nacional é ruim? Não sei, só sei que foi assim…

17/06/2019 Daniel Bydlowski

No dia 19 de junho comemoramos o Dia do Cinema Brasileiro.

Cinema nacional é ruim? Não sei, só sei que foi assim…

As produções nacionais começaram lá em 1896 e a atualmente as produtoras brasileiras lançam mais de 100 projetos cinematográficos por ano, porém nem todos alcançam divulgações e salas comerciais. Não se sabe a verdade, mas dizem que o primeiro filme brasileiro foi o Vista da Baía da Guanabara, que teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto. Se esse longa foi gravado, não sabemos, mas nunca chegou a ser exibido.

Atualmente, são consideradas as primeiras produções brasileiras: Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara, Chegada do trem em Petrópolis, Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí e Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama.

Temos muitos motivos para comemorar esse dia. Conto um pouquinho abaixo sobre as muitas conquistas do cinema brasileiro.

- Central do Brasil recebeu dezenas de prêmios, como o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) no Festival de Berlim, além do BAFTA (prêmio da Academia Britânica de Cinema) e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e duas indicações ao Oscar (Filme Estrangeiro e Atriz).

- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) entrou na Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, concorreu ao prêmio Palma de Ouro no Festival do Filme em Cannes.

- E Cidade de Deus (2002)? Foram mais de 52 prêmios pelo mundo e quatro, sim quatro, indicações ao Oscar de 2004. Já o O Que é Isso, Companheiro? (1997) foi indicado ao Oscar em 1998.

- O brasileiro Flávio Migliaccio interpretou 8 personagens em uma única produção brasileira.

- O Palhaço (2011), O Auto da Compadecida (2000), Que Horas Ela Volta? (2015), O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006) são longas que cativaram a opinião pública. Utilizaram as marcas mais fortes do brasileiro, a latinidade, o amor e a empatia.

- Para dar mais valor ainda para o nosso cinema, os filmes Os Infiltrados (2006), A ilha do Medo (2010), Cabo do Medo (1991) e Touro Indomável (1980), dirigidos por Scorsese foram influenciados por Glauber Rocha, cineasta brasileiro.

- Sonia Braga, Alice Braga e Rodrigo Santoro são três dos nomes que andam pelo cinema internacional e fazem filmes de sucesso. Mas o pioneiro foi Synésio Mariano de Aguiar, cognominado Syn de Conde, o primeiro brasileiro a atuar em Hollywood.

- O primeiro filme de bilheterias é o Nada a Perder (2018) com mais de 11.226.127 de expectadores, seguido de Os dez mandamentos (2016) com mais de 11.183.219 e para completar o TOP 3 vem o Tropa de Elite - Agora o Inimigo é Outro (2010), com 11.146.723 de bilhetes vendidos.

- As animações tomam conta de grande parte da indústria cinematográfica. Rio (2012) foi indicado à estatueta na categoria de melhor canção. Ferdinando (2018), aquele tourinho simpático, foi indicado para melhor filme de animação, feita por um brasileiro.

Agora para o segundo semestre já esperamos algumas produções aguardadas pelo público e pelos críticos. O filme Hebe será uma gracinha! A vida da apresentadora foi um show à parte da TV e com certeza será um marco na categoria biografia e estreia em 15 de agosto.

O pessoal dos anos 90 vai curtir muito assistir Eduardo e Mônica, a música do famoso Legião Urbana, tema de muitos amores, que irá para as telonas no dia 10 de outubro. Simonal, que dispensa qualquer apresentação, vai ganhar sua biografia também em 19 de setembro.

Para os pequenos, a live action de A Turma da Mônica chega nos cinemas 27 de julho. Aposto que essa produção será assistida do vovô até às crianças.

O Cinema Brasileiro é cheio de talentos, emoções, tecnologia e histórias profundas com muita brasilidade.

* Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema.

Fonte: LC - Agência de Comunicação



Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir