Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O prazer de jogar

O prazer de jogar

31/08/2018 Oscar D'Ambrosio

Jogos de tabuleiro são maneiras de conhecer as pessoas.

O prazer de jogar

Imagine que três casais se encontram periodicamente para os mais variados tipos de desafios intelectuais, de estratégia e de conhecimento. E imagine ainda quando o real e imaginário se misturam de maneiras inusitadas nessas atividades lúdicas.

Esses são os princípios do filme “A noite do jogo”, dirigido por John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein, com especial destaque no elenco para Rachel McAdams. O ponto alto da narrativa está nas relações psicológicas entre os participantes das brincadeiras, que vão ganhando a dimensão de realidade cena a cena.

Por um lado, está o casal central, com a esposa querendo engravidar e o marido temendo que uma criança prejudique a vida deles, inclusive os encontros semanais para jogar. Temos ainda o par que declara constantemente amor um ao outro, mas com uma “traição” que vem à tona; e ainda o macho sedutor que participa das atividades sempre com parceiras diferentes.

O espírito competitivo predomina, com a presença ainda de um policial vizinho que, enquanto casado, também participava dos encontros de jogos, mas que foi excluído pela sua personalidade deprimida e agressiva.

Acima de tudo, o filme revela que jogar é uma forma de sonhar, de se relacionar e de escapar de uma vida cotidiana que pode muitas vezes parecer sem atrativos. Também é uma forma saudável de aprender a se relacionar com o mundo. Tudo isso é discutido com doses de humor que geram uma construtiva reflexão sobre o cotidiano de nossas vidas.

* Oscar D”Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Autor: Pamela Gail Johnson

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Obra da PAULUS aponta caminhos e atualizações para a Educação Católica

Escrita de forma simples e clara, a obra é dirigida a todos os que atuam no ministério da educação católica.

Autor: Divulgação


Quatro princípios práticos para quem busca a felicidade

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes, Pamela Gail Johnson publica livro que estimula leitor a perceber a alegria em meio às adversidades da vida.

Autor: Divulgação