Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um livro para crianças vítimas da violência e da negligência social

Um livro para crianças vítimas da violência e da negligência social

29/11/2023 Divulgação

Inspirada em fatos, ficção do advogado Mauricio Ribas promove conscientização sobre direitos fundamentais na infância e a importância de uma educação libertária.

Vítimas de violência doméstica, Ingel Addae e os três irmãos mais velhos foram morar em um lar substitutivo na Estônia enquanto o pai era deportado para o país de origem e a mãe se recuperava do alcoolismo. A residência temporária foi a casa do advogado brasileiro Mauricio Ribas e da esposa estoniana, que precisaram descobrir formas de cuidar de quatro crianças e adolescentes traumatizados por um contexto familiar cruel.

O casal encontrou métodos para se aproximarem dos jovens, porém o escritor teve uma dificuldade particular em criar vínculos afetivos com o mais novo, principal inspiração para o lançamento de Ingel Addae – A Luta Entre o Bem e o Mal. Na ficção infantojuvenil, o nome da criança foi preservado para proteger sua identidade, enquanto o autor está personificado na figura de Michel.

O enredo detalha o processo de união entre os dois: um dia, o menino foi para a escola acompanhado do pai substitutivo pela primeira vez e estava bastante agressivo. Mas, no caminho, assustou-se com um uivo semelhante ao de um lobo e que vinha de uma casa fantasmagórica. Este foi o ponto de partida para Michel usar a criatividade e contar a história da bruxa Aquela-Mulher, que vivia no mausoléu abandonado e era a representação do mal. “Aquela-Mulher é a criminalidade, a ignorância, o crime organizado, o tráfico. Ela é a violência e a negligência que afetam as crianças”, explica o escritor.

Ao saber da existência dessa feiticeira, o garoto começou a pedir para conhecer mais histórias sobre Aquela-Mulher. Então Mauricio Ribas, o Michel, a utilizou para transmitir mensagens importantes à criança: falou sobre a necessidade de se alimentar bem; respeitar as pessoas; aceitar o amor dos familiares; agir de forma ética; confiar naqueles que merecem; e perdoar os erros. Todas essas histórias contadas durante meses pelo autor estão no livro, que ainda contém ilustrações de Lilo Santetti.

Além de conversar com crianças e adolescentes sobre o amor, a importância da educação e a construção de relacionamentos saudáveis, a obra também propõe um debate com a sociedade acerca das consequências da marginalidade e da violência enfrentadas por muitos jovens. “O livro é um chamado aos pais, professores e educadores, em geral, para que se estabeleça uma ampla discussão em busca de soluções aos riscos que os jovens brasileiros sofrem com a marginalidade e a violência”, defende o advogado, que luta pelo cumprimento dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no país.

Ficha técnica
Título: Ingel Addae – A Luta Entre o Bem e o Mal
Autor: Mauricio Ribas
Editora: Appris
ISBN: 978-65-250-4919-9
Páginas: 79
Preço: R$ 46 (físico) | R$ 29 (e-book)
Onde encontrar: Amazon | Appris

Para mais informações sobre crianças e adolescentes clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Autor: Pamela Gail Johnson

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Obra da PAULUS aponta caminhos e atualizações para a Educação Católica

Escrita de forma simples e clara, a obra é dirigida a todos os que atuam no ministério da educação católica.

Autor: Divulgação


Quatro princípios práticos para quem busca a felicidade

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes, Pamela Gail Johnson publica livro que estimula leitor a perceber a alegria em meio às adversidades da vida.

Autor: Divulgação