Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Fome oculta na infância mata!

Fome oculta na infância mata!

07/05/2019 Daniel Magnoni

Atualmente, a deficiência de micronutrientes afeta mais de 2 bilhões de pessoas no planeta.

Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo apresentam deficiência nutricional de zinco, iodo, o selênio, o cálcio, o magnésio e o fósforo. Saiba o que comer para se prevenir da carência desses minerais.

A fome oculta é a deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais) que frequentemente não mostra sinais ou sintomas, mas que pode levar a alterações silenciosas e resultar em sequelas a longo prazo. Atualmente, a deficiência de micronutrientes afeta mais de 2 bilhões de pessoas no planeta.

Ela ocorre quando a qualidade dos alimentos ingeridos não atinge as necessidades do indivíduo. Acomete principalmente as crianças devido à maior demanda de micronutrientes nesse período, em decorrência do crescimento e do desenvolvimento.

Não importa o peso da criança, a fome oculta pode afetar os mais magros, os mais obesos, ou até mesmo aquela com peso adequado.

Entre os minerais que resultam em carência nutricional, podemos destacar, o ferro, o zinco, o iodo, o selênio, o cálcio, o magnésio e o fósforo. No mundo, são mais frequentes as deficiências de ferro, zinco e iodo, sendo a de ferro a mais prevalente.

O ferro é um mineral essencial para o transporte de oxigênio, para o desenvolvimento cerebral e atua no sistema imunológico.

A principal consequência da carência de ferro é a anemia, e, na criança, pode afetar o crescimento, causar déficit de aprendizagem e de cognição, além de aumentar o número e a gravidade dos quadros infecciosos. Garantir a ingestão de carnes, espinafre, ostras, fígado, ervilha e legumes, é a melhor forma de prevenir a sua deficiência.

O zinco também é importante para o desenvolvimento e crescimento da criança, e atua nos sistemas imune e reprodutivo, na cognição, na visão e no paladar.

Portanto, a sua deficiência pode levar ao retardo de crescimento e da puberdade, assim como alterações de pele e de cicatrização, no paladar e falta de apetite. Como principal fonte de zinco temos: ostras, carnes e vísceras, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

O cálcio, encontrado principalmente no leite e nos produtos lácteos, é o mineral mais abundante no corpo humano, e, juntamente com o fósforo, compõe os ossos e os dentes. Ainda atua na contração muscular, na manutenção da pressão arterial, na coagulação e na oxidação de gordura, diminuindo a massa gorda.

As maiores necessidades de cálcio ocorrem durante a puberdade e adolescência, quando a formação óssea tem uma maior demanda. 

No Brasil, a deficiência de iodo tem sido combatida com a iodização do sal. O iodo compõe os hormônios da tireoide e também atua no crescimento e no desenvolvimento cerebral. Daí a sua carência gerar hipotireoidismo, retardo mental e atraso cognitivo. Nos alimentos, o iodo está presente nos alimentos marinhos, sal iodado, leite e ovo.

Alguns alimentos podem dificultar ou favorecer a absorção dos minerais. A ingestão de frutas cítricas junto aos alimentos fonte de ferro, por exemplo, aumentam a sua absorção, porém o refrigerante e o leite podem atrapalhar, por isso se recomenda evitar a ingestão de leite durante as refeições principais.

A lactose, por sua vez, ajuda na absorção do cálcio e do magnésio (presente nas folhas), enquanto o refrigerante atrapalha. Em altas doses, o ferro prejudica a absorção de cobre e zinco, sendo um dos motivos por que se deve evitar a associação de industrializados fortificados (por exemplo, fórmulas lácteas e cereais infantis).

A melhor forma de prevenir a fome oculta nas crianças e garantir o crescimento e o desenvolvimento saudáveis é promovendo uma alimentação balanceada através da ingestão de frutas, legumes, verduras, castanhas, além das carnes e dos produtos lácteos.

* Daniel Magnoni é consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), diretor de Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração – Hcor.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias



Verão requer atenção redobrada com picadas de insetos

Com a chegada do verão, as pessoas deixam a pele mais exposta e, consequentemente, as picadas de insetos também se tornam frequentes.

Verão requer atenção redobrada com picadas de insetos

Consumo de cigarros ilegais cai no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Estudo foi divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer.

Consumo de cigarros ilegais cai no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Viajar de avião com conjuntivite exige cuidados

Médico explica que muitas vezes o paciente adquire a doença ainda durante o voo.

Viajar de avião com conjuntivite exige cuidados

Anvisa libera venda de maconha para uso medicinal

Manipulação da substância não será permitida, e compra poderá ser feita apenas com prescrição médica.

Anvisa libera venda de maconha para uso medicinal

A dieta do limão provoca erosão dentária e aumento de cáries entre as mulheres

Acidez do limão provoca microporosidades na superfície do esmalte dos dentes.

A dieta do limão provoca erosão dentária e aumento de cáries entre as mulheres

Cáries não tratadas podem causar inflamação no coração

Todo mundo sabe que a falta de higiene bucal e a não visitação periódica ao dentista podem causar muitos danos aos dentes e à boca em geral.


Brasil tem 135 mil pessoas convivendo com HIV que não sabem

Somente em 2018, foram notificados 43,9 mil novos casos no país

Brasil tem 135 mil pessoas convivendo com HIV que não sabem

Homens precisam fazer reposição hormonal?

Especialista do Hospital São Camilo fala sobre problemas que podem afetar a saúde masculina.

Homens precisam fazer reposição hormonal?

A importância do Exame de Toque da Próstata

O câncer de próstata é a neoplasia sólida mais comum, após o melanoma, e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino no Brasil.


Brasileiro consome quase o dobro de sal recomendado pela OMS

Pesquisa nacional que usou dados biológicos de brasileiros

Brasileiro consome quase o dobro de sal recomendado pela OMS

Especialista lista os principais cuidados que os pais devem ter com as crianças na praia

Com a chegada do verão, das festas de fim de ano e das temperaturas mais elevadas, as praias são o destino preferido de muitas famílias brasileiras por proporcionarem lazer e diversão.

Especialista lista os principais cuidados que os pais devem ter com as crianças na praia

Expectativa de vida de brasileiros com sobrepeso é 3,3 anos menor que a média geral

De acordo com o Ministério da Saúde, 55,7% da população brasileira está acima do peso.

Expectativa de vida de brasileiros com sobrepeso é 3,3 anos menor que a média geral