Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gerenciar caminhoneiros autônomos não é para todos

Gerenciar caminhoneiros autônomos não é para todos

07/02/2022 Jarlon Nogueira

Empresas de todos os tamanhos e setores têm como uma de suas principais metas cortar custos.

Gerenciar caminhoneiros autônomos não é para todos

E os valores investidos em transportes é um dos primeiros a serem repensados. E, com uma alta média do diesel de 44,3% em 2021 segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), fica difícil 'engolir em seco' a alta da tabela de fretes definida pela ANTT, que em 2022 será de 6,45% a 8,58%. 

Para fechar a conta e não sair no prejuízo, muitas vezes a saída é diminuir a preferência pelas transportadoras tradicionais e partir para uma maior utilização de caminhoneiros autônomos. Se a ideia for isso, muitos podem pensar em fazer com uma empresa inexperiente ou ainda internalizar essa função. 

Mas será que essa é a melhor solução? É preciso ter muito cuidado ao tomar a decisão, principalmente se a opção for cuidar dos fretes por conta própria. É muito mais complicado do que se imagina! E a seguir você entenderá o porquê. 

1- Quem carrega a sua carga: Pais e mães desejam o melhor para os seus filhos e ficam com o pé atrás quando eles saem pela primeira vez com uma nova pessoa. Afinal, como confiar em quem não se conhece? Por fora bela viola, por dentro pão bolorento, já dizia o ditado. 

A aparência nem sempre é tudo e pode enganar. É preciso conhecer profundamente quem está com sua carga. Quem cuida por conta desse processo não consegue conhecer profundamente quem está na boléia. E os riscos de algo acontecer são grandes. 

2- Seguro: Sua carga é o seu bem mais valioso e precisa ser bem protegido. E a metáfora dos pais zelosos cabe muito bem aqui também. Muitas empresas que intermediam transportes não se preocupam em segurar a carga - afinal, essa medida vai encarecer o frete, tirando competitividade.

E se os ditos profissionais não se preocupam com isso, o que dizer de quem está dentro da empresa? Por falta de experiência é capaz da pessoa acreditar que essa deve ser uma responsabilidade do próprio motorista. Apenas no estado de São Paulo o roubo de cargas aumentou quase 5% no primeiro semestre de 2021. No caso de acontecer um sinistro, a empresa precisará correr atrás do prejuízo. 

3- Visibilidade e rastreamento da carga: Quem presta serviço atualmente pensa em disponibilizar uma fácil visualização de onde está o caminhão? Você precisa saber se as rotas determinadas estão sendo seguidas e se, por acaso, os motoristas por acaso gastam mais tempo que o necessário em um local.

É fundamental ter esse controle, com os veículos sendo acompanhados por GPS. E não vale pedir a localização em tempo real para o caminhoneiro via WhatsApp. Esse serviço precisa ser independente da vontade do motorista, afinal, ele precisa se concentrar na direção. 

4- Uso de novas tecnologias: a transformação digital chegou a todas as horas, inclusive no transporte de cargas. E se você acredita que modernidade é falar diretamente com o motorista pelo WhatsApp, se enganou. 

É difícil monitorar todas as cargas em trânsito sem a ajuda de novas tecnologias. E o GPS já falado é apenas a mais simples delas. A utilização de ferramentas inovadoras, inacessíveis para quem faz a gestão sozinho ou com a ajuda de uma empresa iniciante pode acarretar no atraso ou mesmo desvio da carga.

São muitos os fatores e preocupações a serem levados em conta. Uma empresa séria, como uma transportadora digital, seleciona 'a dedo' os melhores motoristas e oferece seguro para a carga de ponta a ponta. 

E o uso da tecnologia está no DNA delas, oferecendo um aplicativo onde toda a gestão dos fretes é realizada de maneira simples e intuitiva. Big Data e Inteligência Artificial são utilizados para oferecer o melhor serviço. 

Viu como contratar um caminhoneiro autônomo vai muito além do que apenas combinar o preço do frete pelo WhatsApp?  

* Jarlon Nogueira, CEO da AgregaLog – transportadora digital que oferece soluções inovadoras de logística de transporte para a indústria. 

Para mais informações sobre Caminhoneiros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



Sebrae aproxima startups e empresas inovadoras de investidores

Programa Capital Empreendedor 2022 está com inscrições abertas até o dia 15 de maio


Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup que atuava apenas como aplicativo de recompensas em cashback investe no desenvolvimento de novos recursos para realizar transações financeiras na plataforma.

Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup mineira discute tendências tecnológicas do mercado de comércio conversacional

Evento de Take Blip acontece no dia 18 de maio, em São Paulo, e contará com painéis da META, Nestlé, Mercado Pago, Riachuelo e outras grandes empresas.


Startup leva a educação do futuro para as escolas

Programa idealizado pela StarHire365 leva as competências e habilidades fundamentais do século XXI para a grade curricular do ensino fundamental

Startup leva a educação do futuro para as escolas

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021

Evolua Energia contribuiu diretamente para a preservação de mais de 20 mil litros de água, 840 kg de madeira, redução de 140 toneladas de emissão de carbono e 140 kg de lixo.

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021


Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Ferramenta conduz melhor a gestão de frotas, tornando-a mais eficiente - e mais barata.

Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

ARPAC desenvolve e opera drones para monitoramento de sanidade de lavouras.

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

Startup do agronegócio desenvolve diagnósticos biológicos do solo usando IA

A empresa está em busca do seu primeiro investimento depois de passar por programa de aceleração da Bluefields.


3 Startups que estão revolucionando o marketing

Seja qual for a área de atuação de uma empresa, o marketing é extremamente importante para garantir o seu sucesso e crescimento.


Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Com velocidade de startup, curitibana Selecty lança versão 4.0, pivota modelo de negócios e já colhe bons resultados.

Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Startup CertifiCafé conecta produtores com o mercado para atrair investidores

Única startup brasileira que faz parte do Sustainable Coffee Challenge, Certificafé é destaque no portfólio da NovoAgro Ventures.