Startup de jogos matemáticos cresce 89% e vira alternativa contra defasagem escolar
Startup de jogos matemáticos cresce 89% e vira alternativa contra defasagem escolar
Escolas públicas e privadas apostam em tecnologias de escala e baixo custo para reforço da matemática e coloca o País na primeira posição do ranking mundial de usuários da plataforma Matific.
O preocupante índice de defasagem no aprendizado de jovens e crianças no Brasil durante o período mais agudo da pandemia tem sido um forte estímulo para o crescimento do uso de tecnologias de escala e baixo custo na educação brasileira. O uso na grade curricular da plataforma da Matific, startup internacional de gamificação da matemática por meio de inteligência artificial e que atende estudantes de 5 a 15 anos, cresceu 89% este ano no País.O volume de alunos, tanto da rede pública quanto do ensino privado, que utilizam a plataforma na grade curricular saltou de cerca 225 mil em 2021 para mais de 426 mil neste ano. Já a quantidade de escolas que contrataram o sistema da Matific passou de 3,3 mil na virada do ano para 5 mil em novembro de 2022.
O crescimento, que garantiu uma elevação no faturamento da empresa de 2021 para 2022 de quase 90%, colocou o Brasil na primeira posição do ranking mundial no uso da tecnologia de gamificação da matemática, seguido por Israel, Índia, Austrália, Espanha, África do Sul e Uruguai. A plataforma da Matific é adotada em 60 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
Atualmente, a Matific atende cerca de 2,1 mil colégios privados, com mais de 205 mil alunos das principais redes de educação no País, e 6 mil de instituições públicas, perfazendo cerca de 221 mil estudantes espalhados por colégios estaduais e municipais de todas as regiões brasileiras.
A previsão da startup é entrar no próximo ano letivo com praticamente o dobro de alunos atendidos, com um acréscimo de cerca de 500 mil estudantes e 6 mil colégios, que passam pela fase final de implantação da plataforma e treinamento de docentes.
Os usuários contam com acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa, com quase 7 milhões de atividades, desafios e exercícios já executados este ano. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos principais livros didáticos no País.
Fonte: TOTUM Comunicação