Startup fomenta empreendedorismo “solopreneur”
Startup fomenta empreendedorismo “solopreneur”
Com três minimercados autônomos instalados dentro de condomínios residenciais em Santa Catarina, empreendedor solo contou com a ajuda da Minha Quitandinha.
Segundo levantamento realizado pelo pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 53% dos brasileiros são "solopreneur", ou seja, empreendedores solos que administram seu próprio negócio sem a ajuda de funcionários. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil ocupa o topo da lista e os dois motivos principais para tal colocação são o desemprego e o sonho de ser o próprio patrão, principalmente entre os empreendedores novatos sobrevindos da classe média.
De fato, o empreendedorismo sempre esteve nos planos de boa parcela dos brasileiros, mas as dificuldades financeiras e a falta de conhecimento no segmento ou mercado eram grandes entraves. Porém, as coisas têm mudado e graças às inovações tecnológicas, muitos "solopreneurs "recorrem a startups que têm voltado seu incentivo a um modelo de negócio que atenda este público.
É o caso de Alessandro Guzzoni Olinger, que aos 44 anos decidiu procurar a ajuda da Minha Quitandinha, uma startup catarinense especializada em tecnologia de varejo, criadora de um minimercado autônomo que funciona sem a necessidade de funcionários. O modelo de negócio é instalado dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, funcionando com o conceito de honest market através do sistema self-checkout, operando durante 24 horas por dia, sete dias por semana.
Em dezembro de 2020, Olinger se tornou dono de três minimercados instalados em condomínios residenciais localizados no município de Itajaí, em Santa Catarina. Ele conta que sempre teve o desejo de empreender, mas queria um modelo de negócio enxuto e sem burocracia. “Por conta da realidade da pandemia, vi no mercado autônomo uma oportunidade e uma solução inovadora. Percebi a demanda por este tipo de serviço que oferecia comodidade, segurança e praticidade às pessoas em tempos de isolamento. Recorri ao pessoal da Minha Quitandinha, que estava com uma proposta que cabia no meu bolso e nos meus planos”, declara. Até o final de 2021, o empreendedor espera abrir mais duas unidades no estado catarinense.
Os minimercados autônomos já são uma tendência no Brasil e com um grande potencial de crescimento. De acordo com uma pesquisa online feita pelo Ibope Conecta, 87% dos entrevistados gostariam de utilizar este tipo de serviço. O funcionamento é bem prático e viabilizado pelo sistema de self-checkout. Nele, o consumidor participa diretamente de todo o processo de compra, incluindo a escolha de cada item até o pagamento.
Sobre Minha Quitandinha
A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo, que surgiu no ano de 2020, em Santa Catarina, em meio a pandemia do coronavírus. Idealizada por três empreendedores: Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena, a ideia é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança, através de um minimercado autônomo, baseado no conceito de honest market, instalado dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário acima de 500 pessoas.
Fonte: Markable