Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a tecnologia impacta o atendimento ao aluno na volta às aulas

Como a tecnologia impacta o atendimento ao aluno na volta às aulas

01/02/2024 Divulgação

Especialista destaca práticas para aprimorar a experiência proporcionada pelas instituições de ensino em 2024.

Como a tecnologia impacta o atendimento ao aluno na volta às aulas

Os últimos anos foram marcados por mudanças no relacionamento entre clientes e empresas. Do surgimento de novos canais de comunicação às urgências por um atendimento rápido, as organizações têm lutado para acompanhar a evolução das expectativas dos consumidores. Estas exigências também se estendem ao setor de educação, que tem buscado se reinventar para acompanhar as expectativas e necessidades dos estudantes e seus pais na atualidade.

O fundador da plataforma de atendimento Octadesk, Rodrigo Ricco, afirma que as instituições de ensino que adotam novas tecnologias ganham vantagem competitiva no mercado atual. “Em primeiro lugar, é importante que essas organizações estejam atentas às expectativas dos alunos e dos seus responsáveis. Isso inclui oferecer um serviço personalizado e eficiente, desde o momento da matrícula até o acompanhamento durante o ano letivo. Uma comunicação clara e transparente sobre as políticas, procedimentos e atividades escolares também é essencial para garantir a satisfação do público estudantil”, ressalta.

E para ajudar a se destacar no mercado educacional, Rodrigo listou como a tecnologia contribui para para melhorar a experiência do aluno em 2024. Confira:

Atendimento personalizado em tempo real

A utilização do WhatsApp como meio de comunicação entre alunos e instituições educacionais representa um salto em direção a um atendimento mais personalizado e em tempo real. Os alunos podem obter informações instantâneas sobre matrículas, grades curriculares e eventos acadêmicos, tudo na palma da mão.

Resolução rápida de dúvidas e problemas

A tecnologia também oferece uma interação eficiente para a resolução rápida de dúvidas e problemas dos alunos. Com ajuda de um bot é possível programar as respostas para manter um atendimento ágil, como por exemplo, solicitação da segunda via do boleto ou questões administrativas. Assim, a comunicação se torna fácil, rápida e o melhor, sem fila de espera. Com a tecnologia associada à instituição, é possível manter um atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana, além de facilitar o direcionamento dos próximos passos sem ocupar um atendente. Essa comunicação instantânea reduz o tempo de espera e proporciona uma resposta mais ágil, promovendo a satisfação do aluno e responsáveis.

Acesso a recursos educacionais

Além do atendimento direto, as instituições estão utilizando o WhatsApp como uma ferramenta para disponibilizar recursos educacionais. Links para materiais de estudo, vídeos explicativos e até mesmo aulas ao vivo podem ser compartilhados diretamente no aplicativo, ampliando o acesso dos alunos a informações relevantes e enriquecendo sua experiência acadêmica.

Facilidade de comunicação para alunos à distância

A comunicação com bots também elimina as barreiras de fuso horário e facilita a interação com a instituição de ensino. Essa abordagem não apenas agiliza o processo de resolução de questões acadêmicas, mas também promove a autonomia do aluno, permitindo que ele conduza sua jornada educacional de forma mais independente., contribuindo para uma integração mais suave.

Comunicação em massa

Para as instituições de ensino que buscam realizar comunicações eficazes para um amplo público de maneira automatizada, a utilização da função de Disparo em Massa no WhatsApp pode ser uma estratégia relevante. Para anunciar descontos ou até mesmo a data vigente de matrículas, essa ferramenta torna-se útil para distribuir comunicação de forma eficiente e proativa. Recomenda-se planejar as campanhas com antecedência, elaborando mensagens que incorporem recursos variados, como imagens, vídeos e links, para destacar a mensagem. Além disso, certifique-se de que tudo esteja preparado e testado antes de eventos significativos, como processos seletivos ou matrículas. Aproveite a funcionalidade para segmentar sua base de contatos, personalizando a comunicação de acordo com o histórico acadêmico, preferências e comportamento passado dos alunos. Essa abordagem também pode ser uma aliada valiosa no pós-venda, mantendo a comunicação com os alunos matriculados, fornecendo informações sobre atividades acadêmicas, eventos e oferecendo suporte contínuo.

Para mais informações sobre ensino clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NR7 Angência



Robôs humanóides irão construir as próximas BMWs

Hitty-Ko explica benefícios e malefícios do uso dessa tecnologia nas fábricas.

Autor: Divulgação

Robôs humanóides irão construir as próximas BMWs

Inovação: abrace a mudança antes que ela abrace o seu negócio

O conceito ambidestria organizacional foi apresentado pela primeira vez em 1976 pelo pesquisador norte-americano Robert B. Duncan.

Autor: Eduardo Zugaib

Inovação: abrace a mudança antes que ela abrace o seu negócio

Como a tecnologia pode favorecer a distribuição de medicamentos?

Nenhum software sozinho irá solucionar todos os desafios da gestão da distribuição de medicamentos.

Autor: Paulo Pompêo

Como a tecnologia pode favorecer a distribuição de medicamentos?

Na contramão da inovação: como o Brasil acelera rumo ao passado automotivo

O aumento tarifário de importação em até 35% nos próximos anos foi declarado como tendo por objetivo o estímulo à produção doméstica de veículos elétricos.

Autor: Rafael Levy

Na contramão da inovação: como o Brasil acelera rumo ao passado automotivo

Brasileiro cria bafômetro veicular para prevenir condução alcoolizada

A Volvo do Brasil foi a primeira fabricante a lançar o bafômetro que impede a partida de caminhões e ônibus, chamado por de Alcolock.

Autor: Frota News

Brasileiro cria bafômetro veicular para prevenir condução alcoolizada

Visão de futuro: a automação de processos como estratégia de eficiência

A automação de processos no contexto empresarial representa uma revolução tecnológica que redefine a forma como as organizações operam.

Autor: Raphael Bordini Corrêa

Visão de futuro: a automação de processos como estratégia de eficiência

Primeiro ponto de parada de caminhões autônomos em estrada foi aberto nos EUA

A Kodiak Robotics, empresa de tecnologia de caminhões autônomos, uniu forças com a Pilot Company para inaugurar um marco revolucionário no setor de transporte.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Primeiro ponto de parada de caminhões autônomos em estrada foi aberto nos EUA

Quatro tendências em tecnologia para 2024

Depois de um ano agitado e vivendo na pele transformações em modelos de negócios com aplicação de tecnologias emergentes, o que será que nos aguarda em 2024?

Autor: Rodolfo Rezende

Quatro tendências em tecnologia para 2024

Programa MOVER pode impulsionar a inovação na indústria brasileira

O desenvolvimento das indústrias brasileiras de autopeças aumenta a independência na importação de tecnologias.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Programa MOVER pode impulsionar a inovação na indústria brasileira

Obras, transporte e logística noturna já podem ser silenciosas

Com a crescente pressão para tornar as cidades mais limpas e menos ruidosas é que as empresas estão adotando metas mais ambiciosas de sustentabilidade.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Obras, transporte e logística noturna já podem ser silenciosas

IA, IoT e tecnologia verde seguem em alta nos negócios em 2024

Estar atento às novas aplicações para o mercado de TI é o diferencial competitivo entre as empresas que buscam escalar seus segmentos.

Autor: Josefina Gonzalez

IA, IoT e tecnologia verde seguem em alta nos negócios em 2024

Dez tendências de inovação para 2024

Sua empresa incluiu a inovação no planejamento estratégico para 2024?

Autor: Alexandre Pierro

Dez tendências de inovação para 2024