Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresa lança projeto de transporte de carga em alta velocidade para portos

Empresa lança projeto de transporte de carga em alta velocidade para portos

20/08/2021 Marcos Villela Hochreiter

É o trem mais rápido parado do mundo.

Empresa lança projeto de transporte de carga em alta velocidade para portos

Os veículos elétricos existem há cerca de 100 anos e não passaram de boas ideias que não foram viabilizadas economicamente. Trem de alta velocidade existem há anos e até hoje é muito caro, fazendo que pouquíssimas cidades no mundo ofereçam este tipo de transporte, muitas vezes, com passagem mais cara do que a de avião. Recentemente, a China apresentou um trem que pode chegar a 600 km/h por levitação magnética, no entanto, ainda não teve condições de construir os trilhos. É o trem mais rápido parado do mundo. Ideias e projetos precisam ser criados e isso faz parte da evolução humana, mesmo que seja inviável economicamente hoje, mas as próximas gerações vão dar continuidade. Imagina se não déssemos atenção ao mineiro Santos Dumont? Depois dessa reflexão, ainda não sabemos nada sobre a viabilidade econômica da Hyperloop Transportation Technologies que, após lançar um projeto de transporte de passageiros em tubos, agora, lança outro projeto para o transporte de contêineres em uma espécie de trem em tubo de forma ultra rápido.

Em ambos os projetos, passageiros e cargas, a empresa acredita da viabilidade dele no Brasil. Sim, no mesmo País que não consegue construir rodovias (menos de 13% são asfaltadas), ferrovias que atende só o interesse de grandes exportadores em detrimento aos interesses do cidadão comum, raros metrôs, portos pouco eficientes, e ainda não realizou o sonho de ter um trem de alta velocidade, aquele, que seria feito para a Copa de 2014.

Vamos escutar o que a empresa tem a dizer e mais, vamos torcer que tenha sucesso. A introdução acima é apenas um retrato da realidade brasileira, muito diferente, da realidade dos países do Hemisfério Norte. Assista o vídeo do projeto e leia o comunicado da empresa enviado para imprensa:

“A empresa de tecnologia de transportes ultra rápidos e sustentáveis HyperloopTT anuncia o lançamento do HyperPort, um sistema de carga de alta velocidade e solução de frete para operadores portuários. Capaz de realizar o transporte em contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião, suas cápsulas têm capacidade para dois contêineres padrão, ou high-cube de 20 pés, ou um contêiner de 40 a 45 pés. Dessa forma, a companhia espera que a solução plug-and-play seja uma peça-chave no setor de logística global, que prevê um crescimento de US$ 12 trilhões até 2023.

Desenvolvido para atender os padrões atuais da indústria, o HyperPort pode mover 2.800 contêineres por dia em um ambiente fechado, que elimina passagens de nível. Isso aumenta não só a agilidade da operação, mas também a confiabilidade, eficiência e segurança do trabalhador portuário. O sistema, desenvolvido em parceria com a Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), operadora do porto de Hamburgo, na Alemanha, passa por revisão e certificação do design. O próximo passo é o lançamento de um demonstrador de realidade virtual no ITS World Congress, a maior exposição de mobilidade do mundo, que acontece em Hamburgo, de 11 a 15 de outubro de 2021.

Assim como o sistema de transporte de passageiros hyperloop, que está em estudo de viabilidade no Sul do Brasil, o HyperPort não depende de grandes subsídios governamentais para ser adotado. De acordo com as necessidades locais, a HyperloopTT desenvolve e licencia a tecnologia, que pode ser adquirida e executada por operadores de portos interessados em se destacar no mercado por meio de inovação, tecnologia e sustentabilidade tanto ambiental quanto financeira. 

“O HyperPort traz a nova era do transporte de cargas. Com a mesma tecnologia do nosso sistema de passageiros, adaptada para a realidade dos portos, a solução resolve problemas logísticos, aumenta a capacidade e eficiência e, ao mesmo tempo, diminui a poluição e o congestionamento em portos ao redor do mundo. Serão mais de 2 mil contêineres transportados em um único dia, então o operador portuário também terá mais agilidade e possível redução de custos de operação. É uma solução que pode ser implementada em qualquer lugar e traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, como a redução da pegada ambiental devido ao seu sistema zero emissões”, comenta o Diretor da HyperloopTT na América Latina, Ricardo Penzin.

“Na HHLA, sabemos que para se preparar para o futuro você deve inovar”, afirma Gerlinde John, Gerente de Projetos HyperPort da HHLA. “A tecnologia hyperloop é adequada para levar o transporte de mercadorias a um novo nível. Com o conceito HyperPort, estamos desenvolvendo uma solução alternativa aos sistemas existentes, voltada ao transporte de mercadorias do futuro e para um mercado global em rápido crescimento”, conclui.

Projetada pela premiada empresa Mormedi, a cápsula de carga é destaque no vídeo recém-lançado, que mostra o potencial transformador da nova forma de logística. A tecnologia pronta para pré-comercialização, desenvolvida pela HyperloopTT em colaboração com a HHLA e a empresa de engenharia CT Ingenieros, apresenta mais de 20 mil horas de engenharia detalhada incluindo concepção, modelos analíticos, cálculos, estudos de trade-off, modelos 3D, otimizações gerais de design e integrações. A cápsula, a infraestrutura e os componentes do sistema HyperPort estão em otimização para a completa implantação comercial.

Sobre HyperloopTT

Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) é uma empresa inovadora de transporte e tecnologia focada em realizar o hyperloop, um sistema que move pessoas e mercadorias com segurança, eficiência e sustentabilidade, trazendo a velocidade do avião para o solo. Por meio do uso de tecnologia exclusiva e patenteada e um modelo de negócios colaborativo avançado, a HyperloopTT está criando a primeira nova forma de transporte em mais de um século.

Fundado em 2013, o HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e tecnólogos em 52 equipes equipes multidisciplinares, além de 50 parceiros corporativos e universitários. Com sede em Los Angeles, CA e Toulouse, França, a HyperloopTT tem escritórios na América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Europa. A HyperoopTT ainda é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, refletindo o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Responsável pelo primeiro e único sistema de teste em grande escala do mundo, a HyperloopTT lançou o primeiro estudo de viabilidade abrangente analisando um sistema hyperloop em 2019, que concluiu que o sistema é econômica e tecnicamente viável e irá gerar lucro sem exigir subsídios governamentais. Hoje, possui um estudo de viabilidade em curso no Sul do Brasil, que visa ligar a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, à Serra Gaúcha.  O trajeto de 130 km é estimado em apenas 17 minutos e promete impactar o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o turismo local.

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 

Para mais informações sobre Veículos Elétricos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Transporte Mundial



A nova era da manufatura com a IA e robôs colaborativos

E quando esses robôs colaborativos forem alimentados por Inteligência Artificial?

Autor: Jaime Perroti

A nova era da manufatura com a IA e robôs colaborativos

Segurança pública do Brasil: o papel das inovações tecnológicas

Não é novidade que temos enfrentado desafios complexos quando o assunto é segurança pública no Brasil.

Autor: Camila Rissi

Segurança pública do Brasil: o papel das inovações tecnológicas

Tecnologia à serviço do crime: a vez do clone de voz

O risco é para todos e as medidas para reduzi-los e evitar prejuízos financeiros e, claro, emocionais, passa por alguns poucos, mas eficazes cuidados.

Autor: Gustavo Alonge

Tecnologia à serviço do crime: a vez do clone de voz

Nanoscópio desenvolvido na UFMG conquista Prêmio Péter Murányi 2024

Edição teve 144 trabalhos indicados por 78 instituições de ensino do país.

Autor: Divulgação

Nanoscópio desenvolvido na UFMG conquista Prêmio Péter Murányi 2024

Maior copa de robótica reúne competidores nacionais e internacionais

A IRONCup evidencia os robôs para além das máquinas e aposta nas tecnologias robóticas como uma ferramenta de ensino.

Autor: Divulgação

Maior copa de robótica reúne competidores nacionais e internacionais

Evolução tecnológica e a robótica ao alcance de mais empresas

Os avanços tecnológicos não estão somente aprimorando a automação industrial, mas também tornando a robótica cada vez mais acessível.

Autor: Rodrigo Bueno

Evolução tecnológica e a robótica ao alcance de mais empresas

Robôs humanóides irão construir as próximas BMWs

Hitty-Ko explica benefícios e malefícios do uso dessa tecnologia nas fábricas.

Autor: Divulgação

Robôs humanóides irão construir as próximas BMWs

Inovação: abrace a mudança antes que ela abrace o seu negócio

O conceito ambidestria organizacional foi apresentado pela primeira vez em 1976 pelo pesquisador norte-americano Robert B. Duncan.

Autor: Eduardo Zugaib

Inovação: abrace a mudança antes que ela abrace o seu negócio

Como a tecnologia impacta o atendimento ao aluno na volta às aulas

Especialista destaca práticas para aprimorar a experiência proporcionada pelas instituições de ensino em 2024.

Autor: Divulgação

Como a tecnologia impacta o atendimento ao aluno na volta às aulas

Como a tecnologia pode favorecer a distribuição de medicamentos?

Nenhum software sozinho irá solucionar todos os desafios da gestão da distribuição de medicamentos.

Autor: Paulo Pompêo

Como a tecnologia pode favorecer a distribuição de medicamentos?

Na contramão da inovação: como o Brasil acelera rumo ao passado automotivo

O aumento tarifário de importação em até 35% nos próximos anos foi declarado como tendo por objetivo o estímulo à produção doméstica de veículos elétricos.

Autor: Rafael Levy

Na contramão da inovação: como o Brasil acelera rumo ao passado automotivo

Brasileiro cria bafômetro veicular para prevenir condução alcoolizada

A Volvo do Brasil foi a primeira fabricante a lançar o bafômetro que impede a partida de caminhões e ônibus, chamado por de Alcolock.

Autor: Frota News

Brasileiro cria bafômetro veicular para prevenir condução alcoolizada