As lições da Suécia para um transporte mais eficiente
As lições da Suécia para um transporte mais eficiente
Como os suecos estão melhorando o trânsito, as emissões dos veículos e a formação de motoristas profissionais.
As viagens ao exterior são excelentes momentos para o aprendizado por meio da observação e conversas com os residentes dos locais visitados. Por trabalhar na área de transporte, costumo ir algumas vezes ao ano a diferentes países para conhecer novas tecnologias e tendências de mobilidade.
Recentemente, estive na Suécia para conhecer o andamento das soluções da Scania para o transporte de cargas e passageiros. Então, aproveitei a oportunidade para conhecer melhor o jeito do sueco lidar com os desafios similares aos nossos e compartilho algumas observações e curiosidades:
Bicicleta: Cresce o uso do veículo de duas rodas e propulsão humana (não vi bicicletas elétricas, mas deve ter). A cidade é bem servida de ciclovias, plana e as distâncias não são grandes. Nas vias expressas, o uso da bicicleta é proibido. O clima inicial de primavera era frio, mas não tanto.
Mesmo assim, a proporção de usuário, em uma estatística caseira, era de 1 bike para cada 20 carros.
Transporte público: A capital, Estocolmo, é muito bem servida de ônibus, metrô e trens e mesmo altos executivos de empresas utilizavam esses meios de transporte. Porém, os engarrafamentos de cada dia estavam nas ruas pela manhã e no fim da tarde. Mesmo sendo excelente, o transporte público ainda não é solução para todos os habitantes e rotas. Na cidade, já existe pedágio urbano há alguns anos.
Ônibus: Atualmente, 92% dos ônibus que rodam dentro da cidade são de veículos movidos por energias alternativas ao combustível fóssil. Os ônibus são elétricos, a gás metano, híbrido ou etanol.
Abastecimento urbano: Neste item talvez a Suécia esteja pior do que o Brasil. O aproveitamento dos caminhões é de 10%, fazendo com que os veículos de carga circulem pela cidade vazios. Na cidade, também, é proibido os caminhões acima de 3 toneladas a entrarem na cidade à noite. A tendência é o contrário disso, dos caminhões grandes abastecendo as grandes redes de lojas, shopping e supermercado à noite para aliviar o trânsito durante o dia. Mas já trabalham para reverter essa situação.
Segurança no trânsito: A Suécia tem a meta de acidente zero, porém, lá é um dos raros países da Europa que é permitido dirigir falando ao celular.
Formação de caminhoneiro: Ao contrário do Brasil, onde se pode obter uma CNH na categoria profissional facilmente, lá já existe curso de nível médio e com três anos de duração para a formação de novos caminhoneiros. O resultado é que além de não ter problema com falta de motoristas profissionais, eles são bem qualificados.