Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Daimler é a maior fabricante de caminhões do mundo

Daimler é a maior fabricante de caminhões do mundo

17/01/2019 Marcos Villela Hochreiter

O resultado foi alcançado em 2018.

Daimler é a maior fabricante de caminhões do mundo

A Daimler Trucks, dono das marcas Mercedes-Benz, Fuso, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz, fechou 2018 com a venda de mais de 500.000 caminhões em um levantamento prévio divulgado dia 3 de janeiro. Em 2017 foram vendidas 470.700 unidades. Os números exatos serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Com este resultado, a Daimler Trucks diz que ela é a maior fabricante de caminhões do mundo. Na China há fabricantes que dizem produzir volumes maiores, mas lá, eles incluem comerciais leves de carga, inclusive picapes, na mesma estatística.

Brasil ajuda na conta

A empresa obteve crescimento praticamente todos os mercados do mundo e destaca também a América Latina: “Daimler Trucks aumentou significativamente suas vendas unitárias nos primeiros onze meses em 26%, para aproximadamente 34.400 caminhões (período do ano anterior: 27.300). Uma contribuição significativa veio do crescimento das vendas no Brasil, o principal mercado da região. Em aproximadamente 19.300 veículos, as vendas cresceram 59% (período do ano anterior: 12.200). Com uma quota de mercado de 27,7% por cento, a marca Mercedes-Benz foi mais uma vez líder de mercado nos segmentos de média e pesada. Apesar da crise econômica, a Daimler Trucks usou sistematicamente os últimos dois anos para focar no futuro – entre outras coisas, modernizando de forma abrangente suas instalações de produção. Na fábrica de São Bernardo do Campo, por exemplo, a Mercedes-Benz colocou em operação uma nova linha de montagem de caminhões de última geração, atendendo às normas da indústria 4.0 em 2018”, diz o comunicado internacional da companhia.

Apesar do comunicado internacional da Daimler não contemplar os números dos 12 meses de 2018 da Mercedes-Benz, a TRANSPORTE MUNDIAL já havia divulgado ontem (3/01) o resultado consolidado de emplacamentos do ano (veja aqui o total de todas as marcas de caminhões)

No caso da marca Mercedes-Benz, as vendas de caminhões foram de 22.290 unidades (participação de mercado de 29,16%).

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.

Fonte: Transporte Mundial 



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros