Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Entregar ou permitir a direção veicular a pessoas não habilitadas é crime

Entregar ou permitir a direção veicular a pessoas não habilitadas é crime

17/10/2022 Valdilson A. Lopes e Gerson Luiz Buczenko

Antigamente, era muito comum aprender a conduzir veículos automotores com pai, mãe ou pessoas próximas com boa vontade de “ensinar” a arte da condução.

Entregar ou permitir a direção veicular a pessoas não habilitadas é crime

Nesse viés, o aprendizado “caseiro” dispensava um bom entendimento teórico sobre a legislação em vigor, técnicas de direção defensiva e ainda atenção ao estado psicológico daquele que se apoderava do veículo. O importante era estar em movimento, uma vez que as estradas rurais ou vias urbanas não tinham tantos veículos e, até mesmo, um trator poderia ser um instrumento para o aprendizado. 

Em 1997, foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei n.º 9.503/97), em vigor até os dias de hoje, que traz, em seus artigos 163 e 164, questões pertinentes à conduta de entregar ou permitir a condução do veículo:

- “Art. 163 - entregar a direção do veículo a pessoa nas condições previstas no artigo anterior.

- Art. 164 - permitir que pessoas nas condições referidas nos incisos do Art. 162 tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via”.  

Já no Art. 162 do CTB define-se que é “infração gravíssima” dirigir veículos automotores:

- Sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.

- Com ela cassada ou com suspensão do direito de dirigir. 

- Com a categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias.

- Sem usar lentes corretoras de visão.

- Sem usar aparelho auxiliar de audição.

- Sem a prótese física ou as adaptações do veículo quando necessário.

Corroborando com esse quadro, uma pesquisa realizada pela Volvo, em 2007, denominada “O jovem e o trânsito”, trouxe como resultado que 42% dos jovens entre 16 e 25 anos no Brasil dirigiam veículos automotores sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Essa pesquisa se conecta aos dias de hoje e alguns DETRANs mostram que é uma das infrações mais cometidas pelos condutores, como revelado no Anuário Estatístico do Detran-PR de 2021.

Portanto, “entregar” a direção a uma pessoa que não esteja em plenas condições de conduzir ocorre quando o condutor do veículo “está presente” com o infrator.

Diferente do ato de “permitir”, ou seja, liberar, autorizar aquela saidinha rápida do “logo ali” ou do “já volto”, sem que o condutor do veículo legalmente habilitado esteja presente.  Vale ressaltar que, no caso de “permitir”, a alegação corriqueira de que não sabia que o condutor pegou o veículo sem consentimento pode ser caracterizada ainda como omissão.

Nesses casos em específico, não apenas a infração administrativa será aplicada, haverá também a sanção prevista no Art. 310 do CTB que prevê a prática do “crime” de trânsito.

Por fim, é importante salientar que, mesmo não figurando entre as infrações mais cometidas no trânsito brasileiro, como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, não utilização do cinto de segurança, estacionamento na calçada e manuseio do celular ao volante, o ato de “entregar ou permitir” a direção do veículo a uma pessoa não habilitada contribui para que as demais infrações que figuram entre as que mais ocorrem no Brasil continuem a acontecer e, infelizmente, venham a ceifar mais vidas.

* Valdilson A. Lopes é mestre em Educação e Novas Tecnologias, diretor geral do Centro de Formação de Condutores Versátil, observador certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e professor do curso de Tecnologia em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana do Centro Universitário Internacional Uninter.

* Gerson Luiz Buczenko é doutor em Educação e coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana do Centro Universitário Internacional Uninter.

Para mais informações sobre veículo automotor clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: NQM Comunicação



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros