Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a ida à padaria trouxe reflexões sobre liderança

Como a ida à padaria trouxe reflexões sobre liderança

23/08/2022 Virgilio Marques dos Santos

No artigo de hoje, quero compartilhar uma experiência que tive no final de semana, ao ir comprar pão para o lanche do sábado à noite.

Como a ida à padaria trouxe reflexões sobre liderança

Chegando à padaria, vi um senhor tentando empurrar seu carro ladeira acima e seu filho, já adulto, dentro do carro. Chamou-me atenção a cena, haja vista que era de se esperar que ambos se ajudassem na tarefa. Como não aguento ver alguém e não ajudar, resolvi me aproximar.

O senhor ficou muito animado ao me ver e disse que o filho não estava ajudando, pois estava em recuperação de uma cirurgia. Justificativa feita, iniciei a tarefa física de empurrar o carro ladeira acima. O problema, porém, foi que o senhor pedia ao filho que conduzisse o veículo no assento do passageiro - o que, obviamente, não dava certo.

Depois de empurrar o carro ladeira acima três vezes sem conseguir estacioná-lo, o senhor começou a brigar com o filho. "Poxa", dizia ele, "você não consegue estacionar". O filho, por sua vez, retrucava e dizia que era impossível estacionar do passageiro. E, eu lá, suando e esperando a discussão terminar. Não aguentando mais ver a cena, fiz a sugestão que o filho saísse do carro e o senhor assumisse o volante. 

Quando me vi sozinho, o peso do carro dobrou e empurrá-lo exigiu toda a tração que meu chinelo era capaz de dar. Nisso, parou uma moça e veio nos ajudar. Foi uma situação reconfortante. Juntos, continuamos a empurrar o carro e o senhor a tentar dirigi-lo, sem muita maestria. Depois de três tentativas, começamos ajudá-lo com dicas de como manobrar. Ao final, ele conseguiu. Findo o processo, nos agradeceu e cada um tomou seu rumo. 

O que refleti sobre o acontecimento?

Primeiro: ajudar o próximo é muito importante. Ao ver alguém em apuros, ofereça ajuda. Sentir-se acolhido nessas horas é condição fundamental para nos sentirmos humanos. Segundo: se você começar a ajudar, logo em seguida outras pessoas irão se juntar a você. Não sei se é da nossa evolução como espécie, mas funciona. Terceiro: se você conseguiu o engajamento de outras pessoas para resolver um problema, lidere corretamente. Tenha calma com a situação que saiu-lhe ao controle. Quarto: não discuta com os seus, na frente dos que lhe ajudam. Quinto: se está num time com problema, mesmo que combalido por uma cirurgia, ajude. Não fique sentado à espera, se você puder andar.

Sobre liderança

Na situação que presenciei, ficou claro como era importante o senhor ter liderado a galera que o ajudava. Quando sou recurso em algum projeto, espero que o líder conduza corretamente o veículo para a vaga desejada. No caso, passar 10 minutos fazendo força para alguém não conseguir transformar seu trabalho em algo útil é frustrante. Se isso acontece numa empresa, tenha certeza, haverá risco dos seus colaboradores procurarem alternativas melhores.

Também fiquei incomodado com a discussão do pai e do filho, pois não adiantava buscar um culpado. O senhor, imbuído da tarefa de liderar o estacionamento, não deveria reclamar do filho por não conseguir fazê-lo. Deveria dar instruções claras sobre como esse teria de proceder para resolver o problema. Na experiência que tivemos, ficou clara a falta de liderança do pai em relação ao problema.

Sobre engajamento

Aqui, as lições foram mais positivas. Ver uma moça parar o carro e nos ajudar na tarefa foi uma lição de humanidade. E, o mais importante, a certeza de que ao iniciar uma empreitada cuja causa é nobre, outros irão ajudá-lo. 

Num país polarizado, como o que vivemos, às vezes nos esquecemos de como podemos compartilhar objetivos e trabalhar juntos por eles, independentemente das opiniões divergentes em algumas coisas. Nem todos os meus amigos professam a mesma fé ou torcem para o mesmo time; entretanto, o portfólio de coisas que fizemos juntos é bem extenso. 

Num projeto de melhoria, sempre iremos enfrentar o medo da baixa adesão e a angústia pelo sucesso. Mas a certeza de que dará certo é condição fundamental para começá-lo. Precisa estar convencido disso, pois é essencial para convencer os demais da causa que defende e que os demais precisarão defender consigo. 

E assim, numa noite quente do inverno de Rio Claro, terminei por associar meu pão a uma aula de liderança.

* Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria.

Para mais informações sobre liderança clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Contribuintes podem ajudar vítimas no Rio Grande do Sul através do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: Divulgação


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

É estranho que, mesmo com todos os recursos técnicos hoje disponíveis, não se tenha conseguido evitar uma enchente de proporção ainda maior que a de 1941.

Autor: Samuel Hanan

A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos