Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Três lições da Black Friday para a experiência do cliente

Três lições da Black Friday para a experiência do cliente

12/12/2022 Ivan Preti

A Black Friday de 2022 não teve um resultado tão animador quanto esperado.

Segundo estudo realizado pela Confi Neotrust, as vendas recuaram 28% em relação a 2021. Os motivos? Existem muitas possibilidades - a Copa do Mundo “fora de época” certamente teve um impacto negativo, já que, enquanto em uma sexta-feira normal de Black Friday, as pessoas estariam focadas nas promoções, nesta os olhos estavam voltados para os jogos.

Apesar da redução do volume de vendas, o período ainda é um dos mais importantes do ano para o varejo. Ele pode significar o sucesso ou o fracasso do negócio, por conta das inúmeras oportunidades de receita que a alta demanda traz.

Além disso, é um excelente momento para conhecer mais o seu cliente e aprender muito com ele. Então, não jogue essa chance fora.

Abaixo, compartilho três aprendizados trazidos pela data que podem contribuir para manter um serviço que encante o consumidor durante o todo o ano:

1- Valorizar os times de atendimento

A experiência do colaborador é tão importante quanto a experiência do consumidor. Por isso, é fundamental considerar todo o papel desempenhado pela equipe.

São eles que estão em contato direto com os clientes, desde a descoberta do produto, passando pela compra, até os possíveis atendimentos no pós-venda.

Apesar de tamanha importância, segundo o CX Trends, apenas 15% dos agentes estão extremamente satisfeitos com sua atual carga de trabalho – considerando apenas os dias “normais” de trabalho, não apenas as principais datas do calendário de compras.

Esse dado mostra que a equipe de atendimento precisa de cargas de trabalho gerenciáveis, melhores métricas de desempenho e oportunidades de desenvolvimento mais claras.

2- Qualificar a equipe

Olhando para o cenário da sua empresa hoje, quem são as pessoas que mais tem contato com o consumidor final? Bom, deixa eu arriscar um palpite: o agente de atendimento, certo?

Os clientes estão interagindo cada vez mais com as equipes de atendimento. Entretanto, os investimentos atuais não são suficientes para sustentar uma equipe e operação de atendimento eficientes.

De acordo com o CX Trends, menos de 30% dos agentes se sentem capacitados para desempenhar bem seu trabalho. A conta não fecha.

Os times de suporte estão sobrecarregados e mal preparados. É praticamente impossível manter o nível e a qualidade das interações exigidas pelos clientes atualmente. 

A razão para o descompasso? O fato de muitas empresas enxergarem o atendimento ao cliente como um centro de custos, em vez de utilizá-lo como uma ferramenta direta de crescimento sustentado.

É urgente que se invista em treinamento, afinal, só um time treinado e atualizado sobre o mercado de atuação é capaz de ajudar a sua empresa atingir os resultados.

3- Automatizar e usar inteligência artificial

De nada adianta ter uma equipe de alto desempenho sem ferramentas intuitivas que contribuam para uma boa comunicação com os clientes.

Afinal, quanto melhor for o desempenho das soluções, mais fácil será para que a força de trabalho humana seja efetivamente estratégica.

A automação de processos tem a capacidade de transformar tarefas manuais e rotineiras em atividades automáticas com o suporte da tecnologia.

Isso contribui para que o agente esteja mais preparado e menos sobrecarregado na hora de atender o consumidor. Já a IA, imita a inteligência e o comportamento humano, aprendendo, analisando e decidindo.

Ela engloba diversos softwares que têm a capacidade de otimizar processos e atender clientes por canais variados, armazenando todos os dados em um só lugar.

Se levarmos em conta que 71% dos consumidores esperam que uma empresa compartilhe informações internamente para que não tenham de repeti-las, fica mais clara a necessidade de implementar ambas soluções.

O fato é que proporcionar uma boa experiência para o consumidor deve ser a prioridade de qualquer empresa que queira se destacar entre as concorrentes.

Na Black Friday, notamos que as empresas de todos os portes e segmentos ainda têm gargalos a serem solucionados.

Para resolvê-los, a estratégia de atendimento ao cliente deve ser assumida como parte integrante da operação da empresa e não como um custo operacional.

E lembre-se: as marcas devem estar preparadas não só em datas comemorativas, mas o ano todo.

* Ivan Preti é gerente de contas técnicas da Zendesk LATAM.

Para mais informações sobre negócio clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Nova PR



PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky