Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sua empresa acompanha a modernidade fiscal?

Sua empresa acompanha a modernidade fiscal?

07/12/2023 Igor Montalvão

Vencer a concorrência é mais do que oferecer o melhor preço.

Também significa estar a par de todas as novidades do setor e ser capaz de entregar o máximo em qualidade de atendimento, de serviço e de pós-venda.

Porém, o que nem sempre passa percebido é que a competitividade das empresas também aumenta à medida que elas exploram melhor os limites das vantagens fiscais.

Muitos empreendedores podem ainda não compreender o que os impostos que eles pagam têm a ver com sua performance. Mas a resposta é mais simples do que talvez se imagine.

Manter-se atualizado com as diversas mudanças nas leis tributárias e adotar novos sistemas de controle sobre a contribuição poupa tempo e ainda reduz o compromisso fiscal.

Isso permite trabalhar com uma margem melhor de preços, aumentando a atratividade e expandindo a capacidade de investimentos. Tudo o que uma empresa necessita para ter mais sucesso no mercado.

Mas isso não é uma tarefa tão fácil. As regulamentações fiscais se alteram quase que diariamente, de tal maneira que hoje constituem um grande labirinto, para não dizer um novelo, de regras que impactam diretamente o caixa das empresas.

Muitos desses efeitos se convertem em gastos desnecessários, que não apenas oneram como também limitam sua força em mercados onde a deslealdade por vezes já é um inimigo indigesto.

É necessário, portanto, ter na retaguarda uma mentalidade inovadora, que se abra a profissionais capacitados que utilizam de recursos específicos para acompanhar essas atualizações bem de perto.

A partir das informações e de muita experiência, eles são capazes de oferecer um planejamento tributário com foco na redução dos impostos que incidem sobre a companhia.

Não é truque e muito menos golpe. Reduzir as cobranças fiscais é uma prática viável e legal, mas exige um conhecimento técnico e jurídico para torná-la realidade.

Não podemos perder de vista o fato de que há mudanças bruscas pela frente. O projeto da Reforma Tributária, ora em análise no Senado Federal, deverá simplificar muitos dos processos que hoje estão em vigor.

Mas o objetivo é puramente a simplificação das regras. Se você, empresário, ainda acredita que a reforma irá reduzir sua carga tributária, embrulhada numa caixa e com papel de presente, pode esquecer!

A expectativa é de que haja uma grande transformação – com impactos positivos, diga-se de passagem – num curto, médio e longo prazo para todo tipo de empreendimento.

A reforma tende a dar transparência sobre a carga tributária, mas com os mesmos desafios para se alcançar vantagens fiscais.

Por isso, essa projeção só reforça a importância de uma consultoria tributária adequada, que mantenha a empresa nos trilhos. O futuro de muitos negócios pode depender disso.

* Igor Montalvão é advogado, sócio e diretor-jurídico do Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios.

Para mais informações sobre impostos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros