Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ABC dos Direitos Humanos

ABC dos Direitos Humanos

25/12/2018 João Baptista Herkenhoff

Temos de reagir para impedir retrocessos.

A convite da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, já havíamos escrito o ABC DA CIDADANIA, que teve ampla divulgação graças ao idealismo, espírito público e competência de toda a equipe que integra essa Secretaria.

Fui agora convocado pelo Prefeito Luciano Rezende e pela Secretária de Cidadania e Direitos Humanos Nara Borgo Cypriano Machado para o encargo de produzir o ABC DOS DIREITOS HUMANOS.

Este novo ABC, que acaba de ser publicado, foi solenemente lançado na Câmara Municipal de Vitória, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (dez de dezembro). O ABC dos Direitos Humanos conjuga-se com o ABC da Cidadania:

a) a Cidadania e os Direitos Humanos mantêm íntima relação:

b) a vigência dos Direitos Humanos constitui condição para o exercício da Cidadania;

c) a prática cidadã, em todos os espaços da vida social, corporifica os Direitos Humanos.

d) os dois volumes prestam-se a servir como matéria prima para debates em escolas, sindicatos, movimentos populares, comunidades eclesiais de base;

e) além disso, podem ser utilizados como guia para tarefas que sejam prescritas por professores, em todos os níveis de ensino.

Sou Juiz de Direito aposentado, mas procurei fugir do palavrório jurídico, que só dificulta o entendimento e inspira anedotas, como aquela do réu que, após ouvir a bombástica acusação do Promotor de Justiça, perguntou a ele, humildemente: “Doutor, o senhor falou tudo isso a meu favor, ou contra mim?”

O Direito, de um modo geral, não deve encerrar dentro de si uma espécie de código secreto. E muito menos um ABC DOS DIREITOS HUMANOS pode ter qualquer semelhança com código secreto.

No correr da obra citei autores e livros. Não coloquei a fonte em notas de rodapé, como se faz habitualmente nas obras doutrinárias. Na Bibliografia, que aparece no final do volume, constam os títulos e autores dos livros mencionados.

Ficarei honrado com sugestões e críticas que sejam formuladas pelos leitores. As sugestões permitirão o aprimoramento do trabalho em eventual futura edição. Parece-me que a leitura deste livrinho é oportuna neste momento de Brasil. Isto porque pronunciamentos de grande peso, noticiados pela imprensa, pretendem negar os direitos humanos.
Temos de reagir para impedir retrocessos. A História anda para a frente, não anda para trás.

* João Baptista Herkenhoff é Juiz de Direito aposentado (ES), palestrante e escritor.

Fonte: João Baptista Herkenhoff



Correção de rumos no STF: pejotização é fraude trabalhista

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem recebido nos últimos meses uma quantidade expressiva de reclamações constitucionais para cassar decisões da Justiça do Trabalho relativas a contratos fraudulentos de prestação de serviços.

Autor: Cíntia Fernandes


Novas regras para notificação de inadimplência e exclusão de planos de saúde

O próximo dia 1º de setembro será marcado por uma importante mudança na relação entre consumidores e operadoras de planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


O cancelamento unilateral dos planos de saúde é legalmente possível?

Apesar de possível, Jurista do CEUB considera a rescisão unilateral e sem motivo como abusiva, já que configura a potencial violação do princípio constitucional de proteção à vida.

Autor: Divulgação


O embate Twitter Files Brasil: que legado queremos deixar?

Elon Musk está usando sua plataforma X (ex-Twitter) para um duelo digital com o presidente do STF, Alexandre de Moraes.

Autor: Patrícia Peck


Justiça e inclusão: as leis para pessoas com TEA

Por muito tempo, os comportamentos típicos de crianças que tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram tratados como “frescura”, “pirraça” ou “falta de surra”.

Autor: Matheus Bessa e Priscila Perdigão


Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith