Portal O Debate
Grupo WhatsApp

4 maneiras de se preparar para a aposentadoria

4 maneiras de se preparar para a aposentadoria

28/09/2022 5 Estrelas

A aposentadoria é algo em que a maioria das pessoas tenta evitar pensar.

Isto parece estranho, já que a aposentadoria deveria ser alguns dos anos mais felizes e relaxantes na vida de uma pessoa.

O problema com a aposentadoria é que são necessários anos e anos de planejamento financeiro para garantir que um relaxamento seja realmente uma opção. Se planejada incorretamente, a aposentadoria será, ao invés disso, um período de tempo miserável, repleto de buscas de empregos infrutíferos e estresse financeiro.

Por sorte, nunca é tarde demais para começar a planejar e descobrir o que exatamente precisa ser feito. Aqui estão cinco maneiras de as pessoas construírem uma renda de aposentadoria estável que permita uma aposentadoria segura e protegida.

1. Comprar bens imóveis

Os bens imóveis são um ativo que tipicamente sobe de valor com o tempo. Claro, há ebbs e fluxos, e às vezes os imóveis perdem valor por alguns anos, mas a longo prazo, sempre subiu. Espera-se também que continue a fazê-lo no futuro próximo. O mundo não está ficando maior, e isso significa que a terra está se tornando cada vez mais limitada.

Comprar um imóvel para sua aposentadoria pode ser tão fácil quanto comprar uma casa enquanto você é jovem, ou tão complicado quanto entrar em um empreendimento comercial com alguns parceiros comerciais. Adquirir uma casa para você mesmo enquanto jovem pode permitir que você pare de jogar dinheiro fora no aluguel e, em vez disso, coloque esse dinheiro em algo que você possui. Desde que você esteja planejando manter a casa para o longo prazo, é normalmente uma boa idéia.

2. Depósitos fixos

Se você está um pouco mais próximo da aposentadoria e não quer arriscar suas economias de aposentadoria atuais, então você deve olhar para algo chamado depósitos fixos. Estas são essencialmente contas de poupança que dão taxas de juros mais altas. Você concorda em deixar o dinheiro na conta por um período de tempo específico, e o banco concordará em pagar uma taxa de juros mais alta do que uma conta de poupança típica receberia. Os depósitos fixos são similares aos CDs.

3. Assuma riscos enquanto você pode

Muitos especialistas financeiros dizem que evitar completamente estratégias de investimento de risco é um erro comum. Você pode alocar uma parte de sua carteira comercial para estratégias comerciais de alto rendimento. Negociar forex ou moedas criptográficas não é tão assustador quanto você possa pensar. O importante é fazer uma boa análise de mercado, acompanhar as notícias do mercado e trabalhar com um corretor on-line confiável. Você deve dar uma olhada na Trusted Broker Reviews antes de decidir sobre sua corretora.

4. Comece um negócio on-line

Com a forma como a Internet funciona hoje, você pode começar um negócio on-line em apenas alguns minutos. Muitas pessoas fazem isso porque uma vez que o negócio está prosperando e eles estão prontos para se aposentar, eles podem fazê-lo, e o negócio normalmente continua a prosperar com pouco esforço. Você pode vender produtos físicos, ou você pode simplesmente se tornar uma afiliada de algumas empresas de nicho e depois receber uma comissão toda vez que indicar um cliente para eles. Muitas pessoas fazem isso e são capazes de se aposentar cedo com uma renda consistente.

A chave para a aposentadoria é a diversidade. Não confie em uma única fonte de renda, ou você se encontrará em apuros se essa única fonte tiver problemas. Tenha cuidado para não confiar demais no governo, pois a política está sempre mudando, e você nunca sabe exatamente quanto realmente receberá. Muitas pessoas acreditam que a seguridade social cuidará delas, mas os números atuais apontam para uma história diferente.



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho