Portal O Debate
Grupo WhatsApp

IA e a nova era dos negócios: explorando os limites

IA e a nova era dos negócios: explorando os limites

19/09/2023 João Vitor Chaves

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma tecnologia disruptiva que está transformando diversos setores da economia, incluindo os negócios.

IA e a nova era dos negócios: explorando os limites

Com a capacidade de processar grandes volumes de dados, aprender com eles e tomar decisões de forma autônoma, a IA está impulsionando a automação de tarefas, aprimorando a tomada de decisões e criando novas oportunidades. No entanto, a tecnologia realmente traz efetividade para os negócios?

Segundo o estudo “Global AI Adoption Index 2022”, elaborado pela IBM, 41% das empresas brasileiras implementaram efetivamente a inteligência artificial. Destas, 39% foram motivadas por benefícios, como redução de custos e automatização de processos. Com as máquinas, é possível que as empresas criem um sistema personalizado para diversas áreas, entre elas, o atendimento ao cliente, que antes era feito 100% via mão de obra humana e hoje pode contar com um sistema integrado a inteligência artificial.

Ainda sobre o atendimento ao usuário, no processamento de linguagem natural, os avanços permitem que a IA compreenda e interaja com a linguagem humana de maneira mais eficaz. Isso inclui a capacidade de tradução automática, geração de texto e até mesmo o reconhecimento de emoções e sentimentos. Com algoritmos de processamento de linguagem natural cada vez mais poderosos, a tecnologia pode analisar grandes volumes de conteúdo eficientemente e extrair informações valiosas para os negócios.

Um estudo publicado em 2023 na revista científica JAMA Internal Medicine, comparando respostas de médicos e de um chatbot de inteligência artificial dadas a pacientes em um fórum público, revelou que as respostas dadas pelos chatbots de IA foram avaliadas como mais empáticas do que aquelas  dadas pelos profissionais da medicina .

Utilizar da tecnologia é usufruir de um mundo de possibilidades. Outro exemplo recente foi em uma gravação de podcast. Graças à IA, foi possível recriar dublagens em diversas línguas estrangeiras com a mesma entonação de voz do entrevistado. Isso é um avanço imenso, que poderá ser utilizado nas empresas, principalmente multinacionais, criando conversação e até palestras interligadas em diversos outros países, com ainda mais humanização no processo.

A combinação da IA com a automação de processos é benéfica para as organizações, aumentando a eficiência operacional, reduzindo erros e liberando recursos humanos para atividades mais estratégicas. Um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) indica que a aplicação nas empresas de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, pode aumentar em até 14% a produtividade dos trabalhadores.

Entretanto, a IA pode ser aplicada em diferentes etapas dos processos empresariais, desde a coleta e análise de dados até a tomada de decisões. Por exemplo, algoritmos de aprendizado de máquina podem ser treinados para identificar padrões em grandes conjuntos de dados, acelerando a identificação de tendências e insights relevantes. Isso permite que as empresas tomem decisões baseadas em dados de forma mais rápida e precisa.

Desse modo, a verdade é que não temos escolha se não adotar a inteligência artificial como parte de nossas vidas, transformando-a em algo tão natural quanto o uso do celular para resolver problemas. A IA é uma assistente que te dá respostas tão boas quanto as perguntas que você possa fazer, e que pode te permitir fazer coisas incríveis em metade do tempo. 

Sendo assim, estar com um negócio atrelado à tecnologia é o caminho do sucesso e explorar as diferentes estratégias que essa inteligência traz ao ecossistema é se adequar à nova era que estamos vivendo, seja da IA ou seja dos novos negócios. A grande reflexão é: por que você continua resistente a essa solução?

* João Vitor Chaves, COO do G4 Educação.

Para mais informações sobre negócios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Mention



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho