Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Investindo com consciência

Investindo com consciência

05/04/2023 Robson Profeta

Robson Profeta, consultor financeiro fornece algumas dicas valiosas sobre como investir de forma consciente.

Investindo com consciência

Se você sonha com a independência financeira após - ou até mesmo antes - de atingir a sua aposentadoria, o estrategista financeiro Robson Profeta explica que, inicialmente, é preciso fazer uma profunda reflexão sobre suas finanças. Construir seu patrimônio é a base para a independência financeira, entretanto alguns passos são necessários. “Primeiramente, você precisa saber qual valor deseja de aposentadoria e porquê. Depois disto, com base em um rendimento médio mensal, descobrir qual o valor do patrimônio (Meta Financeira) que terá que construir ao longo dos anos e planejar a forma de alcançá-lo”, afirma o especialista.

Robson diz que existe uma diferença grande entre a) construir o patrimônio e b) obter rendimento deste patrimônio. “A primeira preocupação do investidor deve ser aprender a poupar mensalmente para construir o patrimônio (meta financeira) desejado e durante o percurso ir aprendendo a investir em bons ativos para acelerar esta construção” conclui.

Quando se trata de investimento/rendimento, algumas perguntas são importantes para que o investidor construa algo eficaz. “Você precisa saber qual seu perfil, se é um investidor conservador, aquele que não gosta de correr risco algum; se você é moderado e até aceita correr algum risco ou; arrojado, pois não tem medo de arriscar e sabe que os rendimentos são proporcionais aos riscos.”

E não para por aí, Profeta comenta que, além do investidor conhecer seu perfil, precisa necessariamente conhecer os riscos envolvidos nos investimentos. “Na hora de investir avalie os seguintes riscos a) Liquidez: Em quanto tempo seu investimento se torna dinheiro vivo; b) Crédito: Qual o risco da empresa que investiu quebrar? Quais garantias existem? c) Mercado: Qual a volatilidade do investimento com base em fatores do mercado, por exemplo, valor do barril do petróleo se investir em uma refinaria, ou variação do dólar, se a empresa for importadora ou exportadora de produtos etc.

Além de tudo isto existem algumas outras dicas muito interessantes que Robson nos dá. “Mesmo investindo em algo seguro, como por exemplo, um título do Governo (Tesouro Direto), você pode ter problemas. Imagine que investiu em uma taxa prefixada de 10% (taxa determinada no início do investimento) e a Selic, subiu para 15% ao ano. Você poderia estar ganhando 15% e vai ganhar apenas 10%. Claro que, se a Selic tivesse caído para 7% ao ano, você teria ganhad.”, menciona Profeta.

Já na renda variável, o estrategista diz que o investidor não tem ideia do rendimento que terá. “Você pode ter um rendimento muito alto, como pode ter uma queda vertiginosa em seus investimentos, inclusive com perda de dinheiro. Alguns bons exemplos são a bolsa de valores e bitcoin. Você pode comprar uma ação agora por R$100 e daqui a cinco minutos ela ter subido 10% ou caído 20%”, explica. “Não existe almoço grátis. Se você quer ter altos ganhos, precisa correr altos riscos. Não tem como escapar desta regra. Ah, e rendimento passado não garante rendimento futuro”, destaca o especialista.

Robson completa. “Nunca coloque todos os ovos eu uma única cesta, ou seja, diversifique os tipos de investimento, prazos e instituições para poder diluir seu risco durante o período que estiver construindo sua Meta Financeira e a hora de começar é agora” conclui.

* Robson Profeta, consultor financeiro.

Para mais informações sobre investimentos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Toda Comunicação



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho