Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O ataque do Hamas e a repercussão no Brasil

O ataque do Hamas e a repercussão no Brasil

14/10/2023 Bady Curi Neto

Assistimos todos, independente de religião, fé, raça, às atrocidades cometidas pelo grupo terrorista Hamas contra pessoas inocentes em Israel.

O atentado, se assim pode ser chamado, eis que o que houve foi um início de uma guerra de forma covarde, truculenta e sem precedentes perto da fronteira da faixa de Gaza, local onde foram lançados mais de cinco mil foguetes.

Houve invasão por terra, ar e mar, com homens cometendo barbáries contra civis inocentes, como crianças, mulheres e idosos.  Mulheres foram estupradas, assassinadas, crianças decapitadas, pessoas almejadas que estavam nas ruas das cidades e um número de inocentes, que não se sabe precisar, feitas de reféns.

Em resposta, diante do ocorrido, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, estarrecido com a selvageria e a atrocidade contra seu povo, declarou: “Estamos em Guerra e vamos ganhar”. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu”.

Revidando e em defesa ao ataque surpresa do Hamas, houve uma série de ataques, por mísseis, realizados por Israel.

Segundo noticiado na imprensa nacional e estrangeira, Israel convocou um número, em escala nunca feita, de reservistas intencionando uma invasão do território palestino. O Governo Israelense afirmou que está solicitando às pessoas inocentes que abandonem a região, suas casas, para que não corram risco de morte neste período de guerra.

Estes fatos estão sendo acompanhados por toda a humanidade pela imprensa escrita, televisionada e pelas mídias sociais.

No Brasil, a maioria das pessoas, indignadas não somente com a guerra, mas com as atrocidades, repita-se não faz mal, praticadas pelo Hamas contra o povo judeu, prestaram sua solidariedade e oraram pelas vítimas e seus parentes.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, manifestou sua solidariedade às vítimas da guerra, condenando “de maneira veemente estes atos de violência e barbárie”.

A Câmara dos Deputados, no mesmo diapasão, aprovou moções de repúdio aos ataques terroristas do Hamas contra Israel.

Por outro lado, valendo-se da liberdade de expressão, que sempre defendi e defendo, com as limitações constitucionais, por evidente, tivemos, pasmem, reações contrárias ao revide de Israel e pro Hamas.

A presidente Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), apesar de ter dito que “estimulamos o governo brasileiro a atuar com firmeza por um cessar-fogo imediato e pela construção da única saída pacífica possível”, manifestou contra a resposta de Israel, afirmando “anuncia-se com brutalidade ainda mais abrangente contra a população civil da faixa de Gaza”, e que “A ofensiva militar anunciada pelo governo de extrema-direita de Netanyahu só vai resultar em mais ódio e destruição.”

Outros partidos (PCO, PSOL, PCB e PSTU) e movimentos de esquerda fizeram manifestações públicas em apoio à facção que promoverá os ataques terroristas contra pessoas inocentes em Israel, manifestando publicamente seu apoio ao Hamas.

O diretor nacional do PCO, Francisco Muniz, em São Paulo, disse, textualmente, “Estou aqui em nome do Partido da Causa Operária para prestar o nosso apoio irrestrito ao povo palestino e ao Hamas. O sábado (7) foi o dia que mudou toda a história da luta anti-imperialista no mundo”. (https://www.gazetadopovo.com.br/republica/hamas-partidos-esquerda-manifestacao-brasilia-sao-paulo-rio/). 

A liberdade de expressão faz-se necessária, por mais absurda que seja o ponto de vista defendido, no caso o ataque, a guerra, o terrorismo liderado pelo Hamas que decapitou crianças, estuprou mulheres, fizeram reféns, fuzilaram homens na rua, atingiram com mísseis dezenas de imóveis onde estavam seres humanos civis e inocentes, para que tenhamos a consciência da forma que estas pessoas pensam. 

Somente assim, saberemos realmente quem e quais são as pessoas, os partidos políticos, que carregam em sua essência o verdadeiro discurso de ódio.

Por fim, minha solidariedade aos meus amigos judeus e a população de Israel.

Tenho dito!!!

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Para mais informações sobre liberdade de expressão clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

É crucial entender o mercado e as necessidades dos clientes do nicho correspondente a empresa.

Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

Um pouco da História da Cruz do Mérito

A ordem foi estabelecida em 7 de setembro de 1951, completando este ano 72 anos, pelo antigo presidente da Alemanha Theodor Heuss como uma recompensa por serviços em vários setores.

Um pouco da História da Cruz do Mérito

Fim dos cambistas?

Ingressos tokenizados no futebol podem ser solução no combate à revenda de alto valor e falsificação.

Fim dos cambistas?

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

Havia grande expectativa para a Black Friday de 2023, mas o efeito foi oposto.

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

A limitação dos poderes do STF – PEC 8/2021

A “moral” de uma sociedade não está contida em decisões judiciais, mas nas leis que regem a sociedade segundo a vontade popular.


O caminho para empreender na era digital

No cenário atual, a presença digital tornou-se fundamental para empresas de todos os tamanhos e setores.

O caminho para empreender na era digital

É urgente a inclusão digital da pessoa idosa

A revolução tecnológica transformou drasticamente a vida de todos.

É urgente a inclusão digital da pessoa idosa

O DREX e seu potencial de tokenização da economia

Nos últimos anos, a digitalização financeira fez com que diversos países investissem na criação de suas CBDC, sigla para Central Bank Digital Currency – ou Moeda Digital emitida pelo Banco Central.

O DREX e seu potencial de tokenização da economia

Minas Gerais será sede da Copa do Mundo de Mountain Bike

Protocolo de intenções assinado com a Warner Bros. Discovery define a cidade de Araxá como uma das 12 anfitriãs da próxima edição do evento esportivo.


A polêmica GLO de inspiração política

As Forças Armadas têm a missão de guardar o País nas suas diferentes instâncias e frentes.


Desconto no IPTU Campinas 2024: formas de conseguir

A opção de pagamento em cota única está disponível somente até a primeira data de vencimento.

Desconto no IPTU Campinas 2024: formas de conseguir

O marketing de comunidades é a parte humana que a IA não consegue substituir

Já nos aproximamos da metade da terceira década do século XXI, e a essa altura não é mais possível ignorar o avanço vertiginoso da inteligência artificial (IA).

O marketing de comunidades é a parte humana que a IA não consegue substituir