Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O delivery nosso de cada dia com a Lei 14.297

O delivery nosso de cada dia com a Lei 14.297

01/02/2022 Bruno de Moraes Sá

A nova lei é temporária, sua duração poderá ser revogada assim que ocorrer o término ou o total controle da pandemia no Brasil.

O delivery nosso de cada dia com a Lei 14.297

No dia 05 de janeiro deste ano, ocorreu no Brasil a sanção pelo Governo Federal da Lei 14.297, que visa proteger os entregadores que trabalham por meio de aplicativos durante a pandemia e que tem, entre as normas, a indenização em casos de acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte. Isso mostra a necessidade de todas as empresas que atuam neste setor de prestarem atenção na vida de cada uma das pessoas que são fundamentais para o êxito do negócio, o que pode ser um grande desafio para boa parte delas.

A nova lei é temporária, ou seja, a sua duração poderá ser revogada assim que ocorrer o término ou o total controle da pandemia no Brasil. Porém, infelizmente, ela já surgiu com algumas divergências entre as empresas de aplicativos de delivery, com alegações que incluem custos, por exemplo para atender às normas, o que não deveria ocorrer.

Nos grandes centros urbanos brasileiros, os entregadores passaram a marcar presença com cada vez mais expressão nos últimos anos, à medida que o e-commerce ganhava força. Em 2020, porém, a evolução das vendas on-line, que se esperava para ocorrer em alguns anos, se deu em meses. Com o início da pandemia da Covid-19, as vendas dos mais variados segmentos pelo e-commerce se intensificaram e até mesmo viraram a única estratégia de funcionamento para inúmeros negócios diante de uma realidade de lockdown em várias regiões do país.

Para se ter ideia, se formos analisar 2020, o primeiro ano da pandemia, no comparativo com 2019, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 75%, tendo como um dos grandes motivadores o isolamento social, como mostra o relatório da Mastercard SpendingPulse, indicador de vendas no varejo. Com o avanço das vendas no canal on-line, a relevância dos entregadores se mostrou maior.

Em paralelo, a pandemia resultou no aumento do desemprego no país. O Brasil fechou 2020 com aproximadamente 12% da população desempregada e, em 2021, a taxa seguiu acima de 14% em grande parte dos meses, conforme apontam dados do IBGE. Uma vez fora do mercado formal de trabalho, as pessoas passaram a buscar alternativas para a geração de renda e o setor de entregas foi um dos segmentos que concentraram as atividades.

Diante desta nova realidade em que todos tiveram que se adaptar, ainda em uma pandemia que insiste em continuar, a existência de leis como a 14.297 é necessária para a atividade do serviço de entregas que é cada vez mais essencial na economia. Afinal de contas, por trás de cada entrega, driblando os empecilhos do trânsito das mais diferentes regiões desse gigante chamado Brasil, existe uma vida responsável por garantir muitas vezes sozinha o sustento da casa.

* Bruno de Moraes Sá é country manager da Borzo no Brasil.

Para mais informações sobre Delivery clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Trama Comunicação



BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online