Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

05/12/2023 Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

É crucial entender o mercado e as necessidades dos clientes do nicho correspondente a empresa.

Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

Fazer uma empresa escalar sem aumentar gastos operacionais é um tema que gera um interesse coletivo dos que estão no processo de criação ou expansão dos seus negócios. 

Afinal, todo mundo quer crescer e o medo do novo ou do início, levam muitos a investirem pouco em seus negócios, de forma tímida, esperando lucrar mais do que gastar.

É claro que em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, os desafios que as organizações enfrentam em relação ao desenvolvimento são grandes. Mas como alcançar essa expansão, crescer e prosperar? A resposta é simples: cuidar sempre, prioritariamente da saúde financeira do seu negócio.

Essa atenção especial com a saúde financeira de uma empresa pode se dar por diversas formas, no entanto, é bom frisar que o crescimento de uma empresa não está atrelado somente ao aumento da receita, apesar de esse ser um fator importante, mas também em como é administrado os negócios, o quão comprometido o empresário é em gerir isso de forma eficaz com os recursos disponíveis.

Por isso, é crucial entender o mercado e as necessidades dos clientes do nicho correspondente a empresa, investir em pesquisas de mercado, inovação e desenvolvimento de produtos, no excelente atendimento ao cliente - principalmente realizando pesquisa de pós-venda para entender qual a satisfação dos clientes com o produto ou serviço do negócio – além de estabelecer parcerias estratégicas e investir em presença on-line (sim, o futuro está no digital).

Esses são alguns dos passos fundamentais na construção de uma marca forte e na conquista da fidelidade do cliente que irão proporcionar uma vantagem significativa da uma empresa dentro do vasto mundo dos negócios.

A escalabilidade - capacidade de uma empresa de se sustentar e manter bom desempenho, mesmo em meio ao aumento das vendas – é outro fator de extrema importância para a saúde financeira de um negócio. Automatizar os processos (inserção de ferramentas para gerir melhor as demandas de todo a equipe da empresa), adotar tecnologias e investir em treinamento para todo o time, sem acepção de cargo ou função - afinal, nunca é tarde para aprender mais, se especializar, entender mais sobre os processos e o que o mercado deseja – são fatores que podem aumentar a produtividade sem crescer os custos operacionais e garantir, a escalabilidade da empresa.

Outro ponto importante é: impossível no mundo corporativo como um todo, não falar sobre Planejamento Estratégico e Financeiro. Processos cruciais para o crescimento e para manter a estabilidade a longo prazo. Os planejamentos são extremamente importantes e obrigatórios. Isso envolve uma gestão financeira cuidadosa, incluindo a manutenção de reservas de emergência, eficiência na administração do fluxo de caixa e o controle rigoroso dos custos.

O Planejamento Estratégico de uma empresa deve incluir previsões e metas futuras dentro de um prazo estipulado, claro, com metas realistas, tangíveis.

Já para o Planejamento Financeiro, é necessário inserir tudo voltado a receita da empresa, como: entrada e saída de valores, fluxo de caixa, controle de despesas, precificação de produtos, construção um capital de giro e uma reserva de emergência e acompanhar métricas de desenvolvimento financeiro da empresa, como: lucratividade e rentabilidade.

Durante esses planejamentos e consecutivamente avaliações, análises sobre a saúde da empresa, talvez verifique-se gastos que podem ser cortados na empresa. Criar uma categoria para ter maior controle deles, como: quais setores e quais os produtos e/ou serviços os gastos são maiores ou menores, pode ser muito positivo.

Por isso, contratar uma assessoria de contabilidade para gerir a parte financeira de uma empresa, e assim, ter alguém para cuidar da saúde e boa estabilidade dos negócios pode ser muito eficaz para que o empresário tenha tempo para focar e outras demandas, outros processos. É um investimento necessário, principalmente para quem não entende do assunto ou não consegue administrar o setor contábil da empresa.

A saúde financeira de um negócio não pode ser vista apenas como um número, mas sim, um importante indicador da capacidade da empresa em prosperar e criar um impacto duradouro no mercado, alcançar a tão sonhada estabilidade que muitos empresários buscam. Por isso, ao adotar práticas financeiras sólidas, os empresários podem não apenas alcançar a expansão desejada, mas também garantir que essa expansão seja sustentável a longo prazo.

* Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum é bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Para mais informações sobre negócios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vervi Assessoria



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho