Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Terceiro setor: um mercado com investimentos de R$ 18 bi

Terceiro setor: um mercado com investimentos de R$ 18 bi

06/07/2023 Tomáz de Aquino Rezende

Quando se pensa em economia de mercado, é provável que a primeira imagem que lhe venha à cabeça seja a mais óbvia: relações de consumo, de troca, de transações monetárias.

Terceiro setor: um mercado com investimentos de R$ 18 bi

Desde que o mundo é mundo, esse tipo de relação existe. Mas hoje, a lei de oferta e demanda não é mais regida apenas pelo encontro entre quem quer vender e quem quer comprar. O consumidor passou a exigir que as marcas tenham mais do que bons produtos. Elas devem ter também boas práticas, o que inclui um olhar mais solidário para as causas sociais.

Isso ajuda a explicar em parte os motivos pelos quais as empresas estão cada vez mais engajadas em ações de apoio a ONGs e entidades filantrópicas. O resultado é que o volume de investimentos no terceiro setor cresce em proporções bastante vultosas. Em 2021, esse montante alcançou a casa de R$ 18,7 bilhões, 60% a mais em comparação com o ano anterior, quando o investimento em causas sociais foi de R$ 11,5 bi. Os números são do Relatório de Investimentos de Impacto no Brasil de 2021, divulgado pela Aspen Network of Development Enterpreneurs (Ande), e patrocinado pelo Grupo Boticário, Fundo Vale e Potencia Ventures.

Torna-se evidente que o cenário foi impulsionado pela pandemia de covid-19, mas este detalhe só corrobora com a reflexão em torno dos papéis das corporações no mundo além das cifras. A reputação, como ativo intangível para as marcas, ganhou aportes volumosos, que se converteram em apoio a entidades não-governamentais. No contexto da pandemia, foi uma espécie de contrapartida necessária num momento em que o consumo havia definhado diante do aumento do desemprego e da reclusão.

O levantamento da Ande debruça, portanto, sobre um momento peculiar da história. Mas isso não me parece suficiente para cravar que os investimentos no terceiro setor durante a pandemia tenham sido só uma marola, e que a retomada do consumo vai representar o recuo das empresas à atenção social. A pandemia, como bem se sabe, antecipou em anos muitos avanços, e a vigilância em torno das empresas acabou deixando a fiscalização e as exigências dos consumidores ainda maiores, de modo que o cuidado para além das receitas é capaz de gerar novos leads.

Essa conscientização coletiva dos empreendedores parece ter muito mais a ver com uma tendência de fortalecimento, que pode fazer emergir novas iniciativas nos próximos anos, oferecendo transformações sociais ainda mais robustas. As adesões têm capacidade de ser bastante impactantes e, convenhamos, também são bastante bem-vindas, sobretudo porque que o terceiro setor já comprovou dar um retorno consistente para a sociedade.

* Tomáz de Aquino Rezende é advogado, especializado no terceiro setor e intersetorialidade.

Para mais informações sobre investimentos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

É crucial entender o mercado e as necessidades dos clientes do nicho correspondente a empresa.

Saúde financeira na expansão dos negócios: como crescer e prosperar?

Um pouco da História da Cruz do Mérito

A ordem foi estabelecida em 7 de setembro de 1951, completando este ano 72 anos, pelo antigo presidente da Alemanha Theodor Heuss como uma recompensa por serviços em vários setores.

Um pouco da História da Cruz do Mérito

Fim dos cambistas?

Ingressos tokenizados no futebol podem ser solução no combate à revenda de alto valor e falsificação.

Fim dos cambistas?

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

Havia grande expectativa para a Black Friday de 2023, mas o efeito foi oposto.

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

A limitação dos poderes do STF – PEC 8/2021

A “moral” de uma sociedade não está contida em decisões judiciais, mas nas leis que regem a sociedade segundo a vontade popular.


O caminho para empreender na era digital

No cenário atual, a presença digital tornou-se fundamental para empresas de todos os tamanhos e setores.

O caminho para empreender na era digital

É urgente a inclusão digital da pessoa idosa

A revolução tecnológica transformou drasticamente a vida de todos.

É urgente a inclusão digital da pessoa idosa

O DREX e seu potencial de tokenização da economia

Nos últimos anos, a digitalização financeira fez com que diversos países investissem na criação de suas CBDC, sigla para Central Bank Digital Currency – ou Moeda Digital emitida pelo Banco Central.

O DREX e seu potencial de tokenização da economia

Minas Gerais será sede da Copa do Mundo de Mountain Bike

Protocolo de intenções assinado com a Warner Bros. Discovery define a cidade de Araxá como uma das 12 anfitriãs da próxima edição do evento esportivo.


A polêmica GLO de inspiração política

As Forças Armadas têm a missão de guardar o País nas suas diferentes instâncias e frentes.


Desconto no IPTU Campinas 2024: formas de conseguir

A opção de pagamento em cota única está disponível somente até a primeira data de vencimento.

Desconto no IPTU Campinas 2024: formas de conseguir

O marketing de comunidades é a parte humana que a IA não consegue substituir

Já nos aproximamos da metade da terceira década do século XXI, e a essa altura não é mais possível ignorar o avanço vertiginoso da inteligência artificial (IA).

O marketing de comunidades é a parte humana que a IA não consegue substituir