Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lula – Catilina dos Tempos Atuais

Lula – Catilina dos Tempos Atuais

25/02/2018 Bady Curi Neto

A fala de Lula e seus asseclas do senado parecem zombar de nós.

“Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia sem freio?”.

As frases reproduzidas fazem parte do discurso proferido pelo Consul Romano Marco Túlio Cícero contra o senador Catilina no templo de Júpiter, no monte Capitólio de Roma, em 8 de novembro de 63 a.c.

O início do célebre discurso, de um dos maiores oradores de todos os tempos, parece não ter ficado para a história, podendo ser repetido nos dias de hoje, mudando apenas o acusado para a pessoa do ex-presidente Lula e alguns de seus companheiros.

A fala de Lula e seus asseclas do senado, aquele condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro e réu em vários outros processos criminas, e estes, quase todos, envolvidos em processos ou investigações por desvios de conduta, parecem zombar de nós.

No início das investigações, o ex-presidente atacou a Polícia Federal, dizendo que as denúncias contra ele e o Partido dos Trabalhadores (PT) eram boatos e afirmou que a mídia queria criminalizar o PT.

No decorrer do processo, seu tom voltou para o autoelogio “... não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. ”

Com a condenação de primeiro grau, disse: "Se alguém tiver uma prova contra mim, por favor, diga. Mande para a Justiça, mande para a suprema corte, mande para a imprensa. Eu ficaria mais feliz se fosse condenado por conta de uma prova", afirmando "Nós vamos recorrer em todas as instâncias de todas as arbitrariedades. (...).

É preciso fazer processo contra quem mentir, contra quem não disser a verdade nesse país." A senadora Gleise Hoffmann, também partiu para agressão pessoal: “A sentença de Moro é um acinte contra a democracia e o estado de direito. ” “.... Você foi covarde, Moro. Você foi instrumento daqueles que querem acabar com a democracia e impedir o povo de fazer sua opção nas urnas”.

O assecla de Lula, Lindbergh Farias: “Sérgio Moro, você é um covarde. Ser juiz não é isso. Juiz é imparcial. Sérgio Moro, você é um fantoche da Rede Globo. ” Com a confirmação da condenação e a majoração da pena do ex-presidente pelo TRF da 4ª Região, o discurso foi além dos ataques ao Judiciário, que querem impedir Lula de candidatar-se, novamente, ao cargo de Presidente da República.

Esqueceram, apenas, de dizer que o que impede Lula ou qualquer outro candidato a disputar uma eleição, é a lei de ficha limpa, que diga-se de passagem, por ironia do destino, foi assinada pelo próprio condenado quando exercia o cargo de Presidente da República.

Por último, entre vários outros discursos, Lula volta a carga contra Moro, chamando-o de “analfabeto político” e ironizando o auxílio-moradia. Há de firmar que Moro pode até ser analfabeto político, o que não acredito, acho que ele desconhece a politicalha.

Por outro lado, ironizar o auxílio-moradia, previsto em lei, por alguém condenado, que se locupletou de um apartamento tríplex na praia, isto, sim, é irônico, se não fosse a triste realidade. Volto ao início do artigo parafraseando Cícero: Até quando, ó Lula, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua loucura?

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



O embate Twitter Files Brasil: que legado queremos deixar?

Elon Musk está usando sua plataforma X (ex-Twitter) para um duelo digital com o presidente do STF, Alexandre de Moraes.

Autor: Patrícia Peck


Justiça e inclusão: as leis para pessoas com TEA

Por muito tempo, os comportamentos típicos de crianças que tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram tratados como “frescura”, “pirraça” ou “falta de surra”.

Autor: Matheus Bessa e Priscila Perdigão


Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho