Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o melhor regime tributário para sua empresa em 2024?

Qual o melhor regime tributário para sua empresa em 2024?

04/02/2024 Juliana Brunello, Lucas Leme e Rodrigo Franco

São muitos fatores que impactam fortemente nesta escolha, o que ressalta que as empresas se consultem com um contador ou especialista em tributação para avaliar sua situação específica.

Diante de uma enorme complexidade legislativa e tributária nacional, identificar como sua empresa pode evitar pagamentos desnecessários de impostos e ter uma gestão financeira mais assertiva é um fator determinante para a saúde financeira do empreendimento.

E, dentre tantos fatores que favorecem este objetivo, escolher o melhor regime tributário é, certamente, um dos mais importantes que precisa ser priorizado. Agora, com a chegada do ano novo, é a hora perfeita para isso.

Segundo dados do IBGE/Impostômetro, 95% das empresas pagam impostos indevidamente em decorrência, principalmente, da dificuldade de clareza fiscal em nosso país.

Para evitar que integrem essa estatística, compreender a fundo as características dos principais regimes tributários será de grande ajuda para que escolham o que melhor se encaixa em sua realidade. Sendo assim, veja as principais diferenças entre eles:

#1 Lucro Presumido: este é o regime mais simples de apuração, pois a empresa irá calcular IRPJ e CSLL com base na presunção de seu faturamento.

Aqui, são aplicados os percentuais de presunção sobre o total de faturamento e, após chegar na base presumida, são calculados 34% de IRPJ e CSLL.

Ele não possui tantas possibilidades de benefício fiscais que reduzem a carga tributária como no Lucro Real, porém, por se tratar de uma apuração menos complexa, traz menor risco tributário para as empresas.

#2 Lucro Real Mensal: neste regime, o IRPJ e CSLL são calculados sobre o lucro líquido do período, e o lucro líquido é ajustado conforme suas despesas e receitas indedutíveis.

Dessa forma, a empresa pode obter vantagens tributárias, permitindo estratégias para otimizar a tributação – além de poder descontar até 30% de sua base de cálculo, caso possua prejuízos fiscais de anos anteriores.

Porém, ao se enquadrar no Lucro Real, a empresa precisa manter seus controles e registros contábeis em dia, pois qualquer receita ou despesa reconhecida fora de sua competência pode trazer um risco tributário para a empresa.

#3 Lucro Real Trimestral: assim como o anterior, o lucro real trimestral parte do Lucro Líquido do exercício, antes do IRPJ e da CSLL.

Ele é a opção ideal para empresas que possuem créditos tributários e pretendem utilizar nas compensações de IRPJ e CSLL, pois este regime permite a compensação dos débitos de IRPJ e CSLL, além de trazer uma folga no fluxo de caixa da empresa, já que os recolhimentos ocorrem trimestralmente.

Por outro lado, se a empresa possui uma oscilação durante o ano em seus resultados líquidos, pode ser arriscado optar pelo Lucro Real Trimestral, pois os prejuízos de um trimestre não serão acumulados ao trimestre seguinte, ou os lucros já tributados naquele período não poderão ser abatidos nos próximos trimestres como estimativas recolhidas. 

Além de compreender essas diferenças, quando falamos sobre a alteração do regime tributário, é importante ter em mente que essa decisão vai além dos tributos diretos, pois também impacta diretamente no cálculo de PIS e COFINS. 

Em um exemplo prático, uma empresa que está no regime Lucro Presumido apura PIS e COFINS no regime cumulativo, cujo cálculo é aplicada a alíquota de 0,65% de PIS e 3% de COFINS, e não são descontados créditos nas compras de insumos.

Enquanto isso, em empresas que optam pelo Lucro Real, seja mensal ou trimestral, o PIS e COFINS é calculado pelo regime não-cumulativo, onde a alíquota é maior – sendo 1,65% de PIS e 7,60% de COFINS.

Apesar de ser uma alíquota maior, no regime não-cumulativo é possível descontar os créditos nas aquisições de insumos, o que, no final da apuração, pode se tornar muito vantajoso apesar da carga tributária ser maior.

O regime de tributação das variações cambiais também é um fator essencial de ser analisado nesta decisão, considerando que empreendimentos que possuem operações com o exterior podem optar, no início de cada ano, se irão tributar as suas variações pelo regime de competência ou de caixa, ressaltando que, uma vez escolhida essa opção, que ocorre sempre em janeiro, ela é irretratável.

São muitos fatores que impactam fortemente nesta escolha, o que ressalta que as empresas se consultem com um contador ou especialista em tributação para avaliar sua situação específica e tomar uma decisão informada com base nas circunstâncias e na legislação tributária vigente.

Com estes cuidados, sua empresa conseguirá ingressar no melhor regime tributário este ano, evitar pagamentos indevidos e, dessa forma, alavancar seu crescimento sustentável no ramo.

* Juliana Brunello é especialista em diretos na ECOVIS BSP.

* Lucas Leme é sócio e supervisor de contabilidade na ECOVIS BSP.

* Rodrigo Franco é sócio e gerente operacional na ECOVIS BSP.

Para mais informações sobre regime tributário clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Informa Mídia



O embate Twitter Files Brasil: que legado queremos deixar?

Elon Musk está usando sua plataforma X (ex-Twitter) para um duelo digital com o presidente do STF, Alexandre de Moraes.

Autor: Patrícia Peck


Justiça e inclusão: as leis para pessoas com TEA

Por muito tempo, os comportamentos típicos de crianças que tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram tratados como “frescura”, “pirraça” ou “falta de surra”.

Autor: Matheus Bessa e Priscila Perdigão


Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho