Portal O Debate
Grupo WhatsApp

TJMG lança aplicativo SEI para celulares

TJMG lança aplicativo SEI para celulares

21/10/2020 Divulgação

O SEI para celulares foi apresentado para o presidente Gilson Soares Lemes e os vice-presidentes do TJMG.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu mais um grande passo na modernização de seu processo de trabalho, na tarde do dia 20/10, com o lançamento do aplicativo SEI para celulares.

A nova ferramenta, desenvolvida para as plataformas IOS e Android, permite que o usuário tenha acesso a todos os recursos já existentes na versão do SEI para computadores.

Também possibilita assinaturas por meio de reconhecimento facial, biometria, e o compartilhamento de documentos por whatsapp e e-mail.

De forma pioneira, o TJMG também lançou o manual de uso do novo aplicativo, que deverá ser divulgado para outros tribunais de Justiça do país.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, acompanhou a apresentação do novo aplicativo, feita pela gerente do Centro de Padronização e Qualidade da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), Fernanda Mendes.

O presidente determinou a divulgação imediata do aplicativo entre desembargadores, magistrados e servidores.

"Agora é possível que servidores e magistrados trabalhem com seus celulares, aproveitando todas as funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações. É um grande avanço para todos nós e aproveito para parabenizar pelo trabalho as equipes da Seplag e da Diretoria de Informática", comemorou o presidente.

Além do presidente Gilson Lemes, participaram da apresentação o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice presidente, desembargador Tiago Pinto, o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho, o vice corregedor geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite; o superintendente Administrativo Adjunto, desembargador José Arthur de Carvalho Filho; o superintendente de Planejamento, desembargador Jaubert Carneiro Jaques, os juízes auxiliares da presidência, José Ricardo Véras e Rosimere das Graças do Couto; o diretor da Seplag, João Victor Rezende, e a gerente do Centro de Padronização e Qualidade, Fernanda Mendes.

A juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto, explica que o SEI já é uma ferramenta consagrada dentro do Tribunal e que vem recebendo inovações.

"Esta foi a primeira inovação do SEI nesta gestão, tornando mais fácil o uso da ferramenta, que agora apresenta novas funcionalidades", destacou a magistrada.

Palma da mão

A gerente do Centro de Padronização e Qualidade do TJMG, Fernanda Mendes, explica que a raiz do sistema está disponível no Portal do Software Público. Cabe a cada tribunal fazer as adaptações de acordo com suas necessidades.

"Fizemos as adaptações no nosso aplicativo que também permite assinaturas, não apenas por meio de senhas, como ocorre com a versão para computadores, mas também via biometria e reconhecimento facial", afirma.

A ferramenta, segundo Fernanda Mendes, possibilita que documentos sejam facilmente compartilhados pelo whatsapp e e-mail.

"Com o aplicativo, o usuário poderá fazer na palma da mão e, em qualquer lugar, tudo que faz normalmente na sua mesa de trabalho, o que significa um grande facilitador", afirma a gerente.

Características

O SEI é uma ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos que permite a assinatura digital e trâmites administrativos, implantado no TJMG desde 2016.

Com uma interface simples e acessível, possibilita a atuação simultânea de servidores de várias unidades em um mesmo processo, mesmo distantes fisicamente, o que reduz o tempo de realização de atividades e torna os procedimentos mais céleres. Outra vantagem do sistema é a diminuição do uso de papel e de outros materiais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom



O embate Twitter Files Brasil: que legado queremos deixar?

Elon Musk está usando sua plataforma X (ex-Twitter) para um duelo digital com o presidente do STF, Alexandre de Moraes.

Autor: Patrícia Peck


Justiça e inclusão: as leis para pessoas com TEA

Por muito tempo, os comportamentos típicos de crianças que tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram tratados como “frescura”, “pirraça” ou “falta de surra”.

Autor: Matheus Bessa e Priscila Perdigão


Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho