Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A dimensão do perdão na vida escolar: o que crianças devem saber sobre perdoar?

A dimensão do perdão na vida escolar: o que crianças devem saber sobre perdoar?

30/08/2019 Hortência Brito

A palavra perdão pode ser usada como um gesto de carinho ou gentileza, podendo ser empregada em situações diversas.

Se verificarmos o significado da palavra perdão em qualquer dicionário, veremos que esse termo tem relação com o ato humano de se livrar de uma culpa, ofensa ou mesmo dívida. O fato é que o perdão tem a ver com o processo mental que busca sanar qualquer possibilidade de rancor ou sentimento negativo sobre alguma pessoa ou a si mesmo.

Por outro lado, a palavra perdão pode ser usada como um gesto de carinho ou gentileza, podendo ser empregada em situações diversas, para além de uma situação de conflito. Já na esfera religiosa o conceito de perdão está relacionado com o processo de revisão de vida, eliminar as impurezas que podem estar impedindo o crescimento espiritual. Nesse sentido busca-se pela eliminação de sentimentos nocivos às pessoas, como a raiva, a mágoa ou mesmo qualquer desejo de vingança.

Nessa perspectiva, trabalhar o perdão na vida das crianças deve ser um empenho que começa desde o ventre materno. Não é errado um adulto pedir perdão para uma criança, ao contrário, essa iniciativa fará com que a criança entenda que ela pode e deve imitar essa atitude sempre que sentir que magoou uma pessoa. O auto perdão também é uma atitude que deve ser exercitada pelos adultos e crianças, isso envolve muito exercício e humildade. Não é fácil abrir mão das verdades nas quais acreditamos, no entanto, essas verdades não podem ser impostas nas nossas relações, isso pode nos tornar pessoas chatas e intolerantes.

Enquanto educador marista, na dimensão que envolve a pastoral, trabalhamos o perdão em todas as ações que promovemos, tanto nas atividades com alunos como também com professores e toda a comunidade de profissionais. E isso acontece porque temos como parâmetro uma gestão atenta ao carisma do Instituto Marista que tem como identidade os valores do Evangelho. Nessa ótica, o cristianismo tem como essência um caminho de revisão de vida, para daí culminar num processo de conversão individuais e coletivas.

Temos como missão levar as crianças a viverem no seu cotidiano atitudes que ecoem naturalmente no seu modo de ser e perdoar, consistindo no sanar as ofensas recebidas a partir do diálogo, e na observação de atitudes e ações para não ofender nenhum de seus semelhantes.

O tema do perdão é sempre pastoral-pedagógico. Quando Jesus Cristo nos convida a perdoar quantas vezes forem necessárias, Ele quer dizer que, fazendo isso, estamos trabalhando para o nosso próprio equilíbrio espiritual, bem-estar, e sobretudo, pelo desenvolvimento de uma sociedade que se autotransforma pelo bem que cada ser humano é capaz de promover. Sem dúvidas, a educação confessional na escola católica jamais poderá se omitir do seu papel enquanto promotora e mesmo germinadora do bem que essencialmente começa com o olhar atento à integralidade do ser humano, e o perdão, sem dúvidas, é o caminho.

* Hortência Brito é assistente de Pastoral do Colégio Marista Arquidiocesano

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Fonte: Pg1



Intercâmbio na Alemanha durante Oktoberfest é opção de estudo e lazer

Programas permitem aprendizado de outro idioma e visita a uma das festas mais tradicionais da Europa.

Intercâmbio na Alemanha durante Oktoberfest é opção de estudo e lazer

MEC lança o portal da carteirinha estudantil digital

Estudantes poderão tirar informações sobre o novo documento que estará disponível a partir de dezembro.

MEC lança o portal da carteirinha estudantil digital


EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

Modalidade já representa mais de 20% das matrículas de graduação no país.

EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

Como os pais podem ajudar os filhos para o ENEM e Vestibulares?

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro.


A Gestão da Educação Ambiental

A gestão pública por meio da Educação Ambiental necessita difundir o conceito de futuras gerações.


Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora

Os vencedores da etapa nacional do Prêmio serão conhecidos em outubro, durante o Seminário ConheCER 2019, em Florianópolis/SC.

Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora

Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas.

Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

Mundo tem 750 milhões de analfabetos, diz Unesco

Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21.

Mundo tem 750 milhões de analfabetos, diz Unesco

Salão do Estudante passará por seis capitais do país

O Salão do Estudante começará pelo Rio de Janeiro, depois segue para Curitiba, São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.

Salão do Estudante passará por seis capitais do país

Governo federal lança carteira estudantil digital

Em formato de aplicativo, ID estudantil será gratuita.


Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos

​Entre os recursos estão: apoio para pernas e pés; mesa para usuários de cadeira de rodas; salas de fácil acesso; e prova impressa em braile.

Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos