Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A dimensão do perdão na vida escolar: o que crianças devem saber sobre perdoar?

A dimensão do perdão na vida escolar: o que crianças devem saber sobre perdoar?

30/08/2019 Hortência Brito

A palavra perdão pode ser usada como um gesto de carinho ou gentileza, podendo ser empregada em situações diversas.

Se verificarmos o significado da palavra perdão em qualquer dicionário, veremos que esse termo tem relação com o ato humano de se livrar de uma culpa, ofensa ou mesmo dívida. O fato é que o perdão tem a ver com o processo mental que busca sanar qualquer possibilidade de rancor ou sentimento negativo sobre alguma pessoa ou a si mesmo.

Por outro lado, a palavra perdão pode ser usada como um gesto de carinho ou gentileza, podendo ser empregada em situações diversas, para além de uma situação de conflito. Já na esfera religiosa o conceito de perdão está relacionado com o processo de revisão de vida, eliminar as impurezas que podem estar impedindo o crescimento espiritual. Nesse sentido busca-se pela eliminação de sentimentos nocivos às pessoas, como a raiva, a mágoa ou mesmo qualquer desejo de vingança.

Nessa perspectiva, trabalhar o perdão na vida das crianças deve ser um empenho que começa desde o ventre materno. Não é errado um adulto pedir perdão para uma criança, ao contrário, essa iniciativa fará com que a criança entenda que ela pode e deve imitar essa atitude sempre que sentir que magoou uma pessoa. O auto perdão também é uma atitude que deve ser exercitada pelos adultos e crianças, isso envolve muito exercício e humildade. Não é fácil abrir mão das verdades nas quais acreditamos, no entanto, essas verdades não podem ser impostas nas nossas relações, isso pode nos tornar pessoas chatas e intolerantes.

Enquanto educador marista, na dimensão que envolve a pastoral, trabalhamos o perdão em todas as ações que promovemos, tanto nas atividades com alunos como também com professores e toda a comunidade de profissionais. E isso acontece porque temos como parâmetro uma gestão atenta ao carisma do Instituto Marista que tem como identidade os valores do Evangelho. Nessa ótica, o cristianismo tem como essência um caminho de revisão de vida, para daí culminar num processo de conversão individuais e coletivas.

Temos como missão levar as crianças a viverem no seu cotidiano atitudes que ecoem naturalmente no seu modo de ser e perdoar, consistindo no sanar as ofensas recebidas a partir do diálogo, e na observação de atitudes e ações para não ofender nenhum de seus semelhantes.

O tema do perdão é sempre pastoral-pedagógico. Quando Jesus Cristo nos convida a perdoar quantas vezes forem necessárias, Ele quer dizer que, fazendo isso, estamos trabalhando para o nosso próprio equilíbrio espiritual, bem-estar, e sobretudo, pelo desenvolvimento de uma sociedade que se autotransforma pelo bem que cada ser humano é capaz de promover. Sem dúvidas, a educação confessional na escola católica jamais poderá se omitir do seu papel enquanto promotora e mesmo germinadora do bem que essencialmente começa com o olhar atento à integralidade do ser humano, e o perdão, sem dúvidas, é o caminho.

* Hortência Brito é assistente de Pastoral do Colégio Marista Arquidiocesano

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Fonte: Pg1



Abertas inscrições para concurso de desenho da Bandeira Nacional

Concurso vai premiar os 10 melhores trabalhos, 2 de cada região.

Abertas inscrições para concurso de desenho da Bandeira Nacional

Os aplicativos para professores e a “uberização” do trabalho

A “Prof-e” é uma startup educacional que promete suprir o maior problema nas escolas, a falta de professores e as “aulas vagas”.

Os aplicativos para professores e a “uberização” do trabalho

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

Consulado Canadense explica como o sistema Express Entry funciona e como você pode melhorar sua pontuação.

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

Estudantes têm até o dia 28 para apresentar documentação.

Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

Carteirinhas estudantis já emitidas pelo app continuarão válidas

A ID Estudantil, lançada em setembro de 2019, permite a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada.

Carteirinhas estudantis já emitidas pelo app continuarão válidas

Curso de Geometria e Letramento Matemático com inscrições abertas

Formação on-line e gratuita tem como objetivo aprimorar a didática de professores do Ensino Fundamental.

Curso de Geometria e Letramento Matemático com inscrições abertas

Quem pode estagiar

Entenda as regras estabelecidas para o exercício da modalidade.

Quem pode estagiar

Programa de imigração Express Entry

Belo Horizonte receberá na próxima terça, 18 visita esclarecedora sobre imigração para o Canadá.


Homeschooling: legalize já!

Em um país tão extenso territorialmente e com tantas diferenças sociais, a realidade da educação infantil, fundamental e do ensino médio é agonizante.

Homeschooling: legalize já!

Startup oferece curso gratuito de inglês com certificado

Mais de 130.000 alunos já se inscreveram. Saiba como participar.

Startup oferece curso gratuito de inglês com certificado

MEC prorroga por dois dias inscrições para o Fies

A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro.


Há vida além do Vestibular

A lista nominal dos aprovados foi anunciada. Em direção a ela milhares de jovens dirigem-se.