Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A psicopedagogia no desenvolvimento e aprendizagem

A psicopedagogia no desenvolvimento e aprendizagem

06/09/2022 Aline Rodrigues

O processo de aprendizagem é muito complexo, um processo contínuo, que traz consigo vários aspectos que interferem diretamente no desenvolvimento da pessoa.

A psicopedagogia no desenvolvimento e aprendizagem

A aprendizagem é definida como um processo de aquisição ou modificação de conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos adquiridos que são construídos ao longo de toda nossa vida. No entanto, é na infância que a aprendizagem recebe grande destaque, pois é nessa fase que nossas percepções começam a ser formuladas dentro do ambiente familiar, escolar e social.

Para Piaget, por exemplo, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança, por isso estudou o desenvolvimento cognitivo das crianças com base em uma teoria que chamou de construtivista. Na sua concepção, o desenvolvimento cognitivo concentra-se na maneira como elas vão se desenvolvendo a partir da aquisição dos novos conhecimentos.

Várias são as teorias que indicam o conceito e o funcionamento da aprendizagem, mas, de forma geral, todas abordam três áreas fundamentais: cognitiva, afetiva e psicomotora.

A área cognitiva trata do conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção do conhecimento como memória, linguagem, pensamento e raciocínio. A afetiva mostra que a assimilação de conteúdo acontece através das experiências e interações que a pessoa tem com o objeto de estudo e o seu intermediário. Já a psicomotora envolve as respostas musculares obtidas através da linguagem corporal.

A aprendizagem passa por cinco etapas: Compreensão, quando somos expostos ao conhecimento; retenção, quando fixamos a informação; prática, quando o conhecimento vai se solidificando e os hábitos de estudo vão sendo reforçados; disseminação, quando transmitimos o conhecimento assimilado e criação, quando geramos novos conhecimentos a partir do conhecimento inicial, sendo este o topo do processo de aprendizagem.

Considerando tais apontamentos, podemos afirmar que o processo de aprendizagem precisa ser integral e significativo, ou seja, não podemos nos prender apenas na transmissão de informação, mas considerar a realidade de cada aluno diante do sistema educacional, sua realidade psicossocial e oferecer o suporte necessário para seu desenvolvimento individual.

Para isso, temos a psicopedagogia que é o campo do saber que resulta da junção da psicologia e da pedagogia, tendo como objetivo favorecer o processo “ensino aprendizagem”, através dos pontos essenciais para o desenvolvimento integral do aluno de forma subjetiva. Ou seja, oferecendo o suporte necessário para o educando, para a família e para instituição, considerando os fatores cognitivos, sociais e emocionais.

A partir desses fatores e do impacto que os mesmos podem acarretar para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar, a psicopedagogia surge como uma ferramenta que busca estimular e identificar as possíveis causas que impedem o desempenho na retenção de informação e na realização e/ou conclusão das atividades escolares, para que desta forma o suporte necessário seja oferecido ao educando dentro e fora do ambiente escolar. Sempre visando que o mesmo tenha uma aprendizagem significativa e de qualidade, pois a dificuldade de aprendizagem não o limita ao não aprender, mas a aprender de uma forma diferente, de acordo com as particularidades de cada aluno.

* Aline Tayná de Carvalho Barbosa Rodrigues é Psicóloga Escolar no Instituto Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Para mais informações sobre aprendizagem clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar