Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A reinvenção da educação

A reinvenção da educação

09/06/2020 Janaína Spolidorio

Transformar. Acima de tudo, esta é a intenção primeira da educação, como um todo.

A reinvenção da educação

A aprendizagem só é efetiva quando o aluno passa por uma transformação interna em relação ao que sabia, chegando a objetivos que visam torná-lo mais capacitado de várias formas.

Verdade que por um bom tempo a pedagogia estagnou no país. Não foi culpa dos professores. A culpa, na verdade, foi da sociedade em geral, afinal de contas somos humanos e como tais somos resistentes a mudanças.

Todas as vezes que mudanças eram propostas nas escolas a sociedade, de modo generalizado – tirando umas poucas e parcas exceções – cobrava o retorno de um modelo anterior e esta cobrança é histórica. A barreira em relação à tecnologia não foi diferente, afinal de contas, “mudar dá trabalho para todos”.

Não temos incentivo para os professores, a escola e as famílias nem sempre possuem um bom relacionamento, a formação em pedagogia está entre as de mais baixo custo do país, contribuindo para sua desvalorização, com poucos recursos durante o curso e nem sempre aulas que realmente preparem os estudantes para a profissão.

Até aqui parece triste a realidade para quem trabalha na melhoria da educação brasileira, mas como toda boa história, há um ponto de virada. A mesmice pode chegar ao fim em breve.

A oportunidade de nos lembrar que educar é transformar acontece agora, em 2020. Embora seja um ano difícil, globalmente, é também o ano que tem o poder de trazer à tona o perfil de professor que queremos em nossa área.

Como em toda profissão, nem todos os profissionais são modelos para a área, mas aqueles que são estão mostrando agora todo seu potencial.

Em apenas dois meses esses profissionais tiveram que reinventar a educação sem nem mesmo terem sido formados para enfrentar o isolamento que vivemos.

O excesso de prontidão, de vontade, para conseguir atingir a aprendizagem dos alunos levou nossos professores a buscarem as mais inusitadas estratégias para conseguirem fazer seu trabalho de uma forma completamente diferente da qual aprenderam na faculdade.

Focados, mesmo remando contra o maremoto de reclamações que enfrentaram e continuam enfrentando em relação a algumas famílias das comunidades escolares, os professores, corajosos e obstinados, seguem dando seu melhor perante uma situação à qual ninguém estava preparado, e com louvor.

A resiliência permite a esses profissionais da educação tanto se reinventarem quanto orientarem as famílias mais fechadas para a nova realidade de uma forma muitas vezes espetacular.

Embora quase que esquecidos pela mídia por causa das constantes notícias que dão maior enfoque à saúde, à política e à economia, os professores continuam estimulando a educação, silenciosos em sua batalha no “submundo” da crise mundial.

Em suas casas, também precisam cuidar de suas famílias e dos idosos, que muitas vezes moram em outra localidade, mas precisam de seu apoio. Precisam pesquisar novas formas e estratégias de ensino. Precisam fazer reuniões e mais reuniões com a escola para discutir as melhores maneiras de alcançar a comunidade escolar. Precisam aprender a usar novas plataformas e novas formas de lecionar, nunca antes utilizadas. Precisam orientar famílias, ensinar como usar plataformas, encontrar outras formas de atender famílias sem recursos tecnológicos, elaborar recados novos para novas situações e ainda remodelar toda e qualquer atividade que tinha antes da crise, para que seja adequada à nova situação e fique mais fácil para as famílias conseguirem ajudar a criança de seus lares.

 Neste momento o que esses profissionais precisam é apenas de apoio. Eles batalham, mas quando a família não aceita a ajuda, a batalha se perde dentro daquele lar. A educação transforma, mas a transformação, neste caso, vem de dentro, de dentro dos lares, neste momento tão delicado. Se a família não se dispor a ser ajudada, não entenderá o auxílio e o grande prejudicado será o aluno.

O momento é ruim para todos, mas pode ajudar a educação a avançar em pelo menos 30 anos em relação à aceitação da tecnologia não apenas pelas escolas, mas também pela sociedade, como um todo. Pode ainda trazer à área da educação a valorização que ela tanto merece e foi, há muito, esquecida socialmente.

Após a crise, a tecnologia pode ter mostrado a milhões de professores no mundo o quanto podem fazer a diferença e o quanto é preciso trazê-la mais para a escola, exatamente porque ela possibilita inúmeras ferramentas que são essenciais no mundo atual.

A reinvenção da educação pode impactar os vários níveis da escola, desde a Educação Infantil até mesmo à formação dos professores pós-pandemia e agora ela deixa de ser um desejo e se torna uma necessidade.

Educar é transformar e transformar é dar à sociedade a possibilidade de nos tornarmos melhores e mais conscientes. Viva esta transformação. Apoie a educação neste momento tão delicado! Assim poderemos nos reinventar unidos, por uma educação melhor e por uma transformação real.

* Especialista em educação, Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.

Fonte: EVCOM



Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos