Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

04/07/2019 Viviane Flores

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano.

A família é o nosso primeiro laço social, ocupando um lugar especial na vida de qualquer indivíduo, exercendo influência significativa desde o nascimento. É ela que oferece o primeiro ambiente de socialização da criança, onde ela cresce segundo padrões, comportamentos e influências culturais particulares. Dessa forma, é percebida como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades.

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano. É nela que o indivíduo dará início à socialização com outras pessoas, que extrapola o círculo familiar. Nesse contexto, a escola surge como uma instituição que ajuda a moldar a constituição do aluno e, por consequência, influencia diretamente na evolução da sociedade e da humanidade.

Assim, a família e a escola cumprem dois papéis que se complementam no contexto da educação. O envolvimento de ambas afeta diretamente o desempenho escolar e a qualidade das relações que o aluno mantém com a escola. No entanto, ainda são muitos os desafios encontrados para essa aproximação, o que pode estar ligado intrinsecamente às divisões de responsabilidades de cada instituição, questão crucial para sustentar uma vida escolar favorável.

Existe a expectativa de que a escola se responsabilize pelo que a família não daria conta, que é a função acadêmica. Porém, há uma camada compartilhada, que diz respeito à formação do sujeito. Então acredito que aquilo que a escola procura desenvolver do ponto de vista de conduta, de valores precisa ser compartilhado. O mais adequado é que esses dois campos andem paralelamente e construam parcerias, possibilitando cada vez mais o desenvolvimento em todos os aspectos, especialmente no que diz respeito à vida estudantil. 

Muitas vezes, é na escola que a criança expressa determinados comportamentos, alguns, inclusive, que não são percebidos em casa. Nesses momentos é possível observar, por exemplo, a habilidade de negociação e o respeito, e outras questões que vêm à tona quando ela está em grupo. Além da dimensão formativa, situações como essa precisam ser trabalhadas dentro da escola, assim conseguimos perceber quando é preciso amparar e dar acolhimento a uma necessidade do aluno, que muitas vezes não é identificada pela família.

É também nesse momento que o professor se coloca como um orientador, oferecendo, além de conhecimento, conselhos, limites e regras, abrangendo a totalidade do indivíduo. Neste ponto, a família pode se fazer presente no sentido de auxiliar no atendimento à criança, trazendo a experiência familiar e podendo dialogar sobre o melhor caminho a seguir. Assim, a educação, de forma mais ampla, é uma responsabilidade conjunta, que se complementa e se torna mais eficaz com a participação de ambas em parceria.  

Para que essa parceria seja fluida, é desejável proximidade e integração entre família e escola. Essa presença deve ser constante desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e chegando ao Ensino Médio - quando o adolescente apresenta outras necessidades de acompanhamento.

Muitas famílias acreditam que no período da adolescência é possível se afastar da escola, dando mais autonomia aos filhos. Isso pode ser entendido por muitas famílias como sinônimo de afastamento do cotidiano escolar e da presença física na escola. No entanto, é importante ressaltar que a mãe, o pai ou o responsável são sempre bem-vindos e devem estar presentes não só em reuniões ou festas do calendário letivo. É importante se aproximar dos pais, conscientizá-los por meio de momentos formativos, afinal são em momentos como este que comunicamos o trabalho que está sendo feito.

Desta forma, é possível que todas as partes tenham voz e ajam dentro dos seus limites, respeitando o lugar do outro. No cotidiano da vida escolar, vão revelando crenças, valores e costumes. A criança passa a receber influência de ambas as instituições e a influenciá-las também. Assim, é fundamental que a escola e a família se alinhem às necessidades do aluno, colocando estes como foco principal. 

Sabemos que existem desafios a serem enfrentados, mas quando o binômio família-escola está alinhado em torno de um mesmo objetivo, os laços se fortalecem. Assim, abrem-se novos horizontes e possibilidades de melhora no desempenho acadêmico e social do aluno e da atuação na escola para oportunizar esse resultado.

* Viviane Flores é diretora educacional da Rede Marista de Colégios (RMC)

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br 

Fonte: Pg1



Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

Neste sábado, é comemorado o Dia Mundial Do Rock, 13 de Julho

Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

MEC divulga resultado do Fies

Lista de espera será aberta entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

MEC divulga resultado do Fies

O ensino médio para os jovens

Quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o aprendizado em 2018.

O ensino médio para os jovens

A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que – forçosamente – admitir que estamos errados.


Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

Atividades sobre Gestão do Transporte Escolar foram lançadas em julho.

Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que - forçosamente - admitir que estamos errados.

A oportunidade do erro

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

“Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”.

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Nada muda para os participantes inscritos em 2019

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Brincar e aprender custa caro?

É fundamental levar para as crianças brinquedos que possam direcionar sua aprendizagem com ações simples

Brincar e aprender custa caro?

Por que não ao homeschoolling

O ensino domiciliar não é vantajoso por várias razões.

Por que não ao homeschoolling

Celular ganha destaque entre ferramentas mais usadas no ensino a distância, mostra pesquisa

De acordo com a Toluna Insights, mais da metade dos alunos de EAD estudam no smartphones ou no tablet.

Celular ganha destaque entre ferramentas mais usadas no ensino a distância, mostra pesquisa

Mathema lança portal com soluções educacionais e formação on-line para professores

Novidade chega ao mercado para atender à demanda por formação continuada requerida pelos novos currículos e diretrizes da BNCC.