Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

04/07/2019 Viviane Flores

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano.

A família é o nosso primeiro laço social, ocupando um lugar especial na vida de qualquer indivíduo, exercendo influência significativa desde o nascimento. É ela que oferece o primeiro ambiente de socialização da criança, onde ela cresce segundo padrões, comportamentos e influências culturais particulares. Dessa forma, é percebida como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades.

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano. É nela que o indivíduo dará início à socialização com outras pessoas, que extrapola o círculo familiar. Nesse contexto, a escola surge como uma instituição que ajuda a moldar a constituição do aluno e, por consequência, influencia diretamente na evolução da sociedade e da humanidade.

Assim, a família e a escola cumprem dois papéis que se complementam no contexto da educação. O envolvimento de ambas afeta diretamente o desempenho escolar e a qualidade das relações que o aluno mantém com a escola. No entanto, ainda são muitos os desafios encontrados para essa aproximação, o que pode estar ligado intrinsecamente às divisões de responsabilidades de cada instituição, questão crucial para sustentar uma vida escolar favorável.

Existe a expectativa de que a escola se responsabilize pelo que a família não daria conta, que é a função acadêmica. Porém, há uma camada compartilhada, que diz respeito à formação do sujeito. Então acredito que aquilo que a escola procura desenvolver do ponto de vista de conduta, de valores precisa ser compartilhado. O mais adequado é que esses dois campos andem paralelamente e construam parcerias, possibilitando cada vez mais o desenvolvimento em todos os aspectos, especialmente no que diz respeito à vida estudantil. 

Muitas vezes, é na escola que a criança expressa determinados comportamentos, alguns, inclusive, que não são percebidos em casa. Nesses momentos é possível observar, por exemplo, a habilidade de negociação e o respeito, e outras questões que vêm à tona quando ela está em grupo. Além da dimensão formativa, situações como essa precisam ser trabalhadas dentro da escola, assim conseguimos perceber quando é preciso amparar e dar acolhimento a uma necessidade do aluno, que muitas vezes não é identificada pela família.

É também nesse momento que o professor se coloca como um orientador, oferecendo, além de conhecimento, conselhos, limites e regras, abrangendo a totalidade do indivíduo. Neste ponto, a família pode se fazer presente no sentido de auxiliar no atendimento à criança, trazendo a experiência familiar e podendo dialogar sobre o melhor caminho a seguir. Assim, a educação, de forma mais ampla, é uma responsabilidade conjunta, que se complementa e se torna mais eficaz com a participação de ambas em parceria.  

Para que essa parceria seja fluida, é desejável proximidade e integração entre família e escola. Essa presença deve ser constante desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e chegando ao Ensino Médio - quando o adolescente apresenta outras necessidades de acompanhamento.

Muitas famílias acreditam que no período da adolescência é possível se afastar da escola, dando mais autonomia aos filhos. Isso pode ser entendido por muitas famílias como sinônimo de afastamento do cotidiano escolar e da presença física na escola. No entanto, é importante ressaltar que a mãe, o pai ou o responsável são sempre bem-vindos e devem estar presentes não só em reuniões ou festas do calendário letivo. É importante se aproximar dos pais, conscientizá-los por meio de momentos formativos, afinal são em momentos como este que comunicamos o trabalho que está sendo feito.

Desta forma, é possível que todas as partes tenham voz e ajam dentro dos seus limites, respeitando o lugar do outro. No cotidiano da vida escolar, vão revelando crenças, valores e costumes. A criança passa a receber influência de ambas as instituições e a influenciá-las também. Assim, é fundamental que a escola e a família se alinhem às necessidades do aluno, colocando estes como foco principal. 

Sabemos que existem desafios a serem enfrentados, mas quando o binômio família-escola está alinhado em torno de um mesmo objetivo, os laços se fortalecem. Assim, abrem-se novos horizontes e possibilidades de melhora no desempenho acadêmico e social do aluno e da atuação na escola para oportunizar esse resultado.

* Viviane Flores é diretora educacional da Rede Marista de Colégios (RMC)

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br 

Fonte: Pg1



Indisciplina virtual: o novo desafio dos professores

A participação da família nunca foi tão importante no processo pedagógico.

Indisciplina virtual: o novo desafio dos professores

A educação do futuro está muito além da EAD

Já há algum tempo, a educação vem se reinventado para envolver cada vez mais alunos e professores em novos métodos de ensino.

A educação do futuro está muito além da EAD

As crianças e a saudade da escola

Falta de ânimo mostra como a interação do ambiente escolar é importante para as crianças.

As crianças e a saudade da escola

Possíveis consequências do uso excessivo de eletrônicos no ensino remoto

A tecnologia tem ajudado muito a educação neste momento de ensino remoto.

Possíveis consequências do uso excessivo de eletrônicos no ensino remoto

Mas, e o conteúdo?

Estamos vivenciando uma experiência única, que propicia uma forma diferente de aprender e de ir além dos conteúdos.

Mas, e o conteúdo?

Sebrae abre inscrições para o Empretec Summit Brasil 2020

Evento vai reunir participantes de todo o país em um encontro virtual de networking, conhecimento e negócios.

Sebrae abre inscrições para o Empretec Summit Brasil 2020

A escola está formando “novos” cidadãos?

Estima-se que novas profissões surjam e a maneira de trabalhar também se altere.

A escola está formando “novos” cidadãos?

Os desafios da volta às aulas presenciais

Os profissionais das escolas precisam estar atentos às exigências governamentais do estado

Os desafios da volta às aulas presenciais

Desafios do gestor educacional: razão e humanismo

A razão e a ciência não são suficientes para promover o sucesso da humanidade e sua prosperidade.

Desafios do gestor educacional: razão e humanismo

Mandar (ou não) as crianças para a escola. Eis a questão…

Vários Estados e o Distrito Federal estão anunciando a volta às aulas.

Mandar (ou não) as crianças para a escola. Eis a questão…

Ensino híbrido é a nova aposta para concluir o ano letivo

Escolas que aderiram à tecnologia desenvolveram o plano de aula em meio à pandemia para garantir o aprendizado dos alunos.

Ensino híbrido é a nova aposta para concluir o ano letivo

Universidade Positivo oferece bolsas de até 100% nos cursos EAD em Minas Gerais

Descontos são válidos para quem ingressar nos cursos no segundo semestre de 2020.

Universidade Positivo oferece bolsas de até 100% nos cursos EAD em Minas Gerais