Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Intercâmbio para crianças é ideal nas férias

Intercâmbio para crianças é ideal nas férias

20/12/2017 Ana Nascimento

A experiência vai auxiliar no amadurecimento pessoal e profissional do jovem.

Intercâmbio para crianças é ideal nas férias

Para crianças e adolescentes estudar durante as férias escolares parece algum tipo de tortura, mas a verdade é que a maioria adoraria aproveitar o recesso das aulas para fazer um intercâmbio cultural em outro país.

Viver uma experiência no exterior traz grandes benefícios, além do aprendizado do idioma, a vivência em um novo país proporciona grande enriquecimento cultural e pessoal para o aluno. Contudo, será que existe uma idade mínima para fazer intercâmbio? Existem escolas que oferecem programas específicos para crianças a partir de oito anos, como os conhecidos Summer/Winter Camps, acampamentos de inverno ou verão.

Esse tipo de programa tem sido cada vez mais procurado. Os pais estão apostando nestes formatos, pois é uma excelente forma para os filhos conhecerem uma nova cultura e viverem uma experiência no exterior ainda na adolescência. Mesmo com pouca idade, um acampamento de verão ou inverno é muito bem aproveitado pelas crianças e adolescentes. Essa experiência vai auxiliar no amadurecimento pessoal e profissional e, com certeza, trará lembranças especiais para toda a vida.

O intercâmbio de férias pode ser de uma a oito semanas, dependendo da instituição e da época do ano. A escola organiza toda a programação. Além das aulas de inglês, as crianças e adolescentes tem atividades à tarde, festas, passeios, pequenas excursões, entre outras atividades. Ou seja, uma experiência completa.

Para 2018 preparamos na Global Study um pacote de viagem para os jovens estudantes conhecerem a Califórnia. O momento de fechar é agora, e a viagem acontece durante as férias de julho. Além de visitar os cenários de filmes mais famosos do mundo localizados em Los Angeles, e conhecer de perto a Disneyland e Universal Studios os estudantes vão fazer um tour na universidade UCLA, Stanford e também uma visita pelo vale do silício.

Existem dois tipos de acomodação disponível: casa de família e residência estudantil. Na casa de família, as crianças são recebidas por moradores locais, e após o período de aulas e atividades voltam para casa “dos pais adotivos” e para o convívio com a cultura do país. Já na residência estudantil, as crianças ficam juntas em instalações controladas pelo colégio, sempre supervisionadas por monitores treinados.

Além do pacote citado acima e feito especialmente para s férias de julho de 2018, existem outros destinos onde os preços variam conforme a escolha de local, preferência de escola e a duração do intercâmbio. Os pacotes são sempre completos, incluindo curso, refeições, acomodação e atividades. Os países mais procurados são Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

Outro diferencial dessa modalidade é a sua realização em grupo. Ao unir jovens da mesma faixa etária e de diferentes regiões do país, o aprendizado é potencializado, pois os alunos se sentem mais seguros e, rapidamente, deixam a timidez de lado para criar novos laços de amizade. Além disso, vale lembrar que as aulas são ministradas na parte da manhã, ou seja, no restante do tempo, o estudante poderá participar de passeios e pequenas excursões e explorar pontos turísticos e históricos do país de destino.

Para os mais preocupados, há ainda a possibilidade do intercâmbio em família. Durante o período de férias, as crianças passam o dia nas aulas e atividades, enquanto os pais podem fazer cursos de idiomas. À noite, pais e filhos podem dividir a mesma acomodação. Ainda há a vantagem de poder passear durante os finais de semana. Uma excelente opção para as férias.

Texto: Ana Nascimento é franqueada da Global Study na unidade Niterói e mãe de intercâmbista



Instituto Ramacrisna abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos 

Eles integram o Projeto Construindo o Futuro VI, desenvolvido em parceria com a Petrobras.

Instituto Ramacrisna abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos 

Livro mostra método científico para a alfabetização eficiente

Segundo dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas.


Inclusão escolar: quais são os direitos?

Nenhuma instituição de ensino pode negar a inscrição de pessoa com deficiência em razão de sua condição.

Inclusão escolar: quais são os direitos?

Ensino Básico é o caminho para melhorar a empregabilidade

A escola de Ensino Básico é o espaço privilegiado no qual crianças e jovens conseguem desenvolver habilidades e competências fundamentais para suas vidas.

Ensino Básico é o caminho para melhorar a empregabilidade

Educação Enlatada

No supermercado, ele não custa mais que R$10, dependendo do modelo escolhido.


Poder transformador da educação financeira no currículo escolar

A inclusão da economia financeira como matéria escolar é de suma importância para a formação dos estudantes.

Poder transformador da educação financeira no currículo escolar

Novo podcast mergulha na mundo da educação conectada

Com 10 episódios em sua primeira temporada, o Pod Aprender Conectado entrevistou especialistas das mais diversas áreas.

Novo podcast mergulha na mundo da educação conectada

O falso dilema da violência nas escolas

O Brasil tem assistido repetidamente a ações violentas em escolas, como a que ocorreu recentemente em Poços de Caldas-MG.

O falso dilema da violência nas escolas

Dicas para incentivar uma vida digital mais positiva para as crianças

Especialista em educação e tecnologia aponta ideias para famílias e educadores melhorarem o tempo gasto pelos pequenos no mundo online.

Dicas para incentivar uma vida digital mais positiva para as crianças

Enem: dicas para ir bem na prova

Como nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro.

Enem: dicas para ir bem na prova

Aqui, vários cursos livres e gratuitos em diversas áreas

Com carga horária entre 30 e 80 horas e 100% online.


LEGO e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica

Inscrições gratuitas abertas até 10 de novembro para Associações de Pais e Mestres (APM) em todo o Brasil.

LEGO e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica